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Saiba por que é importante confirmar seu voo com antecedência

Algumas dicas podem facilitar a sua vida na hora de embarcar - Getty Images
Algumas dicas podem facilitar a sua vida na hora de embarcar Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/08/2016 19h13

Você está prestes a realizar a viagem dos seus sonhos e chega todo feliz no aeroporto. Mala prestes a ser despachada, criançada devidamente preparada, mas... você não fez o check-in antecipado e descobre que seu voo deu overbooking e que não tem lugar para mais ninguém lá dentro.

Pode até parecer preciosismo, mas saiba que quando existem poucos - ou muitos - passageiros em um determinado voo, as empresam tendem a reajustar horários, para acomodar clientes nas aeronaves. Fora a possibilidade de ser realocado para voos de outras companhias, em caso de necessidade. 

Ao chegar ao aeroporto sem ter ciência disso, você certamente terá dificuldade de encontrar sua reserva e pode até acabar perdendo a viagem. Daí a importância de se precaver.

Atrasos ou cancelamentos de voos, por exemplo, deveriam ser comunicados pelas companhias aos passageiros via e-mail ou telefone. Contudo, na prática, clientes costumam ser pegos de surpresa, já no balcão de embarque. "Excesso de tráfego aéreo ou questões de segurança causam esses contratempos. Condições climáticas ruins em um aeroporto próximo também ocasionam atrasos ou até mesmo mudanças de rota", explica Manu Pontual, da Plot Consultoria de Viagem.

A confirmação pode ser feita pelo site ou pelo telefone da empresa responsável pelo voo, sem grandes complicações. "Se a passagem foi comprada com antecedência, melhor checar pelo menos um mês antes, depois na semana do embarque e na véspera, para ter certeza de que está tudo certo com o horário, trajeto e a companhia que vai operar o voo", indica a consultora. Na sequência, o UOL dá outras dicas para facilitar o processo.

Use a web

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Imagem: iStock

Fazer o check-in pela internet, horas antes de embarcar, também é uma medida eficiente para evitar aborrecimentos e ganhar tempo no aeroporto, evitando filas. “Além disso, você garante sua poltrona em casos de overbooking e, se houver algum problema com a reserva, ainda tem tempo de buscar a solução”, diz a consultora de turismo Marta Poggi e Borges.

Alguns aplicativos também informam as condições dos voos, entre eles o app oficial da Infraero,  Outra opção é o Check My Trip

De olho na lei

Justiça, juiz, martelo, direito - Shutterstock - Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Em caso de voos alterados de última hora em território nacional, sem aviso prévio, é bom que o passageiro saiba quais são os seus direitos para evitar, além dos aborrecimentos ocasionados pela mudança de planos, os prejuízos financeiros. Veja abaixo:

Atrasos de 1 a 2 horas: o passageiro tem direito a assistência de comunicação, para usar a internet ou fazer telefonemas, tomando as providências necessárias para reprogramar seu itinerário.

Atrasos de 2 a 4 horas: além de fazer as ligações e contatos via internet por conta da companhia aérea, o cliente pode exigir lanches e bebidas ou um valor correspondente para prover sua alimentação no período.

Atrasos de mais de 4 horas: o passageiro deve receber assistência de comunicação, lanches e bebidas, além de acomodação e transporte ao hotel designado para o pernoite. Caso ainda esteja na cidade onde mora, a empresa pode oferecer apenas o transporte de retorno para casa. A remarcação de voo deve ser feita sem custo adicional e é direito do cliente embarcar no próximo avião disponível para o mesmo destino.

Atrasos ou alterações no aeroporto de escala ou conexão: o passageiro deve receber o reembolso integral da passagem e ainda retornar ao aeroporto de origem, sem nenhum custo. “A empresa deverá oferecer toda a assistência material necessária, que envolve comunicação, alimentação e acomodação”, esclarece Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste Associação de Consumidores.

Deu ruim? Denuncie!

Homem falando ao telefone com medo - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Conhecendo as obrigações da companhia, fica mais fácil resolver problemas assim que eles surgem, pois nem sempre é possível contar com a empatia dos atendentes no balcão de embarque.

"Se mesmo assim receber uma negativa da empresa, contate a ANAC, por meio do site ou no telefone 163, que está disponível 24 horas, com atendimento em português, inglês e espanhol", orienta Manu Pontual.

Guarde as provas

UOL Mail - Manutenção III - UOL - UOL
Imagem: UOL

Em último caso, você pode assumir os prejuízos ocasionados por mudanças nos voos e, posteriormente, buscar o amparo legal para o ressarcimento das despesas.

Porém, é essencial juntar todos os documentos que comprovem a falta de habilidade da companhia na resolução do impasse: e-mails, fotos, passagens e tudo o que possa comprovar o problema vale na hora de tentar ser ressarcido pelos prejuízos.