Topo

Você encara? Restaurante da Indonésia usa latrinas como pratos

Do UOL, em São Paulo

26/07/2016 05h04


A Ásia é conhecida por sua culinária saborosa e diversificada. Mas que tal provar algumas das receitas da região a partir de uma latrina?

Um restaurante da cidade de Semarang, na ilha indonésia de Java, está oferecendo esta experiência para seus clientes. 

No local, batizado de Jamban Cafe, as pessoas podem se sentar em um agradável terraço e escolher a comida em um menu que inclui diversos pratos da Indonésia, como o "bakso", uma espécie de almôndega servida junto com uma sopa.

O pedido, então, chega dentro de um tipo de latrina muito usado na Ásia, sobre o qual pessoas ficam de cócoras para fazer suas necessidades.

O vaso sanitário, logicamente, está limpo e, pelo menos na teoria, jamais foi usado para receber dejetos de terceiros.

É também possível pedir sucos dentro da privada. E mais do que sensação de nojo, os clientes parecem se divertir no restaurante.

E o estabelecimento tem um propósito social. Em entrevista ao jornal inglês "Daily Mail", o dono do lugar, o indonésio Budi Laksono, afirma que o Jamban Cafe busca chamar a atenção para a falta de saneamento básico que aflige as áreas mais pobres da Indonésia.

"Uma de nossas intenções é levantar a discussão para o fato de que muitas pessoas não têm banheiros em suas casas", diz ele.