Topo

Fumaça a bordo: cheiro de maconha interrompe voo entre Inglaterra e Grécia

O incidente ocorreu em um avião da companhia British Airways - Andy Rain/EFE
O incidente ocorreu em um avião da companhia British Airways Imagem: Andy Rain/EFE

Do UOL, em São Paulo

25/07/2016 10h20

Há anos que não se pode fumar dentro de aviões. E, se o cigarro for de uma erva proibida, pior ainda. 

Um voo recentemente realizado pela companhia aérea British Airways entre a Inglaterra e a Grécia teve que ser interrompido porque, 90 minutos após a decolagem, um cheiro de maconha tomou conta dos corredores da aeronave. 

Diversos passageiros teriam se incomodado com o odor e o piloto resolveu dar meia-volta e retornar para o aeroporto de Gatwick, onde a jornada havia começado.

Ainda no ar, os comissários buscaram a fonte do cheiro da maconha, mas não encontraram nada.

Ao pousar em Gatwick, a aeronave ainda foi inspecionada por uma equipe de bombeiros, que não acharam indícios de elementos que pudessem colocar o voo em risco. Nenhum passageiro foi apontado como culpado pelo incidente. O jato da British Airways, então, voltou a decolar. 

Toda a confusão fez com que o avião chegasse a seu destino final (a cidade de Heraklion, na ilha grega de Creta) com seis horas de atraso. 

O galês Stuart Barnes, de 40 anos, era um dos 174 passageiros a bordo. Ele disse ao jornal "The Sun" que o odor de maconha a bordo era "inconfundível". "Eu já estive em Amsterdã e sei como é esse cheiro", contou ele.

Em um comunicado à imprensa, a British Airways afirmou que o piloto decidiu voltar ao aeroporto inglês "como precaução após um forte cheiro identificado ser sentido na cabine".