Topo

Com colarinho ou sem? Companhia aérea coloca torre de chope dentro de voo

KLM pretende servir a bebida em alguns de seus voos - Reprodução/KLM Airlines
KLM pretende servir a bebida em alguns de seus voos Imagem: Reprodução/KLM Airlines

Do UOL, em São Paulo

08/07/2016 13h39

Os passageiros adeptos a um um bom chopinho já podem celebrar. Isso porque a KLM Royal Dutch Airlines está se preparando para ser a primeira companhia aérea a servir a bebida direto da torneira durante um voo.

Para tanto, a empresa passou anos tentando desenvolver um barril que conseguisse produzir o chope perfeito, mesmo em altas altitudes. O protótipo da máquina acabou sendo desenvolvido em parceria com a cervejaria holandesa Heineken.

A transportadora tinha a esperança de lançar o serviço já no início deste mês, mas precisou adiar a estreia até garantir os certificados de segurança necessários por parte das autoridades de aviação civil.

Uma vez que for dada a luz verde, os passageiros da empresa poderão tomar uma gelada dentro da própria aeronave, especialmente nos voos pela Europa."Estamos sempre à procura de produtos típicos holandeses que nos diferenciem de outras empresas", disse Miriam Kartman, vice-presidente da KLM, ao site da FoxNews.

Cerveja, chopp, chope - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Tarefa complicada
Edwin Griffioen, um funcionário da Heineken que ajudou a projetar o produto, disse que não foi uma tarefa fácil superar os desafios do fornecimento da bebida sob as condições de uma cabine. Um exemplo foi descobrir o que fazer com os cartuchos de CO2, que normalmente são utilizados em instalações do tipo, mas que não podem entrar em aviões.

"Além disso, a pressão do ar é muito menor dentro de um avião do que no nível do mar. Com isso, uma torneira de cerveja tradicional não funcionaria, passando apenas a dispensar uma enorme quantidade de espuma", explicou.

Segundo o especialista, existem distribuidores que trabalham com pressão de ar, mas  que eram grandes demais para caber dentro de um avião. "No final, tivemos de deixar algumas peças de fora, como o arrefecimento, para fazer tudo se encaixar."

Contudo, não se preocupe: o sabor da cerveja não foi alterada pelo processo inovador, garante a Heineken. A ideia é que quatro barris da bebida sejam carregados em cada voo, depois de terem sido entregues frios no aeroporto de Amsterdã.

Griffioen disse ainda que o carrinho de bebidas foi redesenhado para se parecer com "uma garrafa térmica gigante", o que irá manter o chope na temperatura certa para o serviço.

"Conseguimos definir o diâmetro da torneira e a pressão do ar exatamente na combinação certa, o que proporciona a 36 mil pés de altura exatamente a mesma cerveja como você tomaria se estivesse em terra." De acordo com a KLM, a ideia é introduzir o barril de chope a partir do mês de agosto apenas em voos selecionados.