Topo

Aeroportos nos EUA têm pôneis e palhaços para acalmar passageiros irados

Pôneis são usados para entreter passageiros - Reprodução/Twitter/CVG
Pôneis são usados para entreter passageiros Imagem: Reprodução/Twitter/CVG

Do UOL, em São Paulo

18/05/2016 13h07

Tentando aliviar o clima de "espera eterna" que os passageiros estão enfrentando nos aeroportos dos Estados Unidos, alguns deles decidiram recrutar pôneis e palhaços para ajudar a acalmar os ânimos.

Tudo porque, de acordo com informações do The Telegraph, muitos dos viajantes chegam a perder o voo por conta de problemas com a Transportation Security Administration (TSA) (Administração de Segurança de Transporte, em tradução livre), que não consegue fazer os procedimentos de segurança de forma suficientemente rápida.

O Aeroporto Internacional de San Diego, por exemplo, recrutou o Fern Street Circus para entreter os viajantes que aguardam a sua vez. Apesar das tentativas, muitos deles estão manifestando suas frustações no Twitter, por meio da hashtag #iHateTheWait (Eu odeio a espera, em tradução livre).

Unicórnios
Outro aeroporto que decidiu contratar entretenimento foi o de Cincinnati, que trouxe cavalos em miniatura para ajudar os passageiros a conter o estresse. Os chamados "unicórnios de terapia" foram fornecidos pela Seven Oaks Miniature, programa de terapia com cavalos localizada nas proximidades de Ohio. 

Ao contrário dos animais "normais", que quando estão trabalhando não devem ser tocados, esses podem ser acariciados e abraçados pelos visitantes. Outros aeroportos têm lançado mão de música ao vivo e distribuição de pirulitos para aliviar o clima.

No entanto, será preciso muito mais do que isso para aplacar a ira da companhia American Airlines, que alega que, em uma semana, 6.800 de seus passageiros perderam seus voos devido aos atrasos.

A TSA, por sua vez, credita seu fraco desempenho ao aumento do tráfego nos aeroportos e cortes no orçamento, mas os críticos afirmam que a agência é ineficiente e deve ser substituída por uma empresa privada.

Taxas extras
Já os passageiros estão culpando as companhias aéreas pela imposição de taxas sobre a bagagem despachada, o que teria estimulado os viajantes a transportarem mais bagagens de mão, aumentando as filas.

A TSA se comprometeu a adicionar 800 novos funcionários de segurança até junho para aliviar as filas, mas passageiros que viajam para os EUA durante estes meses ainda devem se preparar para longas esperas. E para dar muitos abraços nos pôneis.