Topo

De floresta torta a caverna de cristais: 15 paraísos naturais pelo mundo

Do UOL, em São Paulo

17/02/2016 21h29

Volta e meia surgem relatos sobre lugares cuja beleza natural é tão absurda que dá até pra desconfiar que eles existam - ainda mais para quem está habituado ao cenário urbano. Para inspirar viagens, reunimos a seguir fotos e informações sobre alguns destes destinos pouco conhecidos que impressionam.

De imensos cânions esculpidos por chuvas no deserto norte-americano a uma caverna mexicana com cristais gigantes, passando por piscinas naturais turcas que parecem brotar na neve, o UOL selecionou a seguir 15 lugares incríveis pelo mundo. 

15 paraísos naturais - Piscinas de Pamukkale, na Turquia  - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Piscinas de Pamukkale, na Turquia
Parece neve, mas é mármore. Localizado em uma montanha turca cuja formação lembra um castelo de algodão, este conjunto de piscinas termais fica próximo a Denizli, sudoeste do país euro-asiático, e tem essa formação branquinha que lembra neve por conta dos locais térmicos abaixo do monte, que provocam o derrame de carbonato de cálcio, solidificando como mármore travertino. O viajante pode entrar nestas águas pagando uma taxa.

LEIA MAIS 

15 paraísos naturais - Cânion Antelope, nos EUA  - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Cânion Antelope, nos EUA
Localizado no território dos índios Navajo, o Cânion Antelope tem formações rochosas que parecem ondas petrificadas no meio do deserto do Arizona. Os moldes se deram a partir da erosão dos enormes blocos de arenito, causada principalmente por enchentes que ocorrem nesta área do sudoeste dos EUA. O roteiro pela região costuma partir de Page, no norte do Estado.

LEIA MAIS 

15 paraísos naturais - Floresta torta da Polônia  - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Floresta torta da Polônia
Trata-se de uma floresta de 400 árvores plantadas na década de 30 na Pomerânia Ocidental cuja base é torta, formação que é um mistério até os dias atuais. O local fica nos arredores do vilarejo polonês de Nowe Czarnowo, a cerca de 500 km da capital Varsóvia.

15 paraísos naturais - Grande Buraco Azul, Belize  - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Grande Buraco Azul, Belize
Em meio ao mar turquesa caribenho, esteburaco azul escuro esconde uma caverna coberta pelo mar. Com mais de 300m de diâmetro e 125m de profundidade, ele é tido como Patrimônio Mundial pela Unesco. Há roteiros de mergulho e prática de snorkel neste paraíso natural localizado na Reserva de Barreiras de Recifes de Belize.

LEIA MAIS 

15 paraísos naturais - Caverna dos Cristais, no México  - Reprodução/www.naica.com.mx - Reprodução/www.naica.com.mx
Imagem: Reprodução/www.naica.com.mx

Caverna dos Cristais, no México
Trata-se de uma caverna localizada na Mina de Naica, no deserto de Chihuahua, norte do México, conhecida pela presença dos maiores cristais selenita já encontrados, medindo até 12m. Visitar este local ainda não é possível: por conta da alta temperatura (na casa dos 45ºC), a caverna só é aberta a pesquisadores e profissionais. Para quem quiser ver os supercristais ao vivo, uma opção é encontrá-los em galerias: os museus de história natural de Nova York e de Londres, além do Smithsonian, de Washington, e o de geologia da Cidade do México tem alguns em seu acervo.

15 paraísos naturais - Ilha do Feiticeiro, nos EUA   - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Ilha do Feiticeiro, nos EUA  
Localizada no Parque Nacional de Crater Lake, no Oregon, em meio ao lago mais profundo dos Estados Unidos, esta ilha tem formação vulcânica, parecendo um cone. Suas origens remontam a mais de seis mil anos atrás. Por ali, vivia a tribo indígena Klamath, que usava os arredores para rituais espirituais. É possível chegar até o local por barco a partir da costa de Crater Lake.

15 paraísos naturais - Montanhas ‘arco-íris’ na China  - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Montanhas ‘arco-íris’ na China
Estas montanhas do Parque Zhangye Danxia, na província de Gansu, noroeste chinês, ficaram famosas por seu efeito arco-íris. O colorido natural é produzido pela presença de formações de arenito e outros depósitos minerais que foram se acumulando por mais de 24 milhões de anos ali. O movimento da crosta terrestre e ações como o vento e a chuva foram traçando nestas montanhas camadas de diferentes cores que, hoje, atraem muitos turistas ao local.

LEIA MAIS 

15 paraísos naturais - Cavernas de Gelo de Mendenhall, nos EUA  - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Cavernas de Gelo de Mendenhall, nos EUA
Localizado a 20km da cidade de Juneau, capital do Alasca, o parque Mendenhall Glacier Recreational Area abriga cavernas de gelo que, nos últimos anos, têm atraído gente de todo o mundo por sua beleza: o azul intenso, o teto de formações únicas e o solo cortado por diversos cursos d'água.

Apesar de incríveis, é importante saber que as cavernas existem porque a geleira do Mendenhall, que se estende por quase 20km, está derretendo. Por isso, riscos de colapso da estrutura existem - em julho de 2014, um dos setores desabou, o que fez com que as visitas ao local fossem, à época, desaconselhadas.

15 paraísos naturais - Lago Rosa, ou Lake Retba, no Senegal  - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Lago Rosa, ou Lake Retba, no Senegal
A coloração deste lago com altos níveis de sal na África Ocidental é explicada pela presença de uma microalga que produz um pigmento vermelho, fazendo com que a água fique nesta tonalidade - ora bem rosa, outras vezes um pouco mais puxada para o vermelho ou marrom. A atração natural fica a menos de uma hora de carro de Dacar, capital do país. Outro lago rosa pelo mundo é o Hillier, na Austrália.

15 paraísos naturais - Lagos Plitvice, na Croácia  - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Lagos Plitvice, na Croácia
Destino bem procurado na Croácia, este parque nacional (o maior do país) abriga bosques e 16 lagos conectados por cascatas. Desde 1979 é considerado Patrimônio da Humanidade. O local fica na fronteira com a Bósnia eHerzegovina e recebe mais de um milhão de visitantes anualmente.

LEIA MAIS 

15 paraísos naturais - Montanhas Tianzi, na China  - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Montanhas Tianzi, na China
Localizadas na província de Hunan, estas rochas formam altíssimos pilares naturais e ficaram famosas ao serem retratadas no filme “Avatar”. Antes disso, porém, elas já eram reconhecidas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, título concedido em 1992.

15 paraísos naturais - Salar de Uyuni, Bolívia  - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Salar de Uyuni, Bolívia
Talvez o mais popular desta lista, o destino no sudoeste boliviano, parte dos departamentos de Potosí e Oruro, é resultado do que sobrou do Minchin, gigantesco lago pré-histórico que teve suas águas salgadas evaporadas há milhares de anos. O efeito de ilusão de ótica desta que é a maior planície de sal do mundo, refletindo tudo o que se encontra acima dela, é mais potente de dezembro a março, quando as chuvas formam uma capa fina de água sobre o salar.

LEIA MAIS 

15 paraísos naturais - Caverna Hang Son Doong, Vietnã  - Carsten Peter/ National Geographic Stock/Caters - Carsten Peter/ National Geographic Stock/Caters
Imagem: Carsten Peter/ National Geographic Stock/Caters

Caverna Hang Son Doong, Vietnã
Trata-se da maior caverna do mundo, com 6,5 km de extensão e 150m de altura, localizada no Parque Phong Nha-Ke Bang, a 500km da capital do país, Hanói. Sua formação ocorreu 2,5 milhões de anos atrás, causada pela erosão das águas do rio Rao Thuong no calcário abaixo das montanhas Annamite. Sua descoberta, no entanto, é recente. Relatos dão conta de que apenas na década de 1990 um morador a encontrou. Em 2009, ela foi “redescoberta” por britânicos. Desde 2013, o local está aberto ao público.

LEIA MAIS 

15 paraísos naturais - Rio Rinatuan, nas Filipinas  - Wikicommons - Wikicommons
Imagem: Wikicommons

Rio Rinatuan, nas Filipinas
Conhecido como Rio Encantado, ele fica na Ilha de Mindanao e brota de uma nascente subterrânea, desaguando no Pacífico. Umas das atrações turísticas mais populares do país asiático, este rio de águas salgadas é envolto em uma série de lendas. Uma delas diz que o local recebe este nome por conta dos espíritos que mergulhavam ali. Outra, que foram fadas que deram o verde-jade e o azul-safira impressionantes de suas águas. Uma terceira diz ainda que seres sobrenaturais protegem o rio.

LEIA MAIS 

15 paraísos naturais - Monte Roraima  - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Monte Roraima
Um dos monumentos naturais mais impressionantes da América do Sul, o monte Roraima - que foi cenário para a novela "Império" - tem uma estrutura de dois bilhões de anos e mede 2.739m de altura. Aproximadamente 80% do monte fica na Venezuela (foto acima), 15% fica na Guiana e apenas 5% no Brasil. Agências de Boa Vista organizam roteiros até lá.

LEIA MAIS