Topo

Odeia carregar sua bagagem? Empresa de Israel projeta mala que segue o dono

Do UOL, em São Paulo

11/01/2016 11h11

Puxar as bagagens pra lá e pra cá é uma das partes mais chatas de qualquer viagem. Mas esse incômodo pode estar com os dias contados: uma empresa israelense chamada NUA Robotics acaba de apresentar uma mala que promete seguir seu dono por aeroportos, ruas e hotéis de boa parte do mundo.

Isso mesmo: o viajante caminha e a bagagem, equipada com rodinhas, vem sozinha atrás dele, como um cãozinho de estimação.

Tal "milagre" acontece porque a mala pode ser conectada com o celular do seu proprietário, além de trazer uma câmera que a faz desviar de obstáculos no caminho. Com esses dispositivos, a invenção é capaz de seguir seu dono em superfícies planas (uma cidade com calçadas muito esburacadas provavelmente não será amigável com o projeto da NUA). 

Ainda em fase de testes, a invenção já apareceu em um vídeo promocional - Divulgação/NUA Robotics - Divulgação/NUA Robotics
Ainda em fase de testes, a invenção já apareceu em um vídeo promocional
Imagem: Divulgação/NUA Robotics

E a mala também traz um alarme que, segundo seus inventores, irá disparar caso algum ladrão a pegue no meio da rua e saia correndo. 

Em entrevista ao site Mashable, o presidente a NUA Robotics, Alex Libman, disse que a invenção ainda está em fase de testes, mas pode começar a ser vendida em um ano. A empresa está buscando definir, por exemplo, a velocidade máxima que a bagagem pode atingir. "Por razões de segurança, ainda temos que estudar o quão rápido ela pode ir", afirmou Libman ao Mashable.  

Acima, veja um rápido vídeo do produto em ação.  

A mala da NUA Robotics pode começar a ser vendida no ano que vem - Divulgação/NUA Robotics - Divulgação/NUA Robotics
A mala da NUA Robotics pode começar a ser vendida no ano que vem
Imagem: Divulgação/NUA Robotics