Topo

Pé na estrada! Veja destinos de viagem que prometem ser tendência em 2016

Está na hora de descobrir um bom lugar para você conhecer este ano - Getty Images
Está na hora de descobrir um bom lugar para você conhecer este ano Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/01/2016 08h00

Os brasileiros parecem animados em conhecer mais o país neste ano. De acordo com o site Skyscanner, que analisou milhões de buscas domésticas e internacionais dos últimos quatro anos para apontar os 12 destinos que serão tendência em 2016, ocorreu um crescimento significativo no interesse por roteiros nacionais.

A partir da análise das buscas entre 2011 e 2015, foi possível perceber que o litoral de Santa Catarina e o Sul da Bahia se destacam como lugares desejados para o próximo ano, com crescimento de 44% e 24% respectivamente. Cuba, Malta e República Dominicana destacam-se quando se fala sobre os destinos internacionais.

Na sequência, confira a lista completa dos locais que estão em alta para 2016, em ordem crescente:

Litoral de Santa Catarina
Florianópolis (foto) e Balneário Camburiú aparecem em 1º e 2º lugar. Destino de verão, a capital do Estado oferece belas praias, paisagens rurais, ecoturismo de dia e baladas à noite, além de surfe e esportes radicais. Já Balneário Camboriú, localizada 85km ao norte de Floripa, se impõe pela beleza de suas praias, urbanas ou escondidas, e pela eficiência de serviços como hospedagem e transportes. Também possui uma vida noturna de diversidade crescente, tendo grande destaque tanto para brasileiros quanto para estrangeiros (sobretudo argentinos e chilenos).

Sul da Bahia
Quando aportou por ali, há mais de 500 anos, Pedro Álvares Cabral jamais imaginou que aquele pedaço de terra rodeado de rios, manguezais e do próprio mar seria um dos destinos mais visitados do Brasil. As praias virgens daquela época são hoje bastante agitadas e também disputadas pelos turistas nacionais e estrangeiros, que visitam a zona turística baiana denominada Costa do Descobrimento.

Rio de Janeiro
Quando o assunto é turismo na cidade maravilhosa, a feliz combinação entre serra e mar criou cenários deslumbrantes. Do alto de suas pedras monumentais e picos, o Rio mostra suas cores. Conhecer o Cristo Redentor de perto, ver a vista do Pão de Açúcar e da Pedra da Gávea, estão entre as atrações mais famosas entre os turistas, que também não podem perder as lindas praias e a simpatia dos cariocas.

República Dominicana
Um dos destinos mais em conta do Caribe, possui lindas praias, calor durante todo o ano e agitada vida noturna. Em meio a recifes de corais, as águas são calmas e perfeitas para explorar a vida marinha com snorkel. Para quem curte conhecer de perto o assunto, entre dezembro e abril acontece o show das baleias jubarte, que vem do Atlântico Norte até ali para o nascimento de seus filhotes.

Polônia
Muitas cidades europeias sofreram com as conflagrações e misérias causadas por Adolf Hitler, mas nenhuma mais que do que Varsóvia. Determinados a retirar sua capital do domínio da morte, os poloneses fizeram sua reconstrução tijolo por tijolo. Usando desde pinturas a óleo a cartões postais como modelo, arquitetos e engenheiros reconstruíram meticulosamente a Praça do Mercado medieval da Cidade Velha e a adjacente Cidade Nova do século 15, tudo do zero.

Nova Zelândia
Este país insular no sudoeste do Oceano Pacífico é formado por duas massas de terra principais (Ilha do Norte e Ilha do Sul) e por inúmeras ilhas menores, cheias de belas paisagens. Devido ao seu isolamento geográfico, está situado a cerca de 2 mil km a sudeste da Austrália, o país desenvolveu uma fauna distinta dominada por pássaros, alguns dos quais foram extintos após a chegada dos seres humanos e dos mamíferos introduzidos por eles.

A cidade fortificada de Mdina, capital da ilha de Malta até o ano de 1530, foi escolhida para criar Porto Real [capital e maior cidade dos Sete Reinos, localizada na costa leste de Westeros] durante a primeira temporada de "Game of Thrones", o que chamou a atenção dos turistas para o destino. A adaptação pode ser percebida principalmente no portão da cidade, que também faz o papel de entrada de Porto Real.
 
 
O arquipélago é considerado pela Unesco um Patrimônio Mundial Natural desde 2001. São 21 ilhas e ilhotas somando ao todo 26 km² de terras cravadas no meio do oceano Atlântico, distantes 545km de Recife (Pernambuco) e 360km de Natal (Rio Grande do Norte). Se hoje Noronha é um polo turístico, historicamente sua função foi outra. Entre 1737 e 1942, um presídio chegou a funcionar na ilha recebendo muitos presos políticos por conta do isolamento.
 
Após o fim do embargo econômico dos Estados Unidos, Cuba voltou ao cenário internacional em 2015. Sob o clima quente e fresco caribenho, que se estende pelo ano inteiro, aproveite para visitar os museus da capital Havana, que apesar de possuírem infraestrutura mediana e, muitas vezes, uma visão para lá de nacionalista, são uma ótima oportunidade de desvendar alguns pontos da história da ilha. Depois, percorra a Plaza de Armas, onde, além de poder folhear e comprar livros usados, uma conversa com o vendedor pode render muitas informações sobre a cultura local e a situação política atual do país.
 
Chile
Atrações são o que não faltam no país. Santiago é um exemplo de como uma grande capital não é necessariamente caótica e cinza. A cidade foi construída quase toda em áreas planas – o que faz bastante diferença – e preservou dois grandes morros que ficam encravados em meio às construções. Já Viña del Mar e Valparaíso são alguns dos principais destinos dos veranistas no litoral. O Deserto do Atacama também é um dos roteiros imperdíveis.

Bonito (MS)
Rios de águas límpidas repletos de peixes multicoloridos, enormes cachoeiras, grutas, paredões rochosos e mata atlântica são apenas alguns dos encantos da cidade. Localizada na região da Serra da Bodoquena, a menos de três horas de Campo Grande, o pequeno município sul-mato-grossense oferece inúmeras opções de esportes radicais aos seus visitantes. Por isso, prepare-se: por lá só não vale ficar parado.

Bancoc (Tailândia)
A cidade, que mistura tradição e modernidade, oferece vida noturna intensa, templos budistas e palácios majestosos, mercados flutuantes, artesanato rico, prédios "high-tech", shows eróticos, massagens e spas de beleza de primeira linha. Localizada na região central do país, a capital da Tailândia é passagem para Phuket e Ko Phi Phi - belas ilhas de areia branca e água cristalina do sul asiático.