Topo

Lei islâmica dita os serviços de nova companhia aérea da Malásia

As aeromoças da Rayani Air terão que cobrir o cabelo - Divulgação/Rayani Air
As aeromoças da Rayani Air terão que cobrir o cabelo Imagem: Divulgação/Rayani Air

Do UOL, em São Paulo

24/12/2015 12h20

Sabe aquele vinhozinho que você gosta de tomar dentro do avião enquanto vê um filme ou lê um livro? Esqueça isso se seu próximo voo for com a Rayani Air, uma recém-inaugurada companhia aérea malaia cujos serviços seguem, de maneira estrita, a sharia (a lei islâmica).

Durante as viagens da Rayani Air estão proibidas bebidas alcoólicas. Os pratos servidos a bordo, por sua vez, não trazem carne de porco ou outros produtos derivados do animal. 

Antes dos voos, a tripulação realiza as orações muçulmanas. E as aeromoças trabalham com os cabelos cobertos com véu. 

Porém, o diretor da empresa, Jaafar Zamhari, disse ao jornal malaio "The Star" que comissárias que seguem outras religiões não serão obrigadas a cobrir a cabeça, mas "terão que se vestir decentemente". 

Viajantes de todas as religiões (e também os sem religião) poderão voar com a Rayani Air e não haverá restrições de vestimentas para os passageiros. É sempre aconselhável, porém, que os turistas não vistam roupas muitas curtas em lugares conservadores na Malásia (como será o interior dos aviões da Rayani Air). 

Inaugurada nesta semana, a Rayani Air irá realizar por enquanto apenas jornadas dentro da Malásia, ligando a capital Kuala Lumpur a locais como o arquipélago de Langkawi, que abriga lindas praias banhadas pelo mar de Andamão. Há planos, entretanto, para a empresa voar para a Arábia Saudita, país que abriga Meca e Medina, os dois sítios mais sagrados para o islã no mundo. 

A Malásia é um país onde 61% de seus cerca de 30 milhões de habitantes se declaram muçulmanos.