Topo

Após prender estrangeiras peladas, Camboja faz vídeo para educar turista

Do UOL, em São Paulo

11/12/2015 10h08

O governo do Camboja acaba de divulgar um vídeo educativo para os turistas que pretendem visitar os sagrados templos do país asiático. 

O filme foi lançado após um ano recheado de polêmicas envolvendo viajantes estrangeiros no território cambojano: em fevereiro, duas turistas americanas foram presas após tirarem fotos sem as calças dentro do complexo arqueológico de Angkor Wat, o principal cartão-postal do país.

Um mês antes, em janeiro, uma chinesa foi pega fazendo topless dentro dessas mesmas ruínas. E, logo depois, três franceses também ficaram nus para uma sessão de fotos ilegal no complexo de Banteay Kdei (e foram deportados do país em seguida). 

O vídeo divulgado pelo governo cambojano e pela Apsara Authority, a entidade que cuida dos templos históricos do país, mostra um rei khmer (a etnia que construiu a maioria dos templos do Camboja) passeando sobre um elefante, e escoltado por soldados, na área de Angkor Wat.

O monarca, entretanto, fica chocado com o comportamento dos turistas que frequentam a área nos dias atuais: ele se mostra espantado com estrangeiros deixando lixo no chão, tocando os preciosos baixos relevos do templo, fumando, tirando selfies com monges budistas e usando roupas diminutas (Angkor Wat é um local sagrado para os cambojanos).

Ao final, o diretor da Apsara Authority, Sok Sangvar, avisa: "é preciso seguir regras que evitem um impacto negativo em nosso templos, em nosso meio ambiente e em nossa cultura".

Erguido nas profundezas do Camboja, o complexo de Angkor Wat representa o ápice do Império Khmer, uma civilização que, entre os séculos 9 e 15 d.C., dominou grande parte do Sudeste Asiático.  

A arquitetura de Angkor Wat é inspirada no lendário Monte Meru, a montanha cósmica que, segundo os textos hindus, é o eixo do universo. As cinco torres que definem seu perfil, com a edificação central quase a tocar o céu, são uma representação poética do monte Meru. O rei Suryavarman II, mandante do projeto, prezava por seu título de "devaraja", que significa deus-rei. Veja o video acima.