Topo

Do Havaí a Berlim, veja os cenários que deram vida à saga "Jogos Vorazes"

Do UOL, em São Paulo

29/11/2015 08h00

“Jogos Vorazes: A Esperança - O Final”, último longa-metragem da saga baseada nos livros homônimos da autora Suzanne Collins, já chegou aos cinemas e deixou muitos fãs morrendo de saudades.

No entanto, ainda dá para se manter conectado com a história da jovem Katniss, vivida por Jennifer Lawrence nas telonas, conhecendo os locais reais que foram usados para as gravações dos filmes. Confira!

Asheville – Carolina do Norte
O primeiro longa-metragem foi todo filmado no estado norte-americano, tendo como base Asheville e as reservas naturais que cercam a cidade. Também funciona como ponto de partida para aqueles que gostariam de conhecer as locações, pois empresas costumam organizar excursões temáticas pelas redondezas. Tanto Jenniffer quanto o restante do elenco ficaram hospedados no Hotel Indigo.

DuPont State Forest – Carolina do Norte
Localizada 160km ao sul de Asheville, ocupa uma área de 4,2 mil hectares nos arredores das montanhas Blue Ridge. Por entre lagos e trilhas, é possível visitar lugares como a cachoeira Triple Falls, que na ficção é onde Katniss encontra Peeta (Josh Hutcherson) camuflado; ou a Bridal Veil Falls, em que a protagonista escapa de um ataque de bolas de fogo. A caverna em que Peeta e Katniss dão o primeiro beijo também fica no parque.

Henry River Mill Village – Carolina do Norte
Um pequeno vilarejo fantasma foi o cenário ideal encontrado pelos produtores da saga para dar vida ao Distrito 12, a terra natal de Katniss, Peeta e Gale (Liam Hemsworth). Localizado no condado de Burke, o antigo vilarejo industrial perdeu seu último habitante em 1987. A fama, contudo, trouxe tantos turistas para a vila que ela acabou fechada pelos proprietários, sendo possível avistar a locação somente a partir da Henry River Road, que fica ao lado da rodovia Interestadual 40. A reabertura de um tour pelo local está previsto para março de 2016.

Charlotte – Carolina do Norte
Panem, a rica capital do mundo fictício de “Jogos Vorazes”, ganhou vida através da cidade de Charlotte. Destaque para o teatro Knight que, com seu visual estranho e futurista, se encaixou perfeitamente como cenário das entrevistas realizadas por Caesar Flickerman (Stanley Tucci) com os tributos (como são chamados os participantes) antes do início da competição.

Pisgah National Forest - Carolina do Norte
No segundo filme da série, “Jogos Vorazes: Em Chamas” (2013), a produção se espalhou pelos EUA, mas boa parte da história seguiu sendo filmada na Carolina do Norte, principalmente nas áreas verdes e isoladas. Um exemplo foi a Floresta Nacional Pisgah, nas Montanhas Apalache, que contribuiu para dar um aspecto sombrio ao Distrito 12 na cena em que Jennifer Lawrence aparece tendo alucinações causadas pelo trauma de ter participado dos combates.

Swan House – Atlanta
A primeira parada da produção fora da Carolina do Norte foi em Atlanta, capital do estado da Georgia. A Swan House, uma elegante mansão em estilo clássico construída no ano de 1928, é uma das principais atrações turísticas da cidade e se transformou na casa do tirânico presidente Coriolanus Snow (Donald Sutherland) no longa-metragem.

Oahu – Havaí
Elenco e equipe de filmagem passaram cinco semanas na paradisíaca ilha de Oahu, no Havaí. Lá, as praias de águas calmas e cristalinas se transformaram no lago de água salgada do Massacre Quaternário. Mas não espere ver este belo cenário na tela, pois os efeitos especiais ajudam esconder a beleza da praia. Fora que, com a intensa ação, fica difícil prestar atenção em outra coisa que não na luta pela sobrevivência de Katniss e Peeta.

Bellwood Quarry – Atlanta
Os arredores da cidade de Atlanta também serviram de locação para a terceira parte da saga, “Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1” (2014). A bela floresta que circunda a mina de Bellwood contribuiu para dar mais emoção a cena em que Katniss canta "The Hanging Tree", música que virou o hino da revolução. No entanto, quem quiser visitar a locação vai ter que esperar, pois ela está fechada, apesar de existir um projeto que pretende transformar o local em um parque.

Noisy-le-Grand – França
Pela primeira vez os produtores superaram os limites geográficos dos EUA, cruzando o oceano rumo à Europa. Nos arredores de Paris, na cidade de Noisy-le-Grand, um edifício pós-modernista chamado Espaces d'Abraxas foi escolhido para representar a sociedade distópica apocalíptica que surge nos últimos filmes.

Berlim – Alemanha
A sisuda arquitetura da capital alemã serviu de cenário para a gravação de alguns conflitos durante o longa-metragem. Uma curiosidade de bastidores: as cenas rodadas no antigo aeroporto de Tempelhof envolviam uma série de bombardeios contra os rebeldes. A coisa foi tão real que os vizinhos ficaram assustados com o barulho, acreditando que o prédio construído durante o regime nazista estava sendo demolido.