Topo

Caminhada, acampamento e luau são atrativos de turismo religioso no Brasil

Vivian Ortiz

Do UOL, em São Paulo

26/11/2015 20h40

Conhecer igrejas e templos históricos, rezar e pagar promessa, ou até mesmo receber o contato de um parente que já morreu. No último ano, de acordo com dados do Ministério do Turismo, as viagens motivadas pela fé mobilizaram 17,7 milhões de brasileiros. Entre os destinos nacionais, Santuário de Aparecida (Aparecida - SP), Canção Nova (Cachoeira Paulista - SP) e Santuário do Divino Pai Eterno (Trindade-GO) estão entre os destinos procurados pelos fiéis.

Matheus Pinheiro dos Santos, funcionário da agência de turismo Fasantur - que é especializada no segmento - conta que, em sua maioria, quem faz este tipo de viagem são adultos e aposentados, que possuem uma renda fixa e se interessam em conhecer alguns dos principais santuários nacionais/internacionais. "Seja para pagar uma promessa, fazer os seus agradecimentos, pedidos, aprofundar-se na Fé ou buscar dias de descanso e lazer, é um público exigente e cada  vez mais informado sobre os lugares de peregrinação", destaca.

Segundo ele, a estrutura necessária para um grupo que viaja com a motivação religiosa é similar a de qualquer tipo de viagem, sendo que a diferença é basicamente adequar a programação para o destino, incluindo missas, cultos ou visitas a casas espíritas no roteiro, por exemplo. "Pode existir também a figura do diretor espiritual, um padre ou pastor que acompanha o grupo e vai conduzindo todos com orações e informações, explicando melhor o significado dos pontos visitados e aprofundando a experiência de todos", explica. O UOL selecionou três exemplos de viagens com cunho religioso.

Exercício de fé

Completar o famoso Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, era um sonho do taxista Reinaldo Zendron, de 64 anos. Isso até ele pesquisar e descobrir que existe uma proposta bastante semelhante aqui mesmo, no Brasil. O chamado Caminho da Fé sugere um roteiro de 497km, que atravessa a Serra da Mantiqueira por estradas vicinais, trilhas, bosques e asfalto. A ideia é proporcionar momentos de reflexão e fé ao peregrino. Em cada pousada que passa a pessoa ganha um carimbo e, no fim, um certificado de conclusão do caminho.

Reinaldo percorreu 320km e chegou em Aparecida após 11 dias de aventura, em 13 de setembro de 2015.  “Eu gostei tanto que já estou pensando em fazer de novo”, conta ele. “O pessoal é muito hospitaleiro, dá apoio e um quer ajudar o outro, tornando tudo muito prazeroso”. Mas não é só querer e partir para a caminhada. O taxista se preparou para a empreitada com a ajuda de um dos filhos, que é personal trainer, e de dicas dos amigos. "Um deles me sugeriu passar vaselina nos pés antes de colocar a meia. Adiantou tanto que não tive nenhuma bolha durante o trajeto", conta ele, orgulhoso.

Acampamento e luau

Além de Aparecida, o Circuito Turístico Religioso do Vale do Paraíba conta com a cidade de Cachoeira Paulista, que recebe cerca de um milhão e duzentas mil pessoas por ano. É lá que fica a comunidade católica Canção Nova, que oferece acampamentos de oração todos os finais de semana, com início na sexta-feira e término no domingo.

"São eventos que trazem uma programação atrativa para quem busca vivenciar o cristianismo intensamente, com missas, palestras, cânticos, orações, shows, luau e workshop sobre diversos temas", explica José de Campos, gerente do Departamento de Infraestrutura da Canção Nova.

Segundo ele, um levantamento interno do Sistema de Inteligência de Marketing, com base no público visitante em 2014, aponta que a maioria é mulher (70%), 46% casados, entre 35 anos ou mais (63%). Dependendo do evento o público pode ser mais jovem, como é o caso dos Acampamentos (eventos) “PHN” (Por Hoje Não vou mais pecar) e “Revolução Jesus”.

Legado famoso

Há 12 anos, o agente de turismo Ailton Ceródio percebeu a demanda e pensou que seria interessante levar adeptos da doutrina espírita, assim como ele, para uma espécie de circuito turístico temático. Tornou-se o responsável por organizar uma caravana anual - a próxima está prevista para maio de 2016 - que visita as cidades mineiras de Uberaba, Araxá e Sacramento.

Os municípios recebem visitantes interessados no legado do médium mineiro Chico Xavier, que nasceu em Pedro Leopoldo, mas foi radicado em Uberaba desde 1959. No entanto, médiuns como Carlos Baccelli e hospitais como o Fogo Selvagem e o Sanatório Espírita também atraem o interesse dos visitantes, sem contar as centenas de Centros Espíritas localizadas na cidade.

"Além dos trabalhos de doação para pessoas carentes, existe o de psicografias (segundo o vocabulário espírita, é a capacidade atribuída a certos médiuns de escrever mensagens ditadas por espíritos), Evangelhos no Lar (espécie de grupo de oração) e passes (transmissão conjunta, ou mista, de fluidos magnéticos por meio das mãos), entre outros. É muito interessante", ressalta Ailton.

Aproveitando ao máximo

Seja qual for o tipo de viagem escolhida, saiba que existem algumas atitudes que ajudam você a curtir o roteiro de forma mais fácil. Confira:

Programe-se com antecedência: Atualmente as formas de parcelamento são bem estendidas, fazendo com que a pessoa consiga viajar com todas as parcelas já quitadas.
 Pegue leve: Nada de levar metade do seu guarda-roupa na viagem. Além disso, é sempre bom optar por roupas mais discretas, sem decotes, muito curtas ou calças com cintura baixa. Dê preferência ao tênis ao invés de sandálias e sapatos de salto alt.o.
Muita água: Beber bastante líquido ajuda a manter o pique durante caminhadas e passeios. Lembre-se também de LEVAR protetor solar, óculos escuros ou até mesmo um bom chapéu ou boné.
Sem ostentação: Deixe as jóias em casa. Também leve os documentos e uma quantia em dinheiro e cartão de crédito (se tiver), especialmente para refeições e lembrancinhas.
Respeito é bom: Especialmente no caso das viagens para locais ligados ao espiritismo, que geralmente são silenciosos, escolha um calçado que não faça tanto barulho ao andar. Também desligue os aparelhos eletrônicos (como celulares) e evite conversas desnecessárias para não atrapalhar o andamento da reunião.