Topo

Parque argentino tem formações rochosas exóticas e cemitério de dinossauros

O Parque Ischigualasto é também conhecido como "Vale da Lua" - Pedro Reyna/Creative Commons
O Parque Ischigualasto é também conhecido como "Vale da Lua" Imagem: Pedro Reyna/Creative Commons

Do UOL, em São Paulo

25/11/2015 07h41

A província de San Juan, no centro-oeste argentino, é um local pouco explorado por turistas estrangeiros. Localizado a mais de 1.000 quilômetros de Buenos Aires, o lugar, porém, possui atrativos que valem a jornada.

Lá está localizado o Parque Nacional Ischigualasto, uma área de mais de 270 mil hectares e uma história de 230 milhões de anos. Seu terreno abriga uma das jazidas fossilíferas mais fascinantes do planeta, onde, desde a década de 1940, cientistas vêm descobrindo carcaças de várias espécies de dinossauros. 

E sobre este solo, os turistas têm a chance de admirar formações rochosas que remetem a paisagens extraterrestres, esculpidas pela ação dos ventos, rios e chuvas no decorrer de milhões de anos (não à toa, o Ischigualasto é também conhecido como "Vale da Lua"). 

As formações mais famosas do parque lembram figuras conhecidas aos olhos humanos, como cogumelos, um submarino e a Esfinge, todas com dezenas de metros de altura. Para vê-las de perto, o turista percorre um roteiro de 40 quilômetros dentro do Ischigualasto, em um percurso que também passa ao lado de paredões de rocha avermelhada com 150 metros de altura.

Este destino argentino é considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco e ainda abriga uma fauna fascinante, com condores, pumas e raposas. Alguns dos fósseis descobertos no local podem ser admirados em um museu que fica na entrada do parque. 

Parque Talampaya

O turista pode (e deve) combinar sua visita ao Ischigualasto com uma incursão ao Parque Nacional Talampaya, a uma hora de distância. Muitos de seus atrativos se parecem aos do vizinho: montanhas coloridas, animais andinos, formações rochosas exuberantes (que também levam noves descritivos, como o Castelo, a Catedral e o Monge - este mais parecido com uma tartaruga ninja). 

No lugar, os fotógrafos irão se encantar com um cânion de 150 metros de altura e 350 de largura, que pode ser percorrido em longas caminhadas. 

A cidade de San Augustín del Valle Fértil, na província de San Juan, é o melhor ponto de partida para incursões ao Ischigualasto e ao Talampaya. Lá, é possível encontrar guias para conduzir a viagem.