Topo

Dilma sanciona lei que isenta vistos de estrangeiros nas Olimpíadas

Olimpíadas de 2016 serão realizadas no Rio de Janeiro - André Durão/UOL
Olimpíadas de 2016 serão realizadas no Rio de Janeiro Imagem: André Durão/UOL

Do UOL, em São Paulo

25/11/2015 16h32

A presidente Dilma Rousseff sancionou o um projeto de lei que isenta estrangeiros da necessidade de visto de turismo para entrada no País por conta das Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Rio de Janeiro.

De acordo com o texto do projeto de lei 149/15, a dispensa unilateral da exigência de visto será válida por 90 dias improrrogáveis e atenderá estrangeiros que entrarem em território nacional até 18 de setembro de 2016. A ação não está condicionada à comprovação de compra do ingresso para o evento.

Segundo estimativas do Ministério do Turismo, a medida vai resultar em um aumento de 20% no número de turistas internacionais esperados no país no período de janeiro até setembro de 2016.

Os cálculos são baseados em estudos da Organização Mundial de Turismo (OMT) e do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), órgão que reúne as principais redes hoteleiras e companhias aéreas do mundo.

As entidades internacionais avaliaram o impacto da facilitação de vistos no aumento dos fluxos de turistas entre países e a geração de empregos nas economias do G-20, grupo que reúne as maiores economias do mundo.