Topo

Ficou sem cartão na viagem? Saiba como lidar com um imprevisto no exterior

Por não prever o pior, muitos turistas ficam perdidos sem o dinheiro de plástico - Getty Images
Por não prever o pior, muitos turistas ficam perdidos sem o dinheiro de plástico Imagem: Getty Images

24/11/2015 19h04

Visitar novos lugares, saborear comidas diferentes e conhecer pessoas de outra nacionalidade é o que todo turista espera de uma viagem para o exterior. Ninguém imagina, porém, ficar sem cartão de crédito no meio do passeio. Os motivos podem ser os mais variados: bloqueio, perda ou furto e caixa eletrônico que engole. Todos esses imprevistos são tão comuns quanto inconvenientes e você precisa estar preparado para lidar.

De acordo com Edson Ortega, diretor executivo de risco da Visa do Brasil, cartões são bloqueados quando a instituição financeira percebe uma movimentação estranha. Por isso, é fundamental, antes de embarcar, comunicar o banco sobre a viagem e informar quanto tempo estará fora.  “A central de prevenção trabalha em cima do comportamento do cliente. Avisar ajuda no serviço de prevenção à fraude”, explica.

Diante de perda, furto ou cartão preso no caixa eletrônico é preciso avisar a central de atendimento do banco imediatamente e pedir o cancelamento. Para isso, será necessário ter em mãos o número do cartão e o vencimento - uma dica é fotografá-lo antes da viagem e guardar a imagem em um local seguro. Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, caso outra pessoa venha a usar o seu cartão, o banco deverá fazer o ressarcimento do prejuízo.

Para não deixar o cliente em apuros, algumas administradoras de cartão de crédito disponibilizam um saque emergencial ou uma segunda via do cartão, mas é preciso consultar o prazo de entrega. “O cartão emergencial pode chegar em 48 ou 72 horas”, afirma Edson Ortega. Só não fique surpreso se tiver de pagar por isso. De acordo com o Procon, a empresa tem direito de realizar a cobrança da segunda via do cartão em casos de perda, roubo ou danificação.

Outra solução para não ficar à míngua no exterior é pedir para alguém do seu país de origem fazer um depósito em uma corretora de câmbio. A moeda da operação é o dólar e há taxas envolvidas, mas o saque costuma ser disponibilizado rapidamente. Para dar certo, procure uma casa de câmbio de fácil acesso nos dois países.

Prevenir ainda é o melhor remédio
Ao viajar para o exterior é essencial sair de casa com formas diversificadas de pagamento. Levar dinheiro em espécie é estratégia para não ficar completamente dependente do cartão. Nesse caso, redobre a atenção e guarde as notas em locais seguros, como em uma pochete especial para dinheiro junto ao corpo (também chamada de porta-dólar) ou no cofre do hotel.

Rodrigo Cury, superintendente executivo do banco Santander, sugere, também, levar mais de um cartão na viagem. A medida de segurança é ainda mais importante para quem viaja sozinho.

Por fim, ao sacar dinheiro no exterior, prefira os caixas eletrônicos dentro de agências bancárias que estejam em horário de expediente. Dessa forma, se o equipamento engolir o cartão, você poderá contar com a ajuda de um funcionário.