Topo

Dono do hotel que inspirou autor de "O Iluminado" planeja abrir museu

O Hotel Stanley é uma construção em estilo georgiano branca - Patrick Andrade/The New York Times
O Hotel Stanley é uma construção em estilo georgiano branca Imagem: Patrick Andrade/The New York Times

Do UOL, em São Paulo

27/10/2015 12h45

O proprietário do Hotel Stanley, que inspirou o escritor Stephen King a escrever a história de "O Iluminado", em 1977, e no qual o filme aterrorizante de Stanley Kubrick, de 1980, foi baseado, planeja abrir um museu temático mostrando os objetos de arquivo utilizados durante as gravações do longa-metragem. 

De acordo com o site da FoxNews, a estimativa é que o projeto tenha o custo de US$ 24 milhões. Para isso, foi solicitado um crédito de US$ 11,5 milhões por meio da Lei Regional de Turismo do Colorado, que retornaria aos cofres públicos através de impostos sobre as vendas do local.
 
Quando concluído, o museu contará com várias áreas de entretenimento, tanto em seu interior quanto exterior. A intenção é que atraia para a região os milhares de fãs dos filmes de terror.
 
Com vista para o Parque Nacional das Montanhas Rochosas, o lugar terá um auditório com 500 lugares; um museu interativo e um centro de descoberta, com exposições rotativas baseado em filmes clássicos ou em séries como "The Walking Dead". Também contará com salas de aula e espaços de oficina, além de áreas de pós-produção e edição para aspirantes a cineastas. 
 
'O Iluminado' (1980), de Stanley Kubrick, é uma das adaptações de Stephen King para o cinema mais populares. Na trama, um escritor desempregado, vivido por Jack Nicholson, passa a trabalhar como caseiro de um hotel isolado, levando junto sua família. Após um tempo vivendo no local, seu comportamento se torna assustador - Divulgação - Divulgação
Na trama, um escritor desempregado, vivido no filme Jack Nicholson (foto), passa a trabalhar como caseiro de um hotel isolado
Imagem: Divulgação
 
Mais conhecido como o hotel mal-assombrado do best seller de Stephen King, o Stanley Hotel tem um histórico rico, que se estende para além de seu passado assustador.
 
"Em 109 anos de idade, a história da Stanley Hotel está apenas começando", disse John Cullen, proprietário do lugar. "O Stanley Film Center é a minha chance de agradar os milhões de fãs de horror ao redor do mundo que têm apoiado Estes Park e o hotel durante tantos anos."
 
No ano de 2013, o hotel lançou um festival anual de cinema de terror. Atualmente, oferece ainda ghost tours regulares durante todo o ano, com eventos especiais na época do Dia das Bruxas.
 
Histórico
Segundo reportagem do New York Times, o Hotel Stanley é uma construção em estilo georgiano branca, que chama a atenção na Rodovia 34 rumo ao centro de Estes Park, uma cidadezinha a 112 km de Denver. F. O. Stanley foi quem construiu a estrutura de 2.230 metros quadrados para que a mulher, Flora, pudesse receber a procissão infindável de amigos socialites - e foi um sucesso tão grande numa área tão bonita que o casal decidiu transformá-lo num hotel em 4 de julho de 1909.
 
Durante várias décadas, o Stanley foi uma acomodação elegante, recebendo desde políticos (como Theodore Roosevelt) a músicos (como John Philip Sousa) - até que, a certa altura, a coisa começou a ficar estranha.
 
Coisas inexplicáveis começaram a acontecer: luzes que acendiam e apagavam sozinhas; malas eram desfeitas misteriosamente. Quando não havia ninguém nos corredores, podia-se ouvir crianças brincando. O evento mais famoso ocorreu em 1974, quando o escritor Stephen King passou uma noite ali.
 
Diz a lenda que King era o único hóspede (até 1982 não havia aquecimento no Stanley, fazendo dele um negócio sazonal – e bem pouco rentável – durante as primeiras sete décadas) e ocupava o Quarto 217. Teve um pesadelo em que seu filho, na época com três anos, era perseguido pelos corredores e acordou com um sobressalto.
 
Durante o tempo que levou para fumar um cigarro e acalmar os nervos, admirando as Rochosas pela janela no meio da noite, encontrou a inspiração para escrever "O Iluminado", publicado em 1977.
 
Desde então, o Quarto 217 se tornou uma lenda. É o mais requisitado do hotel e celebridades como Johnny Depp e o Imperador do Japão já ficaram lá.