Topo

Ritual de iniciação com comissárias de bordo irrita internautas chineses

Comissária de bordo é colocada no compartimento de bagagem por colegas - Reprodução/The Telegraph
Comissária de bordo é colocada no compartimento de bagagem por colegas Imagem: Reprodução/The Telegraph

Do UOL, em São Paulo

13/10/2015 12h38

Funcionárias da Kunming Airlines denunciaram que são forçadas a entrar no compartimento de bagagem das aeronaves como parte de um ritual de iniciação na companhia aérea chinesa. De acordo com o jornal britânico The Telegraph, imagens mostrando as comissárias de bordo foram compartilhados em WeChat, um aplicativo de mídia social e mensagens de texto chinês, irritando os internautas do país.

Segundo um post no WeChat, as aeromoças são "forçadas a entrar no armário pelo pessoal da segurança, após completar entre 30 a 50 horas de serviço" como parte de um "ritual da indústria".

A companhia aérea emitiu um comunicado dizendo que está investigando o incidente, acrescentando ainda que a tripulação havia completado seus deveres e que a segurança do voo não foi afetada. "A empresa atribui grande importância ao fato e vai evitar que isso aconteça novamente", diz a declaração.

Já a estatal chinesa de notícias CCTVNews informou que uma das comissárias de bordo decidiu divulgar as imagens após uma crescente inquietação com os rituais da companhia aérea. Segundo ela, as funcionárias são forçadas a entrar no compartimento por colegas do sexo masculino.

"Algumas aeromoças foram rotuladas de 'antissociais' e 'arrogantes' depois de se recusarem a passar pelo ritual", informou a CCTVNews em um post no Facebook. Também foi divulgado que a tripulação apresentou várias queixas ao longo de vários anos, porém elas nunca foram levadas a sério pela empresa.