Topo

Atrações de beira de estrada dos EUA têm recordes e muita bizarrice

Do UOL, em São Paulo

04/10/2015 08h00

Rodar pelas estradas dos EUA é como visitar um parque de diversões gigante. São milhares de atrações turísticas que tentam fisgar motoristas entediados. Tem de tudo: recordes mundiais, grandes obras de arte de gosto duvidoso, maravilhas arquitetônicas e muita bizarrice. Conheça as atrações de beira de estrada mais interessantes dos EUA.

Top 10 beira de estrada Tinkerton, Novo México - Divulgação/Tinkerton - Divulgação/Tinkerton
Imagem: Divulgação/Tinkerton

Tinkerton, Novo México
As roupas do antigo homem mais alto do mundo, miniaturas do Velho Oeste, uma cigana-robô que lê a sorte em troca de moedas, uma coleção dos bonequinhos de noivos que vão sobre bolos de casamento e todo tipo de quinquilharia que lembre as estradas do país ou aqueles velhos circos de bizarrice americanos dos anos 60 e 70. Essa mistura de atrações criou uma espécie de museu do folclore americano em Sandia Park, no Novo México, que reúne tudo que possa atrair a atenção dos visitantes.

O prédio em si já chama a atenção: é coberto por 50 mil garrafas de vidro, todas recolhidas por Ross Ward, que colecionou as atrações do museu durante 30 anos rodando as estradas do país, enquanto expunha seu show de miniaturas, que hoje compõe o museu em parques e festivais.

Mais informações: www.tinkertown.com

Top 10 beira de estrada Carhenge, Nebraska - Divulgação/Carhenge  - Divulgação/Carhenge
Imagem: Divulgação/Carhenge

Carhenge, Nebraska
Como americanizar o Stonehenge, o círculo de pedras do sul da Inglaterra com mais de 4 mil anos de existência? É só substituir os rochedos por um monte de carros velhos.

Tudo começou com Jim Reinders. Quando vivia no país europeu, teve a oportunidade de estudar o design e propósito do Stonehenge e ficou encantado. Decidiu assim construir uma réplica em sua cidade natal, a pequena Alliance. O resultado são 39 carros posicionados para assumir as mesmas proporções da Stonehenge, medindo aproximadamente 29m de diâmetro. A heel stone, como é chamada a pedra de quase cinco metros de altura na entrada de Stonehenge, é representada por um Cadillac 62.

Mais informações: http://viagem.uol.com.br/album/2015/04/28/versao-americana-do-stonehenge-o-carhenge-e-feita-toda-de-carros-antigos.htm

Top 10 beira de estrada O elefante Lucy, Nova Jersey - Divulgação/Lucy - Divulgação/Lucy
Imagem: Divulgação/Lucy

O elefante Lucy, Nova Jersey
Cerca de três quilômetros ao sul de Atlantic City (e seus cassinos) resiste o maior e mais antigo elefante do mundo. É a Lucy, um paquiderme de madeira construído em 1881, por James V. Lafferty, com o objetivo de atrair turistas e vender suas propriedades nos arredores. Ao longo do tempo os seis andares dos seus quase 20m de altura serviram de restaurante, escritório e bar.

Hoje é uma atração turística, com tours guiados que sobem por uma escada espiral por uma das patas do elefante até o howdah, essa cadeirinha sobre a Lucy de onde é possível ter uma vista panorâmica da pequena cidade de Margate, de Atlantic City e do mar.

Top 10 beira de estrada O buraco na pedra, Utah - Divulgação/theholeintherock - Divulgação/theholeintherock
Imagem: Divulgação/theholeintherock

O buraco na pedra, Utah
Autodenominada buraco na pedra mundialmente famoso, é uma casa de 464m² escavados em um grande rochedo ao longo da U.S. Highway 191, no sudoeste do estado de Utah.

A caverna artificial começou a tomar forma cerca de um século atrás, para que os jovens irmãos Christensen passassem a noite. Depois de 12 anos de trabalho, o local hoje conta com 14 quartos, lareira com chaminé e até uma banheira esculpida na rocha. Os visitantes podem fazer um minitour de 12 minutos pela casa, contemplando uma grande coleção de esculturas em metal, mobiliário antigo e um pequeno zoológico, com zebras e camelos.

Mais informações: http://theholeintherock.com

Top 10 beira de estrada A coisa, Texas - Divulgação/The Thing - Divulgação/The Thing
Imagem: Divulgação/The Thing

A coisa, Texas
Percorrendo a Rodovia Interestadual 10, que liga as cidades de El Paso, no Texas, com Tucson, no Arizona, é praticamente impossível não se matar de curiosidade e descobrir o que é "A coisa" ("The Thing", em ingês) que anunciam tantas placas e cartazes.

É um clássico das atrações de beira de estrada americanos, atraindo mais pela curiosidade e propaganda, do que pela atração em si. Na parte de dentro tudo é muito excêntrico, incluindo um carro que dizem ter pertencido a Adolf Hitler. Mas para acabar com o mistério, a grande atração se trata de uma mulher e um bebê supostamente mumificados.

Top 10 beira de estrada Museu do arame farpado, Texas - Divulgação/barb wire museum - Divulgação/barb wire museum
Imagem: Divulgação/barb wire museum

Museu do arame farpado, Texas
A corda do diabo: esse é o apelido do arame farpado, um item presente principalmente no meio rural, mas que tem um museu todo dedicado à sua história em McLean.

Quem diria, afinal de contas, que existem mais de dois mil tipos de arame farpado, sendo 450 já patenteados. No acervo, há documentos, fotos, amostras e até esculturas feitas desse cabo espetado. Destaque para o espaço dedicado ao uso do arame farpado na guerra.

Mais informações: http://www.barbwiremuseum.com

Top 10 beira de estrada Maior cadeira de balanço do mundo, Missouri - Divulgação/fanning 66 outpost - Divulgação/fanning 66 outpost
Imagem: Divulgação/fanning 66 outpost

Maior cadeira de balanço do mundo, Missouri
Uma parada na famosa Rota 66, a pouco mais de seis quilômetros da cidade de Cuba, abriga um recordista mundial: a maior cadeira de balanço do mundo.

São mais de 12m de altura e seis de largura de muito aço. Foi construída por Dan Sanazaro, que queria chamar atenção para seu negócio. Ele se lembrava de uma cadeira gigante que havia visto, em uma viagem de família, e quis imitar, fazendo uma ainda maior.

Quem quiser tirar uma foto sobre a cadeira pode fazer isso somente um dia por ano, no "Picture on Rocker Day", que acontece todo primeiro sábado de agosto.

Mais informações: http://www.fanning66outpost.com/rocker.php

Top 10 beira de estrada Maior bastão do mundo, Kentucky  - Divulgação/slugger museum  - Divulgação/slugger museum
Imagem: Divulgação/slugger museum

Maior bastão do mundo, Kentucky
Considerado um dos melhores jogadores de beisebol da história, Babe Ruth costumava usar um bastão de 86 centímetros da Louisville Slugger. E é uma réplica de 36m de altura que torna o bastão, encostado no prédio da fábrica e museu da marca, o maior do mundo.

Pesando 30,8 toneladas, ele é todo feito de aço. O museu ainda leva a um passeio pela história do esporte e dos bastões, além de apresentar seu processo de fabricação e visitar uma escultura de 17 toneladas no formato de uma luva de beisebol. O museu fica na cidade de Louisville, a um quarteirão Rota 64.

Mais informações: http://www.sluggermuseum.com

Top 10 beira de estrada O amendoim-presidente, Georgia - Creative Commons/k. - Creative Commons/k.
Imagem: Creative Commons/k.

O amendoim-presidente, Georgia
O 39º presidente americano, Jimmy Carter, foi fazendeiro em sua juventude, trabalhando na produção de amendoim. Durante a campanha presidencial em 1976, para homenagear o futuro presidente, o Partido Democrático do estado de Indiana encomendou uma estátua de quase 4m de altura em forma de amendoim, mas com o característico sorriso de Carter.

A mais esquisita estátua em homenagem a um presidente de que se tem notícia quase foi destruída no ano 2000, quando foi atingida por um carro. Para tranquilidade geral da nação, ela passou por restauração e hoje repousa à beira da Rota 45, na saída de Plains, cidade natal do ex-presidente.

Top 10 beira de estrada Ponto misterioso, Califórnia - Creative Commons/lin Judy - Creative Commons/lin Judy
Imagem: Creative Commons/lin Judy

Ponto misterioso, Califórnia
Uma área circular de 46m de diâmetro a alguns minutos da cidade de Santa Cruz desafiam a ciência, as leis da física e da gravidade. Alguns dizem que cones que servem como guia para espaçonaves estão enterradas no lugar, em meio à floresta Redwood. Outros afirmam que é a própria espaçonave que está lá sob a terra, causando uma distorção gravitacional. E também há que acredite que não passa de ilusão de ótica e truques para enganar e entreter os turistas, mais ou menos como a antiga Casa Maluca do parque Playcenter, em São Paulo (SP).

Mais informações: http://www.mysteryspot.com