Topo

Outubro é mês de festa da cerveja no Brasil e paisagem outonal em NY

Do UOL, em São Paulo

01/10/2015 06h00

O dólar caríssimo está proibindo qualquer tentativa de passeio no exterior? Se você tem um tempo para viajar em outubro e está sem condições de sair do país, saiba que, neste mês, o Brasil está recheado de atrações turísticas: nas próximas semanas, a Oktoberfest vai agitar Santa Catarina e, no Nordeste, diversos destinos ainda se encontram na baixa temporada, oferecendo preços mais em conta do que aqueles praticados no alto verão. 

Por outro lado, se a cotação da moeda americana não afeta muito o seu bolso, diversas jornadas ao exterior valem a pena: em Nova York, as paisagens começam a ficar tingidas com as românticas cores do outono e, se a intenção é ir mais longe, a Ásia é um lugar que estará cheio de festas até o final de outubro.

Abaixo, veja dez sugestões de lugares atrativos para viagens neste mês:

Outono em Nova York

Paisagem de outono em Nova York - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

O lado fotogênico de Nova York atinge seu ápice em outubro, quando diversas áreas arborizadas da cidade começam a ganhar as lindas tonalidades do outono. É a época em que diversos filmes românticos são gravados na Big Apple e em que diversos turistas se deleitam em ruas e parques cobertos pela folhagem ocre que marca o horizonte. Entre os melhores lugares para presenciar o fenômeno estão os parques Bloomingdale Park, Alley Pond Park, o Fort Tryon Park, o Greenbelt e, lógico, o famoso e tradicional Central Park.

Praias da Turquia

Em julho, a linda Bodrum, na Turquia, está na rota da empresa Windstar Cruises - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

O dólar está nas alturas, mas, se você quiser fazer de qualquer jeito uma viagem ao exterior, pense na Turquia: o país, com seu custo de vida mais baixo do que Europa e Estados Unidos, pode ser uma boa opção – principalmente se você estiver atrás de cultura e praia. Em Istambul, neste mês, o clima fica menos quente e perfeito para longas caminhadas entre mesquitas, monumentos bizantinos e o estreito de Bósforo. E, se a intenção for pular no mar, é só se dirigir para algum dos muitos balneários paradisíacos do país, como Bodrum (na foto) ou Oludeniz, que, em outubro, ainda tendem a ter clima para curtir uma praia.

Festival literário em Bali

Estátua em Bali, na Indonésia - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Com lindas praias e ondas perfeitas para o surfe, Bali fica ainda mais interessante em outubro. Neste mês, entre o dia 28 e o 1º de novembro, será realizado na ilha indonésia o Ubud Writers and Readers Festival, um dos mais importantes festivais literários da Ásia. Serão 165 autores de 25 países diferentes, realizando um evento que traz animação e festas para diversas localidades de Bali e que com certeza irão animar ainda mais a viagem do turista. As discussões literárias com escritores como Michael Chabon (vencedor do Prêmio Pulitzer) e Christina Lamb (coautora do livro “Eu Sou Malala”) serão um dos pontos altos da festa. 

Safári no Zâmbia

Elefantes cruzam paisagem do Zâmbia, na África - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Outubro marca o final do período de seca no Zâmbia e é uma das melhores épocas para fazer um safári no país africano. Com as fontes de água escassas, é mais fácil ver animais como leões e elefantes se reunindo aos montes em rios para buscar alimento. O clima, nesta época, ainda não atinge picos de calor, o que possibilita incursões ao mundo selvagem sem muito suor. Um dos melhores lugares para fazer um safári no Zâmbia é o South Luangwa National Park, uma paraíso para turistas que gostam de observar a natureza de perto.

Fogos de artifício na Coreia do Sul

Festival de fogos de artifício de Busan, na Coreia do Sul - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A Coreia do Sul, e principalmente sua pulsante capital Seul, são destinos cada vez mais populares entre turistas do mundo inteiro. Uma visita ao país em outubro, porém, não pode negligenciar Busan, a segunda maior cidade na nação asiática. Neste mês, mais precisamente entre os dias 23 e 24 de outubro, será realizado no local o Busan Fireworks Festival, um dos maiores e mais fascinantes festivais de fogos de artifício do mundo, que vão explodir sobre a linda ponte Gwangan. Mais de um milhão de pessoas são esperadas para o evento, que também vai abrigar diversos shows musicais de Korean Pop: espere ouvir algumas versões de “Opa Gangnam Style”.

Natureza em Galápagos

30.abr.2014 - Patola-de-pés-azuis (Sula nebouxii) é uma ave símbolo das Ilhas Galápagos: ameaça de extinção por falta de comida em seu ambiente natural - Wikimedia Commons/Wikipedia - Wikimedia Commons/Wikipedia
Imagem: Wikimedia Commons/Wikipedia

Outubro é um dos melhores meses para dar uma de Charles Darwin e viajar para Galápagos para entrar em contato com a natureza única e exuberante do arquipélago equatoriano. Neste mês, a época das chuvas ainda não chegou ao destino, além de ser um dos melhores momentos para observar as aves que habitam nas ilhas. Em outubro o número de turistas (que visitam o arquipélago aos montes em outras épocas) também tende a diminuir, deixando mais espaço para o viajante curtir a natureza local com mais paz e calma.

Oktoberfest brasileira

11.out.2014 - Participantes da 31ª Oktoberfest, em Blumenau (SC), fazem pose para foto na Vila Germânica. A festa é uma das maiores da América Latina e nos últimos três anos recebeu mais de 500 mil pessoas por edição - Jandyr Nascimento/ UOL - Jandyr Nascimento/ UOL
Imagem: Jandyr Nascimento/ UOL

A Oktoberfest de Munique já começou, mas é em outubro que tem início a versão brasileira mais famosa do festejo cervejeiro alemão. Entre os dias 7 e 25 de outubro é realizada a Oktoberfest da cidade de Blumenau, em Santa Catarina, que todos os anos reúne milhões de boêmios do Brasil inteiro para baladas regadas a muita cevada. Espere encontrar diversos shows de música folclórica alemã, vestimentas típicas da Bavária e, também, um clima de muita paquera, tudo cercado pela atmosférica Vila Germânica de Blumenau, uma área com mais de 26 mil metros quadrados e diversas construções que lembram a Alemanha.

Nordeste

Porto Seguro, na Bahia - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Outubro ainda é considerado oficialmente pelo Ministério do Turismo como baixa temporada em diversos lugares do Brasil. O Nordeste, por exemplo, tem clima propício para pegar uma praia e ainda oferece preços mais baixos dos que serão encontrados mais para o fim do ano. De acordo com o Ministério do Turismo, é possível encontrar pacotes até 50% mais baratos do que na alta temporada. Fortaleza, Porto de Galinhas, Maceió, Natal e Porto Seguro (na foto) são alguns dos populares destinos do Nordeste onde ainda é possível encontrar algum desconto.

Música em Gramado

21.jun.2015 - Com repertório cheio de sucessos, o cantor Nando Reis faz show na Praça Julio Prestes. A apresentação contou com a performance de uma atriz, pendurada em cima do público por um guindaste. - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Se a intenção for curtir as paisagens do sul do Brasil, as terras gaúchas são uma época interessante para outubro. Entre os dias 18 a 22 deste mês será realizado na cidade de Canela, no Rio Grande do Sul, o Festival Nacional da Música, um dos principais eventos musicais do país. Já estão confirmados shows de artistas capazes de agradar a todos os gostos, como Nando Reis (na foto), Detonautas, o pianista Arthur Moreira Lima, Rappin Hood e Fafá de Belém.

Praias do Sudeste

Em Ubatuba, a praia do Félix é indicada para surfistas experientes - Guilherme Andrade/UOL - Guilherme Andrade/UOL
Imagem: Guilherme Andrade/UOL

Se há um tempo livre para realizar uma viagem e o dólar nas alturas assusta, por que não escolher como destino uma das lindas praias que pontuam o litoral paulista? Opções não faltam: há desde o eterno agito jovem de Maresias até o clima de isolamento, perfeito para casais e famílias, de diversas praias de Ilhabela. Ubatuba também é um destino de intermináveis praias selvagens, unidas a um centro urbano que oferece excelentes restaurantes, um bom aquário municipal e uma sede do Projeto Tamar, onde é possível ver tartarugas-marinhas de perto. E, em outubro, ainda não há as muvucas vistas no verão.