Topo

Aperto nunca mais? Grupo pede regras sobre o tamanho dos assentos de aviões

O espaço apertado para as pernas está entre as principais reclamações - Getty Images
O espaço apertado para as pernas está entre as principais reclamações Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

30/09/2015 13h15

O FlyersRights, que afirma ser "a maior organização sem fins lucrativos que representa os direitos dos passageiros frente as companhias aéreas" nos Estados Unidos, apresentou uma petição exigindo limites legais sobre o tamanho dos assentos de avião.

De acordo com o jornal "The Telegraph", as reivindicações foram entregues ao "America’s Federal Aviation Administration (FAA)" em 26 de agosto. A ideia é que a lista de pedidos, inicialmente adotada apenas dentro do país, tenha implicações consideráveis ​​para o resto da indústria aérea.

O grupo não especifica o que considera ser um bom tamanho para um assento de avião, mas pede "uma regulamentação determinando a largura mínima e a distância entre assentos para as companhias aéreas comerciais." 

A petição assinala ainda que, enquanto existem regras específicas sobre outros requisitos de aviação - como cintos de segurança e apoios de cabeça - até o momento a única limitação imposta às companhias aéreas sobre o assunto está em limitar o número de assentos em uma aeronave, com base no número e tamanho das saídas de emergência.

O FlyersRights alega ainda que as companhias aéreas estão reduzindo agressivamente o tamanho do assento e espaço para as pernas, enquanto o passageiro médio está substancialmente maior e mais velho, levando a um considerável aumento nos riscos para a saúde e segurança.