Topo

Adeus enjoos? Cientistas criam dispositivo que pode acabar com sintomas

Será o fim do problema? - Thinkstock
Será o fim do problema? Imagem: Thinkstock

Do UOL, em São Paulo

08/09/2015 13h59

Se você é uma daquelas pessoas que já perdeu dias de viagem por ficar enjoada assim que pisa em um barco ou navio, sabe que ainda há muito pouco para se fazer na hora de tentar controlar os sintomas. Mas tudo pode mudar dentro de uma década.

De acordo com o jornal "Daily Mail", especialistas do Imperial College London, cuja pesquisa foi publicada na última sexta-feira (4) na revista "Neurology", criaram um dispositivo que dá leves choques no couro cabeludo da pessoa, fazendo com que os sintomas desapareçam. A ideia é que ele seja ligado com o aparelho de telefone celular por meio de um conjunto de eletrodos, cuja previsão é a de ser vendido em farmácias dentro de cinco a dez anos.

A leve corrente elétrica aplicada amorteceria a atividade cerebral responsável pelo processamento de sinais de movimento. Fazendo isso, se reduziria o impacto das entradas confusas recebidas no cérebro, eliminando os sintomas incômodos.

"Estamos confiantes de que seremos capazes de irmos até a farmácia e encontrar um dispositivo parecido com as máquinas de Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea, normalmente usadas para dores nas costas. Esperamos que possa, até mesmo, integrar um telefone celular, sendo capaz de entregar a pequena quantidade de eletricidade requerida através do fone de ouvido", diz o líder do estudo, Dr Qadeer Arshad.