Topo

Lago de "Dirty Dancing" sofre com problema extremamente raro de drenagem

Patrick Swayze e Jennifer Grey estrelaram o icônico filme em 1987 - Reprodução
Patrick Swayze e Jennifer Grey estrelaram o icônico filme em 1987 Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

01/09/2015 11h17

Você se lembra daquela cena em que Frances "Baby" Houseman (Jennifer Grey) ensaia com Johnny Castle (Patrick Swayze) em um lago, para a apresentação de dança final em "Dirty Dancing"? Esqueça tentar reproduzir a cena do filme de 1987 com o seu amado (a) na vida real. Isso porque, atualmente, o local nada mais é do que um poço marrom-avermelhado, apenas parcialmente cheio de água.

Localizado em Pembroke, Virgínia (EUA), ele fica na área do Mountain Lake Lodgeum, um imponente edifício de 1930 instantaneamente reconhecível para os fãs do longa-metragem como o Kellerman Resort, hotel de luxo onde Baby passa as férias de verão com a família e conhece Johnny. O local tem orgulho da fama, e preservou a sua história para o deleite dos milhares de fãs que vão até lá a cada ano.

Menos no caso do lago. Seus níveis têm flutuado dramaticamente nos últimos 30 anos, desde as gravações do filme. Ele caiu pela primeira vez em 1999, e voltou a seus níveis normais em 2003. Em 2006, caiu de novo, a ponto de esvaziar completamente durante vários dias, deixando para trás peixes mortos e apodrecendo. De 2008 a 2012, também ficou bastante tempo vazio.

A culpa é do buraco
O jornal britânico "The Guardian" foi investigar e descobriu que o o motivo é bastante simples: a água escoa para fora do lago através de vários buracos. De acordo com o professor Jon Cawley, a bacia de Mountain Lake é a única no mundo que passa por este tipo de ciclo.

"Estes drenos naturais servem para limpeza em si, removendo os sedimentos que se acumulam no fundo através desse sistema de encanamento bastante complexo", explica. A "limpeza" foi tão profunda que, em 2008, os ossos de um homem que estava desaparecido após embarcar em barco de pesca em 1921 foram encontrados quando o nível da água baixou. Sua caixa de cigarro também estava lá.

Em 2013, as empresas locais realizaram um grande projeto de construção para estabilizar os níveis de água do lago, tampando seus buracos com pedras. Contudo, no ano seguinte, um outro buraco de drenagem foi encontrado, fazendo com que cerca de um milhão de litros de água fossem perdidos por dia.

Relembre a famosa cena de dança do filme: