Topo

Destinos do mês: agosto é época de descontos no Nordeste e festas na Europa

Do UOL, em São Paulo

03/08/2015 07h00

Agosto é mês para curtir atrações turísticas ao ar livre. No Hemisfério Norte, o calor do verão e os longos dias de sol propiciam cenários perfeitos para caminhadas na natureza e festivais de rua. No Brasil, o Nordeste entra na baixa temporada, oferecendo praias com clima agradável e bons descontos em pacotes turísticos (além de ser opção tentadora para quem não quer gastar o caríssimo dólar lá fora).

E há também o friozinho de Gramado embalado por um ótimo festival de cinema e a Colômbia, que deve ganhar projeção por causa de uma série que mostrará a vida, com atuação de Wagner Moura, do traficante Pablo Escobar.

Abaixo, veja alguns dos mais interessantes destinos para explorar em agosto.  

Trekking nórdico

Pulpit Rock, na Noruega - Divulgação/Visit Norway - Divulgação/Visit Norway
Imagem: Divulgação/Visit Norway

A Noruega é um país que, durante o inverno, enfrenta baixíssimas temperaturas. Mas, no verão, trata-se seguramente de um dos mais lindos lugares para viajar no mundo. As paisagens montanhosas do local, que oferecem vistas para fiordes e pitorescos vilarejos, são perfeitas para serem desbravadas em longas caminhadas sob as temperaturas cálidas (e os longos dias) do mês de agosto. Entre os melhores passeios outdoor do território norueguês estão a área de Trolltunga (que exibe uma rocha que se projeta para fora da montanha, 700 metros acima do lago Ringedalsvatnet), a Pulpit Rock (na foto, um pratô rochoso de 600 metros quadrados que fica acima do lindo fiorde Lysef) e o cume da montanha de Kjerag, onde o maior atrativo é subir em uma rocha presa entre as paredes de uma fenda, com um precipício vertiginoso de quase 1.000 metros de profundidade bem abaixo dela.

Na cidade de Escobar

Praça Botero, no centro da cidade de Medellín, de Colômbia - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Em 28 de agosto, estreia no Netflix a série "Narcos", que contará a história de Pablo Escobar. Para o público brasileiro, um dos grandes atrativos da produção será a presença do diretor José Padilha atrás das câmeras, dirigindo alguns capítulos, e do ator Wagner Moura interpretando o traficante colombiano. A série pode ser um bom incentivo para visitas à cidade de Medellín, antigo quartel-general do império da cocaína comandado por Escobar e que, nos anos 1980, foi uma das metrópoles mais violentas do mundo. Hoje, porém, Medellín está em processo de recuperação e virou uma das cidades turísticas da moda na América do Sul, com excelentes centros culturais (como o Museu da Antioquia, com obras de Fernando Botero), igrejas imponentes (como a Basílica Metropolitana), baladas de salsa agitadíssimas e lindas paisagens proporcionadas pelas montanhas do Vale do Aburrá. É um destino imperdível para quem está viajando pela Colômbia ou fazendo mochilão pela América do Sul.

Nordeste mais em conta

Porto de Galinhas conta com 18 quilômetros de praias de areia fofa, coqueiros imponentes e um mar verde-esmeralda - Divulgação/Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas - Divulgação/Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas
Imagem: Divulgação/Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas

De acordo com o ministério do Turismo brasileiro, agosto marca o início da baixa temporada no Nordeste do país. Entre os destinos apontados pela entidade que podem oferecer preços mais baixos do que em outras épocas do ano estão Maceió (AL), Porto Seguro (BA), Natal (RN) e Porto de Galinhas (PE). Caso não dê tempo de realizar uma dessas viagens ainda em agosto, vale a pena usar o mês para planejar a jornada para alguns dos meses seguintes, de preferência setembro, outubro e novembro, quando, tirando os feriados, ainda existe menor movimentação turística e um custo mais baixo para o visitante. E, com o dólar nas alturas, ficar dentro do Brasil torna-se uma opção cada vez mais tentadora para o turista verde e amarelo. A CVC informa que viajar pelo Nordeste na baixa temporada deste ano está 30% mais barato do que na mesma época de 2014. 

Deserto e cidades históricas

As montanhas de areia alaranjada com até 30 metros de altura, conhecidas como Dunas do Jalapão, são um dos principais cartões-postais desse destino selvagem do norte brasileiro  - Eduardo Vessoni/UOL - Eduardo Vessoni/UOL
Imagem: Eduardo Vessoni/UOL

Porém, não é só o Nordeste que fica mais em conta em agosto. Neste mês, o Estado de Minas Gerais pode se tornar ainda mais atraente para o viajante. Segundo o ministério do Turismo brasileiro, no território mineiro, cidades históricas como Ouro Preto, Tiradentes, Mariana e Congonhas também entram em clima de baixa temporada, possibilitando descontos em pousadas, passeios e pacotes turísticos. Já o Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins (na foto), está em período de seca, o que facilita o acesso a diversos dos atrativos do local. Mas, no Jalapão, os preços dos pacotes turísticos tendem a não mudar muito em relação à alta temporada. 

Carnaval à inglesa

Carnaval de Notting Hill, na Inglaterra - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Tem Carnaval no meio do ano? A resposta é um sonoro "sim". No final deste mês será realizada na Inglaterra uma das mais maiores e mais animadas festas de rua da Europa (e a maior festa de rua da Grã-Bretanha), um evento imperdível para quem estiver na terra da rainha. Trata-se do Carnaval de Notting Hill, que ocorre entre os dias 30 e 31 de agosto no descolado bairro londrino de Notting Hill e que contará com desfiles à fantasia, música ao vivo e milhares de foliões extremamente animados. Um dos destaques do evento são os desfiles embalados por músicas e fantasias caribenhas. Também haverá diversos espaços servindo comida da região do Caribe, além de bebidas à base de rum. Um desfile realizado por crianças anima a festa. E prepare-se: os festejos começam logo de manhã. 

Semana do Rei

Túmulo de Elvis em Graceland, nos Estados Unidos - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Dia 16 de agosto é a data da morte de Elvis Presley, ocorrida no ano de 1977. Por conta disso, neste mês é realizada a "Elvis Week" (A Semana do Elvis), evento que reúne milhares de fãs do cantor na cidade de Memphis, no sul dos Estados Unidos. O principal ponto de encontro é a famosa Graceland, a suntuosa residência onde Elvis morou e onde se encontra enterrado. Em Memphis ainda serão realizados, principalmente a partir do dia 7 de agosto, diversos shows musicais em homenagem ao "Rei do Rock", além da exibição de seus filmes e concursos entre seus sósias. Naquela semana também são feitos tours pela cidade natal do cantor: Tupelo, no estado do Mississippi. E, no dia 15 de agosto, uma vigília à luz de velas é levada a cabo dentro do terreno de Graceland, no ápice das homenagens a Elvis.

Belezas do Canadá

Lake Louise, em Banff, no Canadá - Heloísa Dall'Antonia/UOL - Heloísa Dall'Antonia/UOL
Imagem: Heloísa Dall'Antonia/UOL

A exemplo da Noruega, o Canadá é daqueles países com inverno rigoroso, mas que são donos de lindas paisagens. Se você gosta de desbravar belas cidades do primeiro mundo e ainda curtir paisagens naturais sob um clima agradável, agosto pode ser uma boa época para explorar o território canadense. Neste mês, o país ainda desfruta do calor do verão e oferece cenários ideais para tours em metrópoles como Toronto, Vancouver e Montreal. Após curtir o cenário urbano moderno e descolado de tais locais, vale a pena visitar destinos como as cataratas do Niágara (perto de Toronto) e a região que cerca a cidade de Banff, que oferece cartões-postais como o Lake Louise (na foto), com mais de 2,5 km de extensão, 90 metros de profundidade e cercado por lindas montanhas. 

Arte em Nova York 

Nova York, estátua da Liberdade, Estados Unidos - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Com o calor do verão em agosto, a cidade de Nova York abriga diversos eventos em suas ruas e parques (muitos deles gratuitos). Trata-se de um mês perfeito para saborear toda a efervescência cultural da Big Apple. Até 23 de agosto, por exemplo, o Central Park sedia o festival "Free Shakespeare in the Park", com apresentações gratuitas de peças criadas pelo inglês William Shakespeare. Já o Lincoln Center abrigará espetáculos de teatro, dança e atividades para toda a família em seu amplo vão livre.  Em agosto, a metrópole também é palco para o festival musical "Summerstage", que promove shows em 16 parques nova-iorquinos. Estão escalados para o evento estrelas do jazz (como Dr. Lonnie Smith, que toca no parque Marcus Garvey em 22 de agosto) e famosas bandas brasileiras, como os pernambucanos da Nação Zumbi, que se apresentam em um palco do Central Park, em um show gratuito, agora no dia 2 de agosto. 

Arte na Europa

Barcelona, na Espanha - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Eventos culturais interessantíssimos também serão realizados do outro lado do Atlântico em agosto. Neste mês, diversas cidades turísticas europeias aproveitam o calor do verão no Hemisfério Norte para transformar suas ruas e parques em cinemas e locais de shows ao ar livre. Em Paris, o parque La Villette sedia, até o dia 23 de agosto, o festival "Cinéma en Plein Air", com exibições gratuitas de filmes de diretores como Godard e os irmãos Coen. A cidade espanhola de Barcelona (na foto), por sua vez, também abriga um festival de cinema ao ar livre, batizado de "Cine Libre en la Playa": até o dia 16 de agosto, o evento é realizado às quintas e aos domingos na praia de Sant Sebastià, com exibições de filmes do mundo inteiro. Voltando a Paris, a capital francesa também oferece, até 16 de agosto, sua famosa "praia" às margens do rio Sena, onde o público pode curtir as paisagens da Cidade Luz a partir de espreguiçadeiras sobre a areia.   

Cinema no Sul

Cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Entre os dias 7 e 15 de agosto o Rio Grande do Sul sedia um dos mais importantes eventos culturais da América Latina: trata-se do Festival de Cinema de Gramado, que neste ano chega à sua 43ª edição. Durante essa semana, a cidade estará tomada por exibições de ótimos filmes (com longas e curtas-metragens brasileiros e estrangeiros) e outros eventos relacionados ao mundo da Sétima Arte. Os hotéis da cidade estarão provavelmente todos lotados, mas, caso você esteja em um município do Rio Grande do Sul próximo a Gramado, vale a pena dar um pulo lá e curtir a atmosfera (e quem sabe alguns filmes) desse importante evento cultural.