Topo

Conheça praia australiana dona do título de "areia mais branca do mundo"

Do UOL, em São Paulo

31/07/2015 22h53

Já imaginou ir à praia e encontrar uma areia que, de tão branca, parece neve? Esta é a realidade em que vivem os 290 moradores do vilarejo de Hyams, no litoral da Austrália. Localizado 180km ao sul de Sidney, no estado de Nova Galês do Sul, o local ganhou o título do Guinness Book, o livro dos recordes.

Sua areia é formada por pequenas esferas de cristais de quartzo, que acabam deixando o visual branco como em nenhuma outra praia no mundo. Protegido pela baía de Jervis, Hyams possui mar tranquilo que, aliado à areia grossa, pesada e extremamente clara, deixa a água cristalina como vidro, ideal para mergulho e observação da extensa vida marinha na costa australiana.

Para ajudar, o vilarejo é cercado pelos Parques Nacionais da Baía de Jervis e o Booderee, dando um visual de natureza intocada à região, que é repleta de plantas nativas, animais e muitos pássaros. O Parque Marinho da Baía de Jervis é outra visita obrigatória, exatamente por possuir diversas opções de trilhas em meio às florestas do litoral australiano. 

E, se o Guinness Book tivesse a categoria de areia mais barulhenta, certamente Hyams poderia se candidatar a outro recorde. Os grãos redondos e ricos em silício da praia, quando friccionados, provocam um barulho alto, semelhante ao de se esfregar um jornal molhado em um vidro. Ouça no vídeo abaixo: