Topo

Não fala francês e vai a Paris? Aplicativo ajuda você a se virar

Mapa interativo mostra os estabelecimentos de Paris que atendem em português  - Reprodução/yesispeaktouriste.com
Mapa interativo mostra os estabelecimentos de Paris que atendem em português Imagem: Reprodução/yesispeaktouriste.com

23/07/2015 17h00

Paris, um dos principais destinos turísticos do mundo, recebe, em média, 46 milhões de pessoas todo ano. São turistas atraídos por grandes símbolos, como a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e todo o charme e romantismo da cidade-luz.

Mas basta você precisar de uma informação para todo o encanto começar a ruir. Uma queixa bastante comum dos turistas que vão para Paris é a dificuldade de conseguir ajuda do povo local em outro idioma que não o francês, já que os parisienses nunca foram conhecidos pela simpatia.

Para mudar esse panorama, a Câmara de Comércio e Indústria da região conhecida como Ile-de-France e o Comitê de Turismo Regional de Paris lançaram um aplicativo que promete ajudar aqueles que não falam francês em sua viagem à Paris. Com o "Yes, I Speak Touriste" ("Sim, eu falo turista", em português), o visitante tem acesso a um mapa interativo com os estabelecimentos comerciais que atendem em seu próprio idioma.

Disponível para os sistemas Android e IOS, o aplicativo oferece informações em nove idiomas, incluindo o português. Até o momento, 62 estabelecimentos estão cadastrados para atenderem em português, incluindo três hotéis, 11 lojas e 14 restaurantes. As informações também estão disponíveis no site (www.yesispeaktouriste.com), assim como nos postos de turismo localizados nos aeroportos Charles de Gaulle e Paris-Orly, nas lojas Galeries Lafayette, no palácio de Versailles ena Disneyland Paris.

O lançamento do site e aplicativo faz parte de uma campanha, iniciada em 2013, que visa melhorar a impressão que os visitantes têm do destino. De acordo com uma pesquisa realizada pelo órgão regional de turismo, 94% dos turistas que foram à Paris no ano passado deixaram a cidade satisfeitos. Entre os brasileiros, o índice é de 96%.