Topo

Vai se hospedar na casa de alguém? Veja nove atitudes de um bom visitante

O bom hóspede mantém a mala organizada e toma iniciativa para ajudar - Getty Images
O bom hóspede mantém a mala organizada e toma iniciativa para ajudar Imagem: Getty Images

Marina Oliveira e Suzel Tunes

Do UOL, em São Paulo

03/07/2015 08h00

Mais da metade dos brasileiros com até 35 anos que pretendem viajar este ano pelo Brasil se hospedarão na casa de parentes ou amigos. O dado compõe um estudo sobre o perfil do turista brasileiro, divulgado em fevereiro pelo Ministério do Turismo. Entre os viajantes que ganham até R$ 2.100 por mês, 94,6% pretendem se esticar no colchão de um conhecido durante as férias.

Essa é, sem dúvida, uma opção mais econômica. Porém, ser um bom visitante exige alguns cuidados, não só para garantir que na próxima viagem você terá a casa aberta para hospedá-lo novamente, mas também para não correr o risco de arruinar a relação com aquela pessoa por falta de bons modos. O UOL Viagem conversou com as consultoras de etiqueta Célia Leão, Sofia Rossi e Ana Flávia Furtado para indicar como um bom hóspede deve agir.

Leve um presente 

Leve um presente - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Chegar com as mãos vazias a um almoço ou jantar na casa de outra pessoa não pega bem. A mesma regra vale ao se hospedar na casa de um familiar ou amigo: nunca chegue carregando apenas os próprios pertences. Não é preciso investir muito no presente, apenas mostrar que você se importou com os anfitriões. Uma bebida, um doce típico da sua região, um livro ou algum item para a casa são sugestões que quase sempre agradam. “Se o visitante não quiser levar um objeto, pode presentear os donos da casa com um jantar fora durante a estadia”, diz Célia Leão.

Não seja você mesmo 

Não seja você mesma - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

É preciso se lembrar de que você está de férias na casa de uma família que não alterará a rotina para recebê-lo. Talvez você passe o dia inteiro na praia, mas o anfitrião ainda assim tenha que acordar cedo para trabalhar. E, por isso, precisará dormir em um horário razoável, para estar inteiro no dia seguinte. “É importante que o hóspede siga os horários da casa”, diz Ana Flávia Furtado.  “Dormir até o meio-dia, quando todos acordam às 8h, atrapalha o andamento da rotina”, afirma. Tenha o cuidado de prestar atenção, nos mínimos detalhes, em como funciona a casa. Por exemplo, se a família tem o costume de tirar os sapatos antes de entrar, você deve imitá-los. Se a toalha molhada costuma ser pendurada no quintal, não coloque a sua no box do banheiro. Será um exercício diário não deixar as suas manias se manifestarem durante a estadia.

Detalhe todos os seus planos 

Detalhe seus planos - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
 
É importante que o anfitrião saiba o dia exato em que você chegará e quando irá embora. Fora isso, é recomendado conversar com quem o hospeda sobre a sua programação diária, para que eles estejam cientes de quando estará em casa. Se decidir passar o dia inteiro fora, vale avisar, dizendo que não voltará para o almoço ou que prefere jantar em um restaurante. Assim, você evita a desagradável situação de deixar outras pessoas esperando por você.

Mantenha os pertences organizados 

Mantenha organizado  - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Ao fazer a mala, seja mais rigoroso do que se estivesse viajando de avião sob o risco de ser taxado por excesso de bagagem. Afinal, talvez o anfitrião não tenha tanto espaço para armazenar todos os seus pertences. Suas roupas e objetos pessoais devem ficar bem organizados em um canto da casa. Nada de deixar sapatos jogados na sala, roupa de banho pendurada no banheiro ou escova de cabelo na pia da família. Se quiser segurança, use apenas um cadeado na mala. “Não deixe seu quarto trancado. Se você está viajando com alguma coisa de muito valor ou não quer ter a intimidade invadida, é melhor procurar um hotel”, diz Ana Flávia.

Tenha iniciativa 

Tenha iniciativa - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
 
Você será alguém com olhar fresco na casa e pode enxergar soluções para coisas que os anfitriões já tinham deixado para lá. E, se isso acontecer, entre em ação. Talvez você possa pendurar um quadro que está largado em um canto da sala, arrumar o varal estourado, trocar a resistência de um chuveiro queimado há tempos ou costurar uma almofada da sala cuja espuma está para fora. Fora os consertos citados, você deve participar das tarefas domésticas: lavar louça, tirar e colocar a mesa, ajudar a fazer a comida, retirar o lixo da casa etc. “Em um hotel, esse serviço está incluso, mas na casa de um amigo é preciso colaborar, ainda que ele tenha funcionários na casa. O hóspede deve saber que aquela pessoa trabalha para o dono da casa e não para ele”, diz Célia.

Mostre-se disponível 

Mostre-se disponível  - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Passar o dia inteiro fora, voltar para a casa, isolar-se em frente ao celular e não conversar com mais ninguém não fazem de você um bom hóspede. “É muito deselegante você ter uma visita em casa que sai de manhã, só volta à noite e não curte o tempo livre com os moradores”, diz Sofia Rossi. Por isso, programe jantares, almoços, uma ida a um ponto turístico ou mesmo um chope ou café com quem o recebe, para provar que você não está lá só pela hospedagem gratuita, mas porque aprecia a companhia.

Tente não ser notado 

Tente não ser notado - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Ao acordar, arrume a cama ou o sofá. No banheiro, seja o mais breve possível. Caso o cômodo não esteja disponível exclusivamente para o seu uso, não convém deixar escova de dente, xampus ou secador de cabelo no local. O melhor é carregar todos os itens de higiene em um nécessaire e levá-lo ao banheiro quando precisar usá-lo. Vez ou outra, também será preciso fazer-se de distraído. “O bom hóspede não vê, não ouve e não fala. Se o casal brigar, ele pede licença e sai do local. Se a faxineira criticar a patroa na frente dele, finge que não ouviu. O visitante não deve tomar partido”, diz Célia.

Leve os seus próprios alimentos especiais 

Leve seus alimentos  - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Caso você tenha uma dieta muito diferente dos donos da casa ou possua restrição alimentar, leve os seus próprios alimentos. “Tem que levar para si e para mais pessoas. E se sobrar, deixe lá. Nem pense em levar embora”, diz Célia Leão. Só tome cuidado para não incomodar os anfitriões com seus hábitos. Por exemplo, se eles são vegetarianos, não carregue uma peça de carne para cozinhar todos os dias. Nesse caso, é melhor fazer as refeições fora. “O ideal é seguir o menu da casa e, quando quiser variar, dizer que planejou conhecer um restaurante diferente. Mas é muito ruim falar para quem cozinhou que não come tal alimento. É preciso se esforçar para comer algo que está ali e agrada a todos”, diz Sofia.

Na volta para casa, agradeça 

Na volta para casa, agradeça - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Ao retornar para o ponto de partida, exercite a sua gentileza e agradeça novamente aos anfitriões pela hospitalidade. Pode ser por telefone, Whatsapp, Facebook ou e-mail. O importante é demonstrar o quanto você prezou ele ter aberto a própria residência para recebê-lo. Nesse momento, você também pode oferecer a sua casa como estadia para a próxima viagem dele.