Topo

Quer dormir como um pássaro? Peru tem hotel transparente a 400m de altura

Do UOL, em São Paulo

03/07/2015 06h30

O condor andino, maior animal voador do mundo e considerado sagrado pelos Incas, constrói seus ninhos no alto das montanhas da cordilheira dos Andes. Quem for visitar a região de Cusco e as ruínas de Machu Picchu, no Peru, pode ter uma experiência semelhante: cabines transparentes, que assumem papel de suíte de hotel, estão a 400m de altura.

Na lateral de uma montanha que cerca a região chamada de Vale Sagrado, entre as cidades de Urubamba e Ollantaytambo, a agência de turismo de aventura Nature Vive instalou os compartimentos. Com capacidade para até oito pessoas, possuem quatro camas, banheiro e uma sala de jantar. Isso sem contar a deslumbrante vista panorâmica do Vale Sagrado.

Para quem se animou com a ideia, só há um empecilho: não existe elevador para chegar até lá. A alternativa é subir os 400m de montanha por um caminho chamado de Via-Ferrata. Um sistema de escalada está fixado no caminho e garante a segurança. O trajeto é considerado fácil e não exige qualquer experiência anterior em atividades do tipo.

Quer menos esforço? Uma trilha com atalho leva só meia hora de caminhada, mas ainda é necessário escalar pelo menos quatro metros de montanha para chegar ao quarto. Crianças a partir dos nove anos já podem entrar na aventura. Para descer, porém, a opção é mais rápida e igualmente divertida: uma tirolesa dá conta da tarefa.

O Vale Sagrado é o caminho mais tradicional para quem pretende chegar a Machu Picchu desde Cusco. Uma estrada acompanha a orla do rio Urubamba, passando pela cidade de mesmo nome, até Ollantaytambo, de onde partem os trens para Águas Calientes, a cidade mais próxima das ruínas da cidade perdida dos Incas. Mais informações no site