Topo

Entrevistas de visto para os EUA serão retomadas no dia 29, diz embaixada

15.jun.2015 - Brasileiros enfrentam fila para retirar visto para os Estados Unidos nesta segunda-feira (15) por conta de uma falha técnica do sistema de concessão de vistos - Douglas Pingituro/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo
15.jun.2015 - Brasileiros enfrentam fila para retirar visto para os Estados Unidos nesta segunda-feira (15) por conta de uma falha técnica do sistema de concessão de vistos Imagem: Douglas Pingituro/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo

Leandro Prazeres

Do UOL, em Brasília

23/06/2015 17h17

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil anunciou, nesta terça-feira (23), que o sistema para agendamento de entrevistas de vistos para o país norte-americano voltará a funcionar a partir desta quarta (24). Desde a última segunda (22), os agendamentos de entrevistas haviam sido cancelados devido a uma falha no sistema de emissão de vistos em todo o mundo. A prioridade para os novos agendamentos será, segundo a embaixada, para as pessoas que tiveram suas entrevistas canceladas entre os dias 17 e 26 deste mês.

Os problemas para a emissão de vistos para os Estados Unidos começaram no último dia 8 de junho. Segundo nota divulgada pela embaixada norte-americana no Brasil, os atrasos se devem a um problema técnico registrado no sistema de emissão de vistos para não-imigrantes, com impactos no mundo inteiro.

Segundo a embaixada, o problema afetou não só quem tentava enviar ao sistema do consulado o formulário de aplicação ao visto, mas também não permitia que vistos já concedidos fossem impressos.

Segundo o ministro para assuntos consulares da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Lloyd, novas entrevistas poderão ser realizadas já na próxima segunda-feira (29). O diplomata se desculpou pelo problema. “Queremos pedir desculpas ao público por esse incômodo, porque causou um grande transtorno e uma inconveniência muito grande”, afirmou.

A retomada do funcionamento do sistema de emissão e impressão de vistos dos Estados Unidos também terá efeitos sobre cidadãos brasileiros que já tiveram seus vistos aceitos, mas não conseguiram receber os passaportes porque o sistema de impressão dos vistos também estava paralisado. Segundo a embaixada, entre 16 mil e 20 mil passaportes brasileiros com vistos estão na fila de espera para serem entregues por conta da falha.

Os brasileiros que tiveram suas entrevistas canceladas devido ao problema deverão ser contactados por funcionários dos consulados, para que uma nova data de entrevista seja marcada. Segundo Thomas Lloyd, caso alguém não seja contactado, a orientação é procurar o consulado onde o aplicante ao visto iniciou o processo.

Ainda segundo Thomas Lloyd, os consulados dos Estados Unidos no Brasil poderão implantar até mesmo um esquema de dois turnos para atender à demanda represada dos últimos dias. “Isso será determinado por cada sessão consular”, afirmou.

Lloyd orientou cidadãos brasileiros que queiram tirar o visto para os Estados Unidos que não é necessário ter passagens de ida e volta para o país no momento da aplicação do visto. Segundo ele, muitas pessoas compram as passagens antes do procedimento, o que pode causar problemas. “Nunca pedimos uma passagem para a pessoa poder solicitar o visto. Algumas pessoas que já tinham comprado a passagem estavam em situação difícil. Nossa recomendação é: nunca compre a passagem antes de ter o visto em mãos. Por que não é preciso a passagem”, afirmou.