Topo

Com férias e cursos marcados, brasileiros podem perder viagem para os EUA

15.jun.2015 - Brasileiros enfrentam fila para retirar visto para os Estados Unidos nesta segunda-feira (15) por conta de uma falha técnica do sistema de concessão de vistos  - Douglas Pingituro/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo
15.jun.2015 - Brasileiros enfrentam fila para retirar visto para os Estados Unidos nesta segunda-feira (15) por conta de uma falha técnica do sistema de concessão de vistos Imagem: Douglas Pingituro/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo

Felipe Floresti

Do UOL, em São Paulo

19/06/2015 16h46

Se nem o dólar alto atrapalhou os planos de quem pretendia aproveitar o verão nos EUA, problemas na emissão do visto americano estão tirando o sono de muita gente. Com o cancelamento das entrevistas desde o dia 17, com previsão de normalização só no dia 29, cerca de 50 mil pessoas serão afetadas no mundo todo (cinco mil apenas no Brasil), adiando a possibilidade de conseguir entrar nos Estados Unidos.

A confusão começou no dia 8 desse mês, com uma falha técnica no sistema de emissão de vistos para não imigrantes em todo o mundo. Desde então começou o problema de quem esperava passar as férias de julho no país.

É o caso do estudante P.H., de 22 anos, que não quis revelar seu nome temendo sofrer represálias do consulado, atrapalhando ainda mais sua viagem. Submetido à entrevista no dia 9 e com o visto aprovado, decidiu comprar a passagem mesmo antes de receber o visto em mãos, contrariando as recomendações da embaixada americana. Ele confiou no prazo de dez dias estipulados para pegar o passaporte e agendou a passagem para o próximo domingo (21).

Assim como em outros casos semelhantes, quando P.H. busca informações no site do consulado, é avisado que o visto está em processo administrativo. “Vou ter que pagar um absurdo pra remarcar minha passagem. Eu sou estudante, só posso viajar nesse período de férias”, conta o rapaz, que pretende conhecer Miami e Boston.

“Eu vou com a minha mãe. Ela já conhece lá, mas eu estou ansioso ao extremo para conhecer", completou o estudante, que agora pretende deixar a passagem em aberto para viajar assim que o visto finalmente chegar em suas mãos.

Na maioria dos casos, o que mais incomoda é a angustia e incerteza de quem espera o visto. "Não sei se arrumo as malas ou cancelo a viagem”, conta a estudante L.A., de 24 anos. Com início de intercâmbio em Nova York marcado para o dia 29 desse mês, tem a esperança de receber o visto na próxima semana. “Ninguém fala nada sobre os atrasos. Já liguei, mandei e-mail e nada. Estou agoniada. Não posso perder aulas!”, diz.

Desconfiança

Apesar de o consulado não ter divulgado oficialmente, algumas pessoas que tiveram as entrevistas canceladas começaram a receber e-mails do órgão recomendando o reagendamento a partir do dia 29 deste mês.

A boa notícia foi vista com desconfiança pela advogada V. R, de 33 anos, que também pediu para se manter anônima. Moradora de Fortaleza e com entrevista inicialmente marcada para o dia 26 no Recife, comprou passagem aérea e reservou hospedagem na capital pernambucana. Com o cancelamento, ficou o prejuízo, já que terá que reagendar a passagem de volta e pagar mais uma noite de hotel. “Não entrei em conato para remarcar ainda. Tenho medo de na semana que vem falarem a mesma coisa”, conta V., que estima em R$ 300 o gasto extra com os contratempos.

Para quem precisa agendar a entrevista, a embaixada americana recomenda que todos deixem para fazer o agendamento somente após os problemas estarem 100% resolvidos, o que para muitos irá custar as férias de julho nos EUA.

Férias Frustradas 

A estudante Lívia Perricone com uma personagem no parque da Disney, em Orlando - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Fã dos parques de Orlando, estudante Lívia Perricone estava com férias marcadas com a família
Imagem: Arquivo pessoal

Mesmo quem se programou com antecedência teve problemas. Apesar de já ter o visto, a estudante Lívia Perricone, de 31 anos, queria levar seu sogro, que sofre de problemas respiratórios, para longe do frio paulistano nessa época do ano, até o verão americano. Por isso, toda família se animou para curtir junta as férias de junho nas praias de Miami e parques da Disney.

Com entrevista marcada para 1º de junho, achou que teria tempo suficiente para obter visto até o final do mês. No dia 3 deste mês ela recebeu um e-mail de que poderia retirar todos os passaportes. Feliz, reservou a passagem de todos para o dia 26.

O problema é que no dia marcado para a retirada do visto, uma carta veio junto com o passaporte de seu cunhado, exigindo que refizesse a entrevista, marcada para o dia 16. Mesmo tendo conseguido comparecer ao consulado, a expectativa agora é saber se o visto chegará até a próxima sexta-feira (26). Caso contrário, a família curtirá as férias desfalcada.