Topo

Monet nos trilhos: trem francês passeia por grandes obras do Impressionismo

Felipe Floresti

Do UOL, em São Paulo

16/06/2015 17h42

Mergulhar no mundo das artes está mais fácil, ao menos na França. Isso porque foi inaugurado o Trem do Impressionismo, que leva turistas da estação de St Lazare, em Paris, a uma jornada pela Normandia, onde o movimento artístico nasceu. 

O trem é todo decorado com as obras de Claude Monet e Camille Pissarro, dois expoentes da corrente artística que revolucionou as artes plásticas no século 19. Painéis explicativos sobre o movimento e um site criado para acompanhar a viagem dão início a uma imersão no mundo do impressionismo. 

Inaugurado em abril, ele funciona apenas durante a temporada de primavera e verão europeia, partindo todo sábado e domingo de Paris, até o dia 27 de setembro. 

O trem leva a duas cidades fundamentais para a história do Impressionismo: Giverny e Rouen. A primeira foi onde o pintor Claude Monet, criador da “Impressão, nascer do Sol” (a obra que deu origem ao nome do movimento artístico), escolheu viver, a 75 km de Paris. A mansão em que Monet viveu por 43 anos foi transformada em museu, preservando o belo jardim que serviu de inspiração para uma série de obras do pintor. 

O Trem do Impressionismo parte todo sábado e domingo em direção às cidades de Giverny e Rouen, até o dia 27 de setembro de 2015 - Divulgação/SNCF  - Divulgação/SNCF
O trem do Impressionismo parte todo sábado e domingo
Imagem: Divulgação/SNCF

Já em Rouen, onde além de Monet, viveram Alfred Sisley e Paul Gauguin, destaque para o Museu de Belas Artes. Apesar de suas 60 salas abrigarem obras de artistas desde o século 15 até contemporâneos, o lugar está repleto de obras impressionistas, como “Dans un café”, de Gustave Caillebotte, e a “Catedral de Rouen”, pintada por Monet. Depois vale uma passada na catedral que serviu de modelo para o pintor.

Outra parada obrigatória para entrar em contato com a obra de Monet é o Museu do Impressionismo de Giverny, que destaca sua influência em artistas de todo o mundo, desde Sisley até o americano Joan Mitchell e o japonês Hiramatsu Reiji.

Bilhetes combinados podem ser comprados direto na estação de trem em Paris e dão acesso às atrações turísticas de cada cidade. O passeio pode ser feito em um dia ou dois. O trem parte da estação St. Lazare aos sábados e domingos, às 11h05, e retorna à capital francesa às 19h40.