Topo

Pau de selfie é coisa do passado; a moda agora é fotografar pelado

Felipe Floresti

Do UOL, em São Paulo

01/06/2015 15h27

Contemplar uma atração turística é coisa do passado. Visitar uma bela praia ou um patrimônio da humanidade não serve de nada se não der para tirar milhares de fotos. Principalmente se for selfie. Com pau de selfie. Mas tem gente que acha tudo isso muito pouco. Pouco ousado, coisa do passado. A moda agora é, quando visitar qualquer ponto turístico, tirar muitas fotos do lugar, como sempre, mas com um diferencial: tem que estar pelado.

  • 45851
  • true
  • http://viagem.uol.com.br/enquetes/2015/06/01/o-que-voce-acha-da-tendencia-do-turismo-pelado.js

Desde que o mundo é mundo é tentador ficar pelado em lugares proibidos (ou não), mas foi o israelense Amichay Rab um dos responsáveis por levar a nova "tendência" a outro patamar. Viajando por um ano e meio pela América do Sul, pensou que seria uma boa ideia ficar nu nas fotos que divulgaria para seus amigos nas redes sociais. "Alguns lugares eram muito quentes e eu tinha que fazer alguma coisa sobre isso”, conta Rab em seu blog "My Naked Trip" (www.mynakedtrip.com), algo como "Minha viagem pelado", em português.

Mas isso não quer dizer que os lugares mais frios estão excluídos das fotos. Uma das imagens foi clicada no Parque Nacional Aconcágua, 4.300 metros sobre o nível do mar, cercado de gelo. Segundo Rab, ele aprendeu a ser bem sorrateiro e quieto para fazer as fotos como veio ao mundo sem chamar a atenção dos outros turistas.

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2015/o-site-my-naked-monuments-divulga-fotos-de-pessoas-peladas-em-pontos-turisticos-como-essa-no-himalaia-1433181773991.vm')

A moda cresceu e já tem até página no Facebook: "Naked At Monuments” (www.facebook.com/n4kedatmonuments), ou "Pelado nos Monumentos", traz fotos em lugares como o Salar de Uyuni, na Bolívia; em Sydney, Austrália; Dubrovnik, na Croácia; em frente a torre Eiffel, em Paris; sobre a Muralha da China e nas ruínas de Machu Picchu.

Quem não está achando a menor graça dessa nova brincadeira são as autoridades. Em 2014, pelo menos oito pessoas foram presas pela polícia peruana por terem sido flagrados sem roupa em Machu Picchu, sendo quatro americanos, dois canadenses e dois australianos.

"Existem lugares no mundo em que as pessoas podem ficar nuas, mas nem todos os lugares são apropriados para ficarem pelados", afirmou Alfredo Mormontoy Atayupanqui, diretor de recursos arqueológicos do Ministério da Cultura do governo peruano, em entrevista ao canal de televisão americano CNN. Para ele, a atitude dos peladões é "desrespeitosa" e "ameaça a herança cultural". Avisos contra a prática foram espalhados pelo parque, assim como os seguranças intensificaram a atenção sobre esse tipo de incidente depois do ocorrido. $escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2015/o-israelense-amichay-rab-criador-do-site-my-naked-trip-posa-para-foto-em-machu-picchu-no-peru-o-local-esta-recebendo-atencao-das-autoridades-para-evitar-a-onda-dos-pelados-1433182756508.vm')

O Cambodja também já declarou guerra ao "turismo pelado". Somente esse ano, mais oito turistas foram pegos sem roupas próximos a alguns dos principais pontos turísticos do país, como o templo de Preah Khan e as ruínas de Angkor. Todos foram multados e deportados, sendo proibidos de retornar ao Cambodja por quatro anos.

Mas para aqueles que buscam uma emoção a mais na vida - e os riscos só aumentam a vontade de tirar toda a roupa em locais públicos - o blog do "Naked At Monuments" fez uma seleção com sete lugares pelo mundo para ficar pelado, e o risco que corre em cada uma delas (http://nakedatmonuments.tv/2012/02/13/top-7-historical-monuments/).

Enquanto a Muralha da China está entre os lugares mais fáceis de ficar nu, em Machu Picchu, Hagia Sofia, na Turquia, e as pirâmides de Giza, no Egito, são os pontos mais arriscados para se libertar de suas roupas.