Topo

Sol, praia e churrasco: conheça uma Coreia do Norte que você nunca imaginou

Felipe Floresti

Do UOL, em São Paulo

28/05/2015 07h00

Com a proximidade do inverno, muitos brasileiros já planejam rumar para o hemisfério norte nas férias de meio de ano. Por lá é o verão que está chegando. Mas se as praias de destinos como Califórnia, Miami e Mediterrâneo são muito batidas para você, uma agência de turismo internacional oferece tour para um lugar que com certeza nenhum de seus amigos tem fotos no Facebook. Curta o verão da Coreia do Norte.

Com a gradual redução das restrições para visitar o país, cada vez mais turistas se interessam por conhecer a tão enigmática República Popular Democrática da Coreia. Com o lema de "roteiros econômicos para lugares que sua mãe preferiria que você ficasse longe", a Young Pioneer Tours (algo como "Jovens Pioneiros Excursões" www.youngpioneertours.com), uma agência de expatriados norte-coreanos, organiza viagens para conhecer as atrações turísticas do país.

Para se ter uma ideia de como visitar a Coreia do Norte não é algo corriqueiro, apenas em 2010 os turistas passaram a serem aceitos. Em 2011 a fronteira com a China foi aberta. Em 2012 os estrangeiros deixaram de ter seus celulares e computadores portáteis confiscados ao entrar no território coreano. E somente no ano passado os voos domésticos começaram a operar regularmente.

Vista do lago Sijung, próximo ao Parque Nacional Monte Kumgang - Creative Commons/Clay Gilliland - Creative Commons/Clay Gilliland
Vista do lago Sijung, próximo ao Parque Nacional Monte Kumgang
Imagem: Creative Commons/Clay Gilliland

Não faltam atrativos para conhecer o país. Wonsan e Hamhung na costa leste são os destinos litorâneos mais concorridos. Desfrute praias de água clara, interaja com os locais em um jogo de vôlei na areia e faça um churrasco de frutos do mar em Wonsan. Já em Hamhung, o Majon Resort fica em uma longa e semideserta praia, com trechos de boas ondas para os surfistas, e cercada de florestas.

Para quem busca um contato mais íntimo com a natureza, próximo à Zona Desmilitarizada, na fronteira com a Coreia do Sul, fica o Parque Nacional Monte Kumgang. Com muitas opções de caminhadas e belos cenários, suba a montanha de 1.638 metros.

Por ali ficam alguns dos melhores hotéis do país, nos arredores do lago Sijung, ideal para um mergulho, além de poder fazer um tratamento de beleza com um banho de lama. O roteiro também passa pela capital Pyongyang, com a oportunidade de conhecer pessoalmente como é a vida na Coreia do Norte.

Segundo os organizadores do tour, uma coisa é certa: você não vai encontrar país mais seguro para viajar que a Coreia do Norte. Por ser uma sociedade controlada por leis e costumes rígidos, a criminalidade praticamente inexiste. Em entrevista ao jornal Dailymail, Gareth Johnson conta que nem com a lei que estabelece que todos devem se curvar diante das estátuas dos líderes da Coréia do Norte os turistas devem se preocupar.

Fim de tarde na praia de Hamhung, na Coréia do Norte - Creative Commons/calflier001 - Creative Commons/calflier001
Fim de tarde na praia de Hamhung, na Coréia do Norte
Imagem: Creative Commons/calflier001

"O país é muito compreensivo com a religião das pessoas. Então se você não se sente bem (se curvando às estátuas), pode ficar simplesmente no canto". E completa: "Se trata de respeitar onde você está, a cultura e a tradição do local, como deveria ser em qualquer lugar".

Com área equivalente à metade do estado de São Paulo, a Coreia do Norte exige visto para a entrada. Os tours têm sempre um roteiro preestabelecido, e requer o acompanhamento de guia durante todo o passeio. Para quem ainda espera aproveitar o verão norte-coreano, o roteiro de seis dias pelo país fica €1195 (R$ 4034,32 de acordo com a cotação do dia 20/05). Isso sem contar a passagem aérea até a China, de onde parte o roteiro.

Outra opção é viajar pela empresa britânica Koryo Tours (www.koryogroup.com), que também organiza excursões ao país asiático.