Topo

Enquanto o novo Star Wars não sai, viaje pelas locações dos outros filmes

Uma estátua da cabeça de Darth Vader decora a fachada da Catedral Nacional de Washington, na capital americana  - Creative Commons/ Steve Petrucelli - Creative Commons/ Steve Petrucelli
Uma estátua da cabeça de Darth Vader decora a fachada da Catedral Nacional de Washington, na capital americana
Imagem: Creative Commons/ Steve Petrucelli

Felipe Floresti

Do UOL, em São Paulo

25/05/2015 17h05

O sétimo e tão aguardado filme da saga Star Wars, "O Despertar da Força", tem lançamento mundial previsto para o dia 18 de dezembro deste ano. São mais de dez anos de espera desde o último lançamento da franquia, "Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith", de 2005. Falta pouco, mas para aqueles fãs que não se aguentam mais de ansiedade, um roteiro por quatro continentes visita 23 locações usadas pelos criadores da série para criar os oito planetas diferentes que aparecem nos seis primeiros filmes.

Selecionamos alguns dos mais interessantes (o guia completo pode ser encontrado em inglês no site http://guides.starwarsfactfile.co.uk/travelguide), e incluímos alguns outros que não apareceram na tela do cinema, mas, mesmo assim, provocam arrepios nos aficionados por Star Wars. Que a força esteja com você!

Hotel Sidi Driss, Tunísia

O desértico planeta de Tatooine, onde Luke Skywalker foi criado, na verdade fica na cidade de Matmata, na Tunísia. O filme usou uma tradicional casa construída pelos povos berberes que durante séculos ocuparam parte do norte-africano. Utilizada na produção do "Episódio IV", de 1977, teve a decoração totalmente desfeita após as filmagens, sendo refeita para a filmagem de “Ataque dos Clones”, em 2000.

Hoje o local funciona como um hotel que recebe turistas (na maioria fãs dos filmes) durante todo o ano. A decoração utilizada no longa ainda está toda lá, embora desgastada com o tempo. Não é possível dormir nas salas que serviram de locação para a saga, mas no restaurante do hotel você vai comer como se fosse o jovem Luke Skywalker.

Já as imagens com o exterior da casa foram feitas a 300 km dali, nos arredores da cidade de Tozeur. Lá fica Chott El Jerid, um lago de sal que fica seco boa parte do ano. Foi usado para cenas do deserto. Quem visitar a região, ainda pode conhecer com um pequeno iglu no meio do nada, que foi construído para ser o exterior da casa de Luke, e Mos Espa, uma vila inteiramente criada para servir de cenário da cidade de mesmo nome no "Episódio I: A Ameaça Fantasma", de 1999. Hoje a vila está vazia e abandonada, mas segue bem preservada devido ao fluxo de turistas.

Vale da Morte, Califórnia 

Além da Tunísia, o Vale da Morte, na Califórnia, foi usado como locação para criar o planeta Tatooine, em que Luke Skywalker foi criado  - Creative Commons/ 3nglishN3rd - Creative Commons/ 3nglishN3rd
O Vale da Morte, na Califórnia, foi usado como locação para criar o planeta Tatooine
Imagem: Creative Commons/ 3nglishN3rd

Se boa parte do planeta de Tatooine foi filmada no deserto da Tunísia, algumas cenas para o "Episódio IV: Uma Nova Esperança" foram feitas na Califórnia. Diz a lenda que o criador de Star Wars, George Lucas, não fez imagens suficientes na Tunísia, e teve que correr para o Vale da Morte para fazer as últimas cenas, já no ano de lançamento do primeiro filme, em 1977.

Alguns tours autoguiados levam aos locais onde a saga foi gravada. Ao total, 29 cenas dos "Episódios IV e VI: O Retorno de Jedi" foram realizadas na região. Para saber com detalhes onde cada uma se passou, o site www.panamintcity.com/exclusives/starwars.html mostra exatamente cada um, assim como um mapa para seguir os passos dos personagens dos filmes.

Redwood State Park, Califórnia

Para quem já estiver na Califórnia, a próxima parada é na floresta da lua de Endor, que aparece no "Episódio VI: O Retorno de Jedi". Ela foi filmada no bosque Tall Trees Redwood, na parte norte do Condado de Humboldt. Outras cenas foram gravadas em florestas privadas e públicas nos arredores

Lago Como, Itália 

No "Episódio II: O Ataque dos Clones", de 2002, Anakin Skywalker e Padmé Amidala se isolam em um retiro à beira de um lago em Naboo para consumar o casamento proibido. Apesar do exterior da casa em que ficaram ter sido modificado por computação gráfica, as filmagens foram realizadas na Villa del Balbianello, às margens do Lago Como, na região italiana conhecida como Lombardia.

No "Episódio II: O Ataque dos Clones", de 2002, Anakin Skywalker e Padmé Amidala se isolam em um retiro à beira de um lago em Naboo para consumar o casamento proibido. Apesar do exterior da casa em que ficaram ter sido modificado por computação gráfica, as filmagens foram realizadas na Villa del Balbianello, às margens do Lago Como, na Lombardia - Creative Commons/  Holly Hayes - Creative Commons/  Holly Hayes
As filmagens do "Episódio II: O Ataque dos Clones" foram realizadas na Villa del Balbianello, às margens do Lago Como, na Lombardia
Imagem: Creative Commons/ Holly Hayes

O local é atualmente aberto aos visitantes, que chegam por Lenno, uma cidade vizinha. De lá podem visitar o terraço que aparece no filme com bela vista do lago, vasculhar os jardins e recriar as cenas que aparecem em Star Wars. Para os fãs menos ciumentos, ainda dá para encontrar cenários de outro filme rodado na vila: "007 - Cassino Royale", de 2006.

Para quem está na Itália, pode dar uma passada no Monte Etna, o maior vulcão da Europa, localizado na parte oriental da Sicília. Foi lá que Anakin Skywalker e Obi Wan Kenobi travaram uma épica luta de sabres de luz, no "Episódio III: A Vingança de Sith".

Teatro Chinês, Los Angeles

O famoso cinema em frente a Calçada da Fama, em Hollywood, Los Angeles, está na história de Star Wars como o primeiro lugar onde o filme foi exibido, no dia 25 de maio de 1977. Se você procurar bem, vai encontrar as marcas eternizadas pelos personagens C-3PO, Darth Vader e R2-D2 na calçada, naquele mesmo ano.

Somente em 1984, o criador do filme George Lucas deixou suas marcas na Calçada da Fama, enquanto Harrison Ford, que viveu o personagem Han Solo nos episódios IV ao VI, marcou a calçada em 1992. Aliás, o ator vai reviver o papel no episódio VII, com lançamento previsto para o final do ano.

Catedral Nacional de Washington, EUA 

Talvez esse seja o destino de peregrinação dos fãs de Star Wars mais inusitado. A Catedral Nacional de Washington, na capital americana, começou a ser construída em 1907, muitos anos antes de alguém imaginar que um dia existira um filme com guerras espaciais, robôs, sabres de luz e seres de outro mundo. Suas obras, porém duraram 83 anos, finalizada em 1990.

Mas o que isso tem a ver com Star Wars? É que no ano de 1980 foi realizado um concurso em que crianças desenhariam as esculturas que decorariam as torres da catedral. Christopher Rader foi o terceiro colocado no concurso com um desenho de Darth Vader, que simbolizava a face futura do mal.

A estátua de sua cabeça então foi esculpida por Jay Carpenter e Patrick Plunkett, e posicionada na torre da ala nordeste da igreja. Com a ajuda de um binóculo, devido à altitude, é possível observar a versão mascarada de Anakin Skywalker.