Topo

Mergulho com tubarões e paraíso turco são atrações turísticas em maio

Do UOL, em São Paulo

01/05/2015 07h00

Este mês de maio oferece atrações turísticas que vão de um extremo ao outro no gosto dos viajantes. Quer contemplar calmamente obras-primas de um gênio renascentista em uma jornada pela Itália? Nas próximas semanas, a cidade de Milão sedia a maior exposição sobre Leonardo da Vinci já vista no país da bota.

Prefere pular no oceano e ficar frente a frente com uma das maiores espécies marinhas do mundo? Na Austrália, o Ningaloo Whaleshark Festival leva turistas para mergulhar com tubarões-baleia. 

Entre essas duas pontas, há diversos atrativos espalhados pelo planeta neste mês, que vão do Rock in Rio em Las Vegas a uma exposição dedicada à franquia Star Wars no Madame Tussauds de Londres. Abaixo, confira viagens extremamente interessantes para maio.  

Encontro com tubarões-baleia

Mergulhador nada ao lado de tubarão-baleia - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Maior peixe dos oceanos, o tubarão-baleia recebe uma homenagem especial na Austrália neste mês. Entre os dias 21 e 24 de maio, será realizado em Exmouth, na costa noroeste australiana, o Ningaloo Whaleshark Festival, que celebra a época em que esses enormes seres marinhos (que podem chegar a 18 metros de comprimento) aparecem nas águas da região. Além de proporcionar educação ambiental para os participantes, o evento promove shows musicais, exibições de filmes ao ar livre, apresentações de grupos de dança e diversas atividades lúdicas para crianças. Ah, e é lógico, sessões de mergulho no oceano para ver de perto os tubarões-baleia também fazem parte do cardápio. 

Leonardo em Milão

Pintura a óleo "La Belle Ferronnière", de Leonardo da Vinci - Divulgação/Palazzo Reale - Divulgação/Palazzo Reale
Imagem: Divulgação/Palazzo Reale

Neste mês de maio (e até o dia 19 de julho), a cidade de Milão abriga a maior exposição sobre Leonardo da Vinci organizada na história da Itália. Montada dentro do lindo Palazzo Reale, a exibição reúne diversos desenhos, esculturas, pinturas e manuscritos de autoria do gênio renascentista, trazidos diretamente de alguns dos principais museus do mundo, como o British Museum (em Londres) e o Metropolitan Museum de Nova York. Entre as obras, destaque para a pintura a óleo "La Belle Ferronnière" (de 1496, na foto acima) e o "Homem Vitruviano" (de cerca de 1490). Vale lembrar que Milão também abriga, de modo permanente, uma das obras mais famosas de Leonardo da Vinci: a "Última Ceia", conservada ao lado da igreja Santa Maria delle Grazie. 

Rock in Vegas

Las Vegas, nos Estados Unidos - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Com um cardápio inesgotável de opções de entretenimento, Las Vegas está com uma agenda especial em maio. Além do confronto entre Floyd Mayweather e Manny Pacquiao, considerado a luta de boxe do século e marcada para o dia 2 de maio no MGM Grand Garden Arena, a Cidade do Pecado irá abrigar o festival musical Rock in Rio, com mais de 100 artistas, como Metallica, Bruno Mars e Ed Sheeran, tocando entre cenários que lembram cidades dos EUA, Reino Unido e Brasil. O público esperado é de até 60.000 pessoas por dia de festival. O evento será realizado nos dias 8, 9, 15 e 16 de maio. Vale lembrar que Vegas também oferece espetáculos um pouco menores que o Rock in Rio: hoje, o destino é a única cidade com oito espetáculos do Cirque du Soleil.

Solzinho na Turquia

Turista faz paragliding sobre a praia de Oludeniz, na Turquia - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Em maio o calor chega definitivamente ao Oriente Médio e arredores. Se você tem vontade de aliar aventuras pelas paisagens exóticas da área com momentos de puro ócio (e ainda não se preocupar com questões de segurança), a Turquia é uma ótima opção. Além de ter Istambul, um das cidades mais lindas dessa parte do mundo, o país abriga lindas praias que seguramente estarão banhadas por muito sol neste mês. Entre os destaques do destino estão as praias paradisíacas de Oludeniz (na foto acima) e Bodrum, recheada de lojas e hotéis de luxo e conhecida como a "Saint-Tropez" da Turquia. E se você quiser conhecer mais de um país durante a viagem sem abrir mão de uma linda orla, lembre-se que as ilhas gregas estão logo ali ao lado. 

Star Wars no Madame Tussauds

Escultura do Mestre Yoda em Londres - Divulgação/Madame Tussauds - Divulgação/Madame Tussauds
Imagem: Divulgação/Madame Tussauds

No dia 16 de maio, o museu Madame Tussauds de Londres, na Inglaterra, inaugura uma exibição totalmente dedicada à franquia Star Wars. Serão estátuas retratando, com extremo realismo, 16 personagens dos mais famosos filmes de George Lucas, como a Princesa Leia, Obi-Wan Kenobi, Han Solo, Chewbacca, Mestre Yoda, os Stormtroppers, Luke Skywalker, Darth Vader e Jabba the Hut. O museu também mostrará a reprodução de 11 cenários icônicos de Star Wars, como a Estrela da Morte. A mostra deve ocupar pelo menos dois andares do edifício do Madame Tussauds na capital inglesa. Uma atração imperdível para os amantes desse clássico do cinema.

Encarando Machu Picchu

Machu Picchu (Peru) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Um dos cartões-postas mais conhecidos e fascinantes da América do Sul, o sítio arqueológico de Machu Picchu, no Peru, é um ótimo lugar para ser visitado em maio. Este mês marca o fim da época das chuvas na região, deixando o desafio de encarar a Trilha Inca menos complicado e mais bonito: os vales da área se encontram verdejantes, em um cenário perfeito para as longas caminhadas que Machu Picchu exige. Após visitar as ruínas, não deixe de explorar todos os detalhes coloniais da cidade de Cuzco e, se houver possibilidade, não ignore a capital peruana, Lima, uma cidade onde o turista pode curtir interessantes paisagens litorâneas, deliciosos restaurantes de ceviche e baladas intermináveis. 

Música em Praga

Considerado o maior complexo palaciano do mundo, o Castelo de Praga ocupa uma área de 7,28 hectares da cidade - © Prague Information Service - © Prague Information Service
Imagem: © Prague Information Service

Que tal ter uma overdose de música de qualidade cercado por uma das cidades mais lindas do mundo? Pois, neste mês, isso é possível. A partir do dia 12 de maio, a belíssima Praga, capital da República Tcheca, sedia a 70ª edição do International Music Festival, que aproveita o clima primaveril para promover shows de música clássica, jazz e muito mais. A Filarmônica de São Petersburgo e a principal Filarmônica da República Tcheca estão entre os destaques do evento, que também contará com apresentações teatrais e recitais. O festival trará shows para a cidade de Praga durante todos os dias até o final do mês de maio (e começo de junho).  

Tour pantaneiro

Temporada seca no Pantanal facilita o avistamento de animais, como o jacaré - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Maio marca o começo da época da seca em diversas áreas do Pantanal, com as chuvas diminuindo e o clima ficando mais agradável. O momento deixa a locomoção pelas estradas da região mais fácil e são ótimas as possibilidades para se avistar os animais selvagens que caracterizam a área, como tuiuiús, araras-azuis, tucanos, tamanduás-bandeira, jacarés, cervos e macacos-pregos. Safáris para ver a onça-pintada, a maior estrela do Pantanal, estão entre os atrativos turísticos mais populares dessa região do Centro-Oeste do Brasil. 

Festa mexicana

Mariachis mexicanos - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

O dia 5 de maio é um dos momentos mais importantes do calendário do México: neste dia, comemora-se a vitória, ocorrida em 1862, do Exército Mexicano sobre a França em uma batalha na cidade de Puebla, travada durante a guerra Franco-Mexicana (1861-1867). Se você estiver no México ou nos Estados Unidos durante a data, não deixe de participar dos festejos que celebram o feito militar dos mexicanos. Os festejos trazem desfiles de rua coloridos, apresentações musicais de mariachis e, lógico, muita cerveja, tacos e tequila. Cidades estadunidenses com grande população de origem mexicana, como Los Angeles e San Antonio, são alguns dos melhores lugares para acompanhar a festa.  

Memorial Day

Bandeiras dos Estados Unidos em jardim de Buffalo - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

No dia 25 de maio, cidades por todos os Estados Unidos realizam o Memorial Day, data que homenageia homens e mulheres que morreram enquanto serviam as Forças Armadas estadunidenses. Além de contar com desfiles militares, a data é um feriado nacional em que os moradores dos Estados Unidos saem para as ruas para confraternizar com os amigos. Em Nova York, por exemplo, milhares de pessoas se reúnem no Central Park para fazer piquenique e passear com suas famílias. É um ótima chance para curtir um momento relaxado na frenética Big Apple. Outras cidades com grandes celebrações do Memorial Day são Chicago, Boston e Los Angeles.