Topo

Islândia tem monumento que provoca o "burocrata desconhecido"

A obra é de autoria do artista islandês Magnús Tómasson - Prosepina/Creative Commons
A obra é de autoria do artista islandês Magnús Tómasson Imagem: Prosepina/Creative Commons

Do UOL, em São Paulo

29/04/2015 07h00

Enquanto muitos países têm pomposos monumentos para homenagear os soldados anônimos que morreram nos campos de batalha, a Islândia possui uma obra que lembra (com uma pitada de sátira) um personagem bem mais presente no dia a dia das pessoas: o burocrata.

A estátua é conhecida popularmente como "Monumento ao Burocrata Desconhecido", foi feita pelo artista Magnús Tómasson e mostra apenas a metade inferior do corpo de um homem de terno segurando uma maleta.

A parte superior é uma enorme rocha não esculpida, que muitos interpretam como uma referência ao maçante trabalho que os burocratas têm que enfrentar em suas rotinas. Outros, porém, veem a obra como uma provocação à lentidão tão associada a esses profissionais em todo o mundo. 

O trabalho original de Magnús Tómasson fica escondida atrás de algumas casas na altura do número 6 da via Lækjargata, em Reykjavik, capital da Islândia. Há outro exemplar da obra na orla da cidade (na foto). 

Vale lembrar que, no ranking do Banco Mundial que mede a facilidade de se fazer negócios em 189 países (e que expõe o nível da complexidade burocrática das nações do planeta), a Islândia é o 12º país com ambiente mais amigável para a realização de negócios. O Brasil, por sua vez, está na 120ª posição.

Como deveria ser um monumento ao burocrata desconhecido em terras brasileiras? Deixa sua opinião na área de comentários da matéria.