Topo

Set da trilogia "O Hobbit" celebra um milhão de visitantes na Nova Zelândia

Do UOL, em São Paulo

06/04/2015 15h36

A área onde foram gravadas as sequências dos filmes “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit” na Nova Zelândia completou nesta segunda-feira (6) a marca de um milhão de visitantes. Conhecido como Hobbiton Movie Set, o lugar é uma das atrações turísticas mais visitadas do país.

O milionésimo visitante, o americano Don McCormack, da Califórnia, foi recebido com festa pelo gerente geral do local, Russel Alexander. O sortudo ganhou uma réplica exata do “Anel de Sauron” (The One Ring), um dos símbolos das sagas, e uma garrafa da melhor cerveja da taberna The Green Dragon.

A ocasião marcou também o lançamento mundial do DVD do filme “O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos”, sequência final da trilogia de Peter Jackson, adaptado dos romances de J.R.R. Tolkien.

Desde o início das filmagens da trilogia “O Hobbit”, a Nova Zelândia viu crescer o fluxo de fãs e turistas no país em média 7,8% ao ano, de acordo com dados de fevereiro de 2015. De janeiro a dezembro de 2014, pouco mais de 100 mil visitantes afirmaram que a sequência foi o fator que influenciou na decisão da viagem.

No país, não só o governo como empresas ligadas ao setor turístico têm usado as histórias como tema para várias ações – já fizeram uma instalação com um dos personagens no aeroporto de Wellington e uma companhia aérea do país também já utilizou a temática para um de seus vídeos promocionais.

O detalhismo dos cenários impressiona - até as chaminés das casas dos hobbits têm fumaça saindo, como se um dos simpáticos personagens do Condado estivesse em casa - Divulgação/Hobbiton - Divulgação/Hobbiton
O detalhismo dos cenários impressiona - até as chaminés das casas dos hobbits têm fumaça saindo
Imagem: Divulgação/Hobbiton

De pasto a Terra-Média

Tudo começou em 1998, quando um produtor de locações conheceu a fazenda de Russel Alexander. Na época, o local era apenas uma pastagem verde em uma estrada tranquila da Nova Zelândia, onde o proprietário vivia com sua família e criava 13 mil ovelhas e 400 cabeças de gado.

O diretor Peter Jackson criou, então Hobbiton, área onde ficariam as casas dos hobbits nos filmes da trilogia “O Senhor dos Anéis”. Em dezembro de 2002, Alexander já conduzia passeios turísticos no set de filmagem, que mais tarde, entre 2009 e 2011, foi reconstruído com materiais permanentes para os filmes da trilogia “O Hobbit”.

Com duração de duas horas, o tour mostra aos visitantes cerca de 44 Hobbit Holes escavados na encosta verde de Waikato, pomares, a Party Tree e o campo de festas, encerrando com uma caneca de cerveja na taberna The Green Dragon.

“Eu posso, honestamente, dizer que nunca nos meus sonhos mais loucos pensei que isso se tornaria tão grande. Desde que começamos, em 2002, realizando alguns passeios em nossa van pequenininha, para onde estamos agora é um presente muito impressionante e verdadeiro para a grande equipe que temos aqui no Hobbiton Movie Set", celebrou Alexander.