Topo

Jornal britânico alerta turistas: Rio tem o oitavo pior trânsito do mundo

Cartão-postal do Rio, a avenida Atlântica é via de trânsito intenso - Alessandro Costa/Agência O Dia/Estadão Conteúdo
Cartão-postal do Rio, a avenida Atlântica é via de trânsito intenso Imagem: Alessandro Costa/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

06/04/2015 10h06

A seção de turismo do jornal britânico "The Telegraph" acaba de publicar um ranking das "cidades com o pior trânsito no mundo". No top 10 da lista, aparecem dois destinos brasileiros: Rio de Janeiro (em oitavo lugar) e Recife (na quinta posição).

"Ficou preocupado com o trânsito durante o feriado da Páscoa? Dê graças a Deus que você não vive em uma dessas cidades", diz a reportagem a seus leitores viajantes. 

O ranking do "Telegraph" se baseou em dados levantados pela empresa holandesa TomTom, fabricante de sistemas de navegação por GPS para automóveis que, periodicamente, realiza pesquisas sobre o nível de congestionamento nas ruas das principais cidades do planeta.  

"As coisas têm melhorado no Rio de Janeiro, graças aos investimentos feitos para a Copa do Mundo da Fifa e para os Jogos Olímpicos do ano que vem. Mas a cidade ainda está entre os locais com o pior trânsito do mundo", afirma o jornal.

Sobre Recife, o "Telegraph" diz: "a cidade ganha do Rio como a mais congestionada na América do Sul". 

O cenário, porém, pode ser pior: a matéria publicada pelo "Telegraph" só leva em conta o congestionamento durante a hora do rush nas cidades analisadas. Em um relatório da empresa TomTom que analisa o tráfego de veículos durante o dia inteiro, o Rio de Janeiro aparece como a cidade dona do terceiro pior trânsito do mundo (com as pessoas perdendo, em média, 100 horas por ano paradas nos congestionamentos). Salvador fica em quinto lugar e Recife, na sexta posição. 

Istambul (Turquia), Cidade do México, Moscou (Rússia), São Petersburgo (Rússia) e Bucareste (Romênia) estão entre as outras metrópoles que figuram entre os lugares mais congestionados do planeta. 

Curiosamente, São Paulo não aparece no topo de nenhum dos rankings.