Topo

Sonhando com as férias? Viaje com a ajuda do cinema

Felipe Floresti

Do UOL, em São Paulo

05/04/2015 09h00

Jornada de moto pela América do Sul, rota de vinhos pela Califórnia, caminhada por Viena ou um mochilão pelos EUA. Você não está se aguentando de vontade de viajar e ainda falta muito para as férias? Para te ajudar a superar esse momento tão difícil, preparamos uma lista de filmes que dão um pouquinho do gosto de cair na estrada. Quem sabe, de quebra, você não se inspira para o dia em que finalmente puder se aventurar por aí.

A Itália em "Sob o sol da Toscana"

top 10 viajar pelos filmes - A Itália em "Sob o sol da Toscana" - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Após o fim do seu casamento, a escritora Frances Mayes precisava de um tempo longe dos Estados Unidos e adquiriu uma chácara na pequena cidade de Cordona, na Toscana, para descansar e terminar seu novo romance.

Logo ela se apaixonou pelo clima ameno, a comida deliciosa e a vida tranquila, até que encontrou um novo amor. A história real da escritora virou filme, chamando ainda mais a atenção dos turistas à charmosa localidade, tradicional por seus vinhedos.

A casa da escritora, conhecida como Villa Bramasole, é frequentemente visitada por fãs dos seus livros. A casa que serviu de locação para o filme fica perto dali e está disponível para aluguel (http://www.italianvillas.com/villa.aspx?villa=112033#pics). Outros lugares, como a igreja central, com sua escadaria de pedras, a praça Garibaldi e o teatro Signorelli são outras atrações da cidade de pouco mais de 22 mil habitantes.

A Califórnia em “Sideways” 

top 10 viajar pelos filmes - A Califórnia em “Sideways” - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Dois homens de meia idade resolvem fazer uma viagem de carro para comemorar a despedida e solteiro de um deles. O enredo desse filme independente de 2004 se torna mais interessante quando se observa a trajetória percorrida pelos dois: o Vale de Santa Ynez. A região no condado de Santa Bárbara, na Califórnia, é uma das principais produtoras de vinho do mundo.

Durante a viagem os dois entram em crises existenciais, se apaixonam, bebem muito e deixam os telespectadores cheios de desejo de conhecer a bela região e degustar o melhor da produção vinícola local.

A América do Sul em “Diários de Motocicleta” 

top 10 viajar pelos filmes - A América do Sul em “Diários de Motocicleta”  - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Uma despretensiosa viagem de dois amigos argentinos, subindo de moto a América do Sul, foi o início da trajetória do famoso revolucionário marxista Ernesto “Che” Guevara. Partindo de Buenos Aires, Argentina, os dois seguiram até o litoral chileno e rumaram para o norte, chegando meses depois até a cidade de Letícia, Colômbia, na tríplice fronteira com Brasil e Peru.

O caminho percorrido no ano de 1952, apesar de ser repleto de belezas naturais, chamou atenção do argentino pela pobreza, opressão e desrespeito aos direitos humanos, servindo de motivação para sua luta. A história foi escrita em livro pelo próprio Che, e virou filme pelas mãos do diretor brasileiro Walter Salles.

Até hoje o caminho motiva jovens viajantes a seguir o mesmo roteiro, com direito até a agências de viagem que exploram comercialmente o trajeto percorrido pelo revolucionário, principalmente na Argentina e na Bolívia, onde Che foi morto anos depois.

 A Europa em “Eurotrip” 

top 10 viajar pelos filmes - A Europa em “Eurotrip” - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Quem nunca sonhou em fazer um mochilão pelos países da Europa? Se a oportunidade ainda não apareceu, é possível sentir o gostinho no filme Eurotrip. Isso se sua ideia de férias perfeitas envolver bebedeira, drogas, sexo e nenhuma programação cultural.

No típico besteirol americano, um jovem parte em busca da namorada virtual, acompanhado de outros três amigos. O enredo é repleto de estereótipos, como na confusão com hooligans em Londres ou na busca por drogas e sexo em Amsterdã. A viagem ainda passa por Paris, Bratislava, Berlim e Roma. Caso você seja muito velho para se inspirar com um filme como esses, pelo menos pode acabar dando algumas risadas.

Itália, Índia e Indonésia em “Comer, rezar e amar” 

top 10 viajar pelos filmes - Itália, Índia e Indonésia em ?Comer, rezar e amar? - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Inspirado no livro homônimo de Elizabeth Gilbert, a protagonista do filme, vivida por Julia Roberts, parte em uma jornada de autoconhecimento. Na primeira parada, descobre o prazer da gastronomia na Itália, passando por Roma e Nápoles.

Depois parte para a Índia, onde conhece o poder da oração. As filmagens foram realizadas no Ashram Hari Mandir, em Pataudi. Por fim, encontra o amor com um brasileiro, vivido no cinema por Javier Barden, na ilha de Bali, na Indonésia. A cidade de Ubud e uma praia próxima à vila de Pecatu, no sudeste da ilha, são os lugares encantadores mostrados na película.

A Áustria em “Antes do Amanhecer” 

top 10 viajar pelos filmes - A Áustria em “Antes do Amanhecer”  - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Em uma viagem de trem entre Budapeste e Paris, dois jovens se conhecem e apaixonam. O problema é que ambos tinham que voltar para seus países de origem no dia seguinte. Assim o americano Jesse convida a francesa Céline para descerem em Viena, aproveitarem a noite juntos, e seguirem seus destinos no outro dia.

O que se sucede é um longo passeio pelas ruas da charmosa capital austríaca, com direito a belas imagens do rio Danúbio e da praça Maria Theresien. Nove anos depois uma sequência do filme foi feita com os dois mesmos protagonistas, vividos por Ethan Hawke e Julie Delpy, dessa vez em um passeio pelas ruas de Paris. No terceiro da série, em 2014, eles fazem uma viagem até Messênia, na Grécia. 

A Índia em “The Best Exotic Marigold Hotel” 

top 10 viajar pelos filmes - A Índia em “The Best Exotic Marigold Hotel” - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Um grupo de aposentados britânicos resolve deixar a cara Inglaterra para viver com luxo e conforto em um hotel na Índia. Ao chegarem, porém, o local estava longe de ser o que eles achavam. O choque cultural impacta o grupo, que tem que se adaptar a uma nova vida já na velhice, descobrindo aos poucos a compartilhar experiências e viver sob novos valores na exótica Índia.

Baseado no romance “These Foolish Things” de Deborah Moggach, o filme foi quase todo filmado no estado indiano de Rajasthan, incluindo as cidades de Jaipur e Udaipur. Um hotel equestre originalmente construído para ser o palácio do líder da vila de Khempur foi escolhido para se transformar no hotel em que viviam.

Os EUA em “Na Natureza Selvagem” 

top 10 viajar pelos filmes - Os EUA em “Na Natureza Selvagem”  - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Mais do que um destino especifico, o filme e livro que conta a trajetória de Chris McCandless inspira todo mochileiro que sonha em deixar emprego e formalidades para trás para se aventurar pelo mundo.

No longa, o jovem cruza os Estados Unidos até o Alasca. As coisas, porém, não ocorrem como McCandless esperava. Em um dos locais mais selvagens do Estado americano, perto do parque Nacional Denali, ele fica preso pela cheia de um rio e, sem comida, acaba morrendo de inanição no ônibus abandonado em que viveu os últimos quatro meses de sua vida.

O local virou ponto de peregrinação de viajantes inspirados pela saga de McCandless, que seguem cerca de 60km por uma antiga estrada, chamada Stamped Trail, para prestar suas homenagens ao jovem.

Barcelona em “Vicky, Cristina, Barcelona” 

top 10 viajar pelos filmes - Barcelona em “Vicky, Cristina, Barcelona” - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Como o nome diz, o filme escrito e dirigido por Woody Alen se passa todo na capital da Catalunha. No enredo, duas americanas, Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson), decidem passar o verão em Barcelona, onde se envolvem com o artista plástico Juan Antonio (Javier Bardem), que mantém um relacionamento com María Elena (Penélope Cruz).

A sexy trama se desenrola tendo a cidade como pano de fundo, com passagens por alguns de seus principais pontos turísticos, como Park Guell, La Pedrera e a Sagrada Família. Os governos de Barcelona e da Catalunha contribuíram com a produção do filme, garantindo destaque à cidade.

O Canadá em “Uma Semana” 

top 10 viajar pelos filmes - O Canadá em “Uma Semana” - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O Canadá é destaque no filme estrelado por Joshua Jackson. O protagonista, Ben Taylor, descobre que está com câncer e, em vez de buscar tratamento, resolve pegar sua moto e partir de Toronto, onde vivia, e cruzar o país até chegar a Vancouver.

Durante a jornada, ele passa por cenários incríveis do sul canadense. Uma curiosidade é que ele para em cidades conhecidas por ter recordes diversos, como a maior moeda - em Sudbury, o maior bastão de hóquei - em Duncan - e o maior esqueleto de Tiranossauro Rex - em Alberta. A trilha sonora também é toda canadense, completando o pacote nacionalista.