Topo

Serviço de aluguel de imóveis para turistas, Airbnb começa a operar em Cuba

Já há cerca de 600 residências de Havana cadastradas no Airbnb - Getty Images
Já há cerca de 600 residências de Havana cadastradas no Airbnb Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/04/2015 11h18Atualizada em 02/04/2015 13h31

Cuba está definitivamente entrando na rota do mundo globalizado. A mais recente novidade relacionada à ilha dos irmãos Castro é que, a partir de agora, turistas dos Estados Unidos que visitam o país caribenho poderão se hospedar no sistema de aluguel de residências do site Airbnb, hoje uma das mais populares formas de alugar casas, apartamentos e quartos no mundo.

Uma busca por opções de hospedagem em Havana pelo Airbnb, por exemplo, já mostra quase 600 residências disponíveis para locação, com diárias que custam, em média, US$ 35. Por toda a ilha, já há mais de mil locais cadastrados no site para receber turistas, a maioria casas de famílias cubanas que podem ser avaliadas a partir de fotos e descrições feitas pelos seus donos. 

O serviço, infelizmente, ainda não está disponível para viajantes que moram no Brasil. De acordo com a assessoria de imprensa do Airbnb no Brasil, há planos da companhia em expandir o aluguel de imóveis em Cuba para turistas de todo o mundo, mas ainda não há uma previsão concreta de quando isso pode ocorrer.

Antes da recente retomada das relações diplomáticas entre Cuba e Estados Unidos, era proibido para uma empresa norte-americana como o Airbnb realizar tal negócio na ilha. Mesmo com essa abertura, turistas americanos só poderão realizar o aluguel se estiverem enquadrados em uma das doze categorias permitidas pelo governo dos Estados Unidos - entre elas estão estudo, pesquisa e trabalho.

Página do Airbnb mostra residências disponíveis para turistas em Havana - Reprodução/Airbnb - Reprodução/Airbnb
Página do Airbnb mostra casas e apartamentos disponíveis para turistas em Cuba
Imagem: Reprodução/Airbnb

De acordo com a agência de notícias Associated Press (AP), a empresa que controla o site esteve durante três meses no território cubano para ajudar no cadastro das hospedagens em seu sistema.

"Nós achamos que Cuba pode se tornar um dos principais mercados do Airbnb na América Latina", disse à AP o diretor do site, Kay Kuehne. "Nós vamos aproveitar uma cultura de microempreendedorismo que já existe em Cuba, onde este tipo de hospedagem é oferecido há décadas".

Desde os anos 1990, hospedar-se em casas de família é uma opção disponível e atraente para os turistas na ilha. Agora, com o Airbnb, a busca por um lugar ideal para passar uma boa noite de sono em lugares como Havana, Cienfuegos e Santa Clara tem chances de ficar mais fácil (pelo menos para os estadunidenses). 

Porém, como a internet em Cuba ainda é precária, é necessário esperar um tempo para ver se o sistema online de reservas e pagamentos do Airbnb irá funcionar corretamente.