Topo

Abril é mês de festas e paisagens floridas pelo mundo; escolha sua viagem

Do UOL, em São Paulo

01/04/2015 08h00

Primavera no Hemisfério Norte, devoção religiosa na Semana Santa e homenagens a monarcas na Europa fazem de abril um mês interessantíssimo para viajar: trata-se de uma época que mistura com maestria, como quase nenhuma outra, os espetáculos da natureza com algumas das manifestações humanas mais fascinantes do ano.

Se o real desvalorizado não assusta e você pensa em viajar nas próximas quatro semanas, espere encontrar climas agradáveis em lugares como o Mediterrâneo e em diversas regiões dos Estados Unidos. Se o plano é ficar no Brasil, aproveite os feriados do mês que lhe darão tempo para relaxar e curtir belas paisagens no território nacional.

Veja abaixo alguns destinos que merecem estar na lista do turista em abril. 

Via-crúcis em Jerusalém

18.abr.2014 - Fiéis cristãos fazem o trajeto pela Via Dolorosa como parte da celebração da Sexta-Feira Santa na Cidade Velha, em Jerusalém - Ammar Awad/Reuters - Ammar Awad/Reuters
Imagem: Ammar Awad/Reuters

A Semana Santa é um dos períodos mais marcantes deste mês de abril e diversos eventos pelo mundo relembram o calvário e a ressurreição de Cristo. Seja você devoto ou não, o lugar mais interessante para ver essa manifestação religiosa de perto é a cidade de Jerusalém, que abriga o que seria o trajeto da via-crúcis de Jesus: trata-se de um caminho de 600 metros que cruza o centro histórico da cidade israelense e que passa por 14 estações do calvário. Durante a Semana Santa, o trajeto fica repleto de peregrinos emocionados e diversas missas especiais são realizadas nas históricas igrejas locais. O caminho da via-crúcis, porém, também pode ser feito fora da Semana Santa, guiados por diversas ordens religiosas de Jerusalém (como a dos franciscanos) e que vão até a Igreja do Santo Sepulcro. 

Semana Santa pelo mundo

Artistas vendem suas obras na concorrida feira de artesanatos de Ouro Preto, localizada à frente da igreja São Francisco de Assis - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Entretanto, não é preciso ir muito longe para admirar de perto o poder da Semana Santa. País devoto, o Brasil também oferece diversas celebrações na época da Páscoa, e o melhor lugar para vê-las como turista são as cidades históricas do Sudeste e Nordeste. A paisagem colonial e as lindas igrejas de lugares como Ouro Preto (MG, na foto), Diamantina (MG) e Olinda (PE) oferecem um cenário perfeito para acompanhar, a pé, as procissões e missas da data. Na chamada Nova Jerusalém, a 185 km de Recife, é realizada, até o dia 4 de abril, a mais famosa encenação da Paixão de Cristo do país, em um teatro a céu aberto de 100 mil m² com nove palcos e muitos atores famosos. No exterior, cidades como Sevilha (Espanha), Braga (Portugal) e o Vaticano estão entre os destinos com as celebrações mais fervorosas.

Litoral da Europa sem muita muvuca

Dubrovnik - Croácia - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Em abril muitos destinos da Europa, principalmente na região mediterrânea, começam a ganhar um agradável clima de calor. Trata-se de uma época perfeita para curtir praia de locais como Grécia, Portugal, Espanha, Itália, França e Croácia sem as multidões e sol sufocantes vistos em meados do ano, principalmente em julho e agosto. Entre os destinos mais atrantes da área estão a ilha espanhola de Mallorca, o litoral da Sicília, as faixas de areia chiques da Côte d'Azur, as ilhas gregas e os balneários croatas de Susak e Nin (se estiver na Croácia, também não deixe de visitar a fascinante cidade histórica de Dubrovnik, na foto). Nos Estados Unidos, por sua vez, já é possível pegar clima propício de praia em destinos como Miami Beach e a costa da Califórnia.

Eventos do Hemisfério Norte

Robert De Niro, co-fundador do Festival de Cinema de Tribeca - Lucas Jackson / Reuters - Lucas Jackson / Reuters
Imagem: Lucas Jackson / Reuters

A primavera no Hemisfério Norte começou no dia 20 de março e, durante o mês de abril, diversas cidades de Estados Unidos e Europa celebram a chegada da época. A felicidade que toma conta desses destinos motiva a realização de uma série de festas de rua e eventos culturais que com certeza vão encantar o turista. Na cidade de Londres, por exemplo, será realizada no dia 11 de abril a tradicional competição de remo entre as universidades de Oxford e Cambridge, nas águas entre Putney e Mortlake. Já em Nova York, na região de Lower Manhattan, será realizado, entre 15 e 26 de abril, um dos mais cultuados festivais de cinema do mundo: o Tribeca Film Festival, com mais de 1.000 filmes e público esperado de 400.000 espectadores. Um dos idealizadores do evento é o ator Robert De Niro.

Flores pelo mundo
Keukenhof | Lisse (Holanda): Inaugurado em 1949, na pequena cidade de Lisse, é o maior jardim de flores do mundo, levando a fundo a tradição holandesa de produção e exportação de flores. Anualmente são plantadas cerca de sete milhões de novas flores no colorido jardim - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Lindas flores colorem a paisagem de diversos países pelo mundo em abril. Na cidade holandesa de Lisse, a 30 quilômetros de Amsterdã, fica aberto durante o mês inteiro (e até o dia 17 de maio), o parque Keukenhoff (na foto), que abriga nada menos que sete milhões de flores, a maioria no auge de sua beleza nestas próximas quatro semanas. É uma grande chance para o turista ver de perto as fascinantes tulipas holandesas. Já no Japão, é época de andar pelos parques e admirar as flores de cerejeira, em uma das paisagens mais românticas do mundo. Na Índia, por sua vez, a região montanhosa de Sikkim fica coberta de rododendros, que podem ser melhor apreciados no Varsey Rhododendron Sanctuary, um paraíso ecológico de 104 quilômetros quadrados perto da fronteira com o Nepal.

Viajar no feriado de Tiradentes

Turista aprecia a vista do mirante do Morro do Castelo - Felipe Floresti/UOL - Felipe Floresti/UOL
Imagem: Felipe Floresti/UOL

O feriado do Dia de Tiradentes (21 de abril) cai numa terça-feira em 2015, dando a chance para que muita gente emende a data com o fim de semana e consiga curtir um período de folga de quatro dias. Se o ânimo para se aventurar estiver lá em cima, vale a pena visitar alguma das famosas Chapadas brasileiras (como Diamantina, Veadeiros e Guimarães). O clima já estará mais seco e o calor, mais ameno, criando um clima ideal para as longas caminhadas que tais destinos exigem. Quatro dias podem não ser suficientes para ver toda a beleza que os lugares têm para oferecer, mas com certeza permitirão visitas a alguns belos cartões-postais dessas regiões. Em 21 de abril também se comemorará os 55 anos de Brasília: a capital será palco de diversos shows musicais e outros eventos públicos.

Deserto de sal espelhado

América do Sul: A exceção fica por conta de Peru e Bolívia. É temporada de chuva nas principais atrações turísticas dos dois países. Em Machu Picchu não é raro que as fortes chuvas causem interrupção de estradas e caminhos, tornando consideravelmente mais difícil (mas não impossível) fazer passeios como o do Caminho Inca. A alternativa é seguir para o litoral do país, onde a temporada alta segue o padrão dos países vizinhos. Já no Salar de Uyuni, a chuva impossibilita adentrar - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

O Salar do Uyuni, deserto de sal que é um dos passeios mais aventurescos e fascinantes oferecidos pela Bolívia, se torna um destino ainda mais atrante em abril. Este mês apresenta uma das últimas oportunidades para se ver um dos fenômenos mais fascinantes do local: as chuvas estão terminando de cair sobre esta área branca de 12.000 quilômetros quadrados a 3.600 metros de altura, deixando o solo espelhado e refletindo tudo à sua volta. O fenômeno deixa o turista com a impressão de estar no céu e cria oportunidades para fotografias incríveis. Mas caso não dê para presenciar isso, não se preocupe: o Salar “seco”, cercado por montanhas e lagoas coloridas, também merece pelo menos três dias de suas férias.

Música na Califórnia

18.abr.2014 -A cantora Ellie Goulding se apresenta no primeiro dia do segundo final de semana do festival Coachella na Califórnia, nos Estados Unidos - Christopher Polk/Getty Images - Christopher Polk/Getty Images
Imagem: Christopher Polk/Getty Images

No mês de abril, o estado norte-americano da Califórnia será palco de um dos acontecimentos musicais mais importantes do ano: o festival Coachella. Realizado na cidade de Indio, o evento terá apresentações de astros da música como AC/DC, Jack White, Tame Impala, Interpol e David Guetta, além de uma série de artistas desconhecidos do grande público, mas de grande qualidade. Há pouquíssimos ingressos ainda disponíveis, mas vale o esforço (e o preço salgado) para quem quiser curtir um dos eventos mais legais da Califórnia. O Coachella será realizado nos dias 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de abril.

Balada para o monarca

Celebração do Dia do Rei em Amsterdã, na Holanda - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

No dia 27 de abril, a Holanda celebra uma das datas mais importantes do seu calendário: o Dia do Rei, que homenageia o aniversário do atual monarca do país, o rei Willem-Alexander. Mas não pense que se trata de um evento cheio de frescuras reais: no dia 27, os holandeses se vestem com roupas cor de laranja (a cor oficial da casa real holandesa) e transformam as ruas de Amsterdã em uma animadíssima festa ao ar livre, com milhares de pessoas se divertindo com música, cerveja, eventos culturais e até sobre os barcos que cruzam os canais da capital holandesa.

Trilha mortal reaberta

Caminito del Rey, na Espanha - Creative Commons - Creative Commons
Imagem: Creative Commons

Considerado por muito tempo a “trilha mais perigosa do mundo”, o Caminito del Rey, na Espanha, ficou fechado nos últimos anos após a morte de cinco turistas que tentaram atravessá-lo. O destino foi reaberto no final de março e promete “bombar” de visitantes neste mês de abril. O caminho que pode ser percorrido pelo público fica entre diversos desfiladeiros e está situado a cerca de 100 metros de altura. Antes precária (como vista nesta foto), agora a trilha exibe uma nova passarela e o capacete será obrigatório. A atração (que definivamente não é para quem tem vertigem) fica na província de Málaga, na região da Andaluzia, no sul da Espanha.