Topo

Desafiando a gravidade, casas de ponta-cabeça são atrações turísticas

Do UOL, em São Paulo

31/03/2015 15h18

Sua cidade anda muito pacata? Os turistas não têm muito interesse por ela? Temos a solução: basta construir uma casa de ponta-cabeça. Eu sei que esse papo é estranho, mas é o que diversas cidades ao redor do mundo têm feito para atrair visitantes. Na Sibéria, nos arredores das Cataratas do Niágara, na Áustria, Polônia, Alemanha, Malásia, todos têm uma casa ao contrário para chamar de sua.

O que mais impressiona é o interior das construções, onde tudo segue o conceito. Seja na mesa posta para o jantar, no carro da garagem, ou nas cortinas do banheiro. Tudo permanece estático, como se o visitante que estivesse quebrando a lei da gravidade. Relatos de quem já visitou alguma dessas casas revelam que pode ser bem perturbador passar muito tempo vendo o mundo de ponta cabeça.

Um exemplo é a versão polonesa, uma casa em estilo comunista dos anos 70, que demorou 114 dias para ser concluída. O tempo foi cinco vezes maior do que o previsto, já que durante o processo, os operários começaram a sentir vertigens e confusão, precisando parar as obras de tempos em tempos para se recuperarem.