Topo

Em Moçambique, Alemanha ou na Colômbia, conheça ilhas-cidades pelo mundo

Felipe Floresti

Do UOL, em São Paulo

29/03/2015 08h30

Os astecas saíram de uma ilha artificial para fundar um grande Império. Outro povo aproveitou a posição privilegiada para virar potência medieval. Por outro lado, há aqueles que são obrigados a conviver com o tumulto de um espaço apertado. A vida em uma ilha traz peculiaridades que só quem vive cercado de água por todos os lados sabe. Conheça algumas das mais interessantes e curiosas ilhas-cidades que existem pelo mundo.

Cidade Hanseática de Lübeck – Alemanha 

Cidade Hanseática de Lübeck, na Alemanha - Cidades-ilha pelo mundo - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A liga Hanseática era uma aliança de cidades mercantis que manteve um monopólio comercial sobre todo o norte da Europa entre os séculos 13 e 16. A capital dessa espécie de bloco econômico medieval ficava em uma pequena ilha formada pelo rio Trave.

Apesar de ter sido parcialmente destruída durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade antiga de Lübeck conserva boa parte das construções do período áureo da liga Hanseática, como as igrejas de São Pedro e de Santa Maria, a catedral de Lübeck, e o Gründungsviertel, um bairro no alto de um morro onde os ricos mercadores da época mantinham suas casas.

Também se destaca o Portão de Holstentor (à direita na foto), construção de estilo gótico que marca a entrada da cidade. A cidade antiga de Lübeck é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1987.

Ilha de Moçambique – Moçambique 

Ilha de Moçambique, Moçambique - Cidades-ilha pelo mundo - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Antigo ponto de parada na rota que levava os navios portugueses à Índia, essa ilha com cerca de 3 km de comprimento e 400 m de largura deu origem ao nome do país. Situada em frente à baía de Mossuril, foi a primeira capital de Moçambique.

Ela guarda um valoroso patrimônio arquitetônico, que mistura fortificações portuguesas, com construções indianas e árabes, que ocupavam a ilha já em 900 d.C. Aproximadamente 15 mil habitantes vivem hoje na ilha, que é dividida na metade entre as casas feitas de pedra e as de macuti, como são chamados os tetos de palha de coqueiro.

Considerada Patrimônio Mundial desde 1991, tem no forte de São Sebastião, construído no século 16, sua principal atração turística.

Key West – EUA 

Key West, EUA - Cidades-ilha pelo mundo - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Ao sul do estado da Flórida, nos Estados Unidos, um arquipélago com 1.700 ilhas invade o mar do Caribe, formando algumas das praias mais bonitas do país. A última ilha habitada é Key West, a cidade mais ao sul dos EUA, a apenas 144 km de Cuba.

São cerca de três horas de carro para chegar à ilha desde o continente, já que uma estranha rodovia liga diversas ilhas do arquipélago, contrastando com a beleza natural da região. Além da praia, uma atração na ilha é a Praça Mallory, onde todos os dias turistas, artistas de rua e barraquinhas de comida disputam espaço para observar o pôr-do-sol.

Lindau – Alemanha 

Lindau, Alemanha - Cidades-ilha pelo mundo - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

No sul da região alemã conhecida como Bavária, próxima a uma margem do lago Constanse, a pequena ilha de Lindau é atração. Com edificações que datam do ano 882, tem em sua arquitetura medieval seu principal encanto, além das belezas naturais da região próxima aos Alpes e da fronteira tríplice com Áustria e Suíça.

É ligada ao restante da Alemanha por uma rodovia e uma ferrovia construída em 1853, para ligar a ilha à Munique. A pequenina cidade tem o porto como seu principal cartão postal. Construído em 1856, é famoso pela escultura de um leão em sua entrada e pelo único farol da Bavária.

Malé – Maldivas 

Malé, Maldivas - Cidades-ilha pelo mundo - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Em meio ao Oceano Índico, 1.190 ilhas formam as Ilhas Maldivas. Dessas, apenas 203 são habitadas. Malé, a maior delas, é a capital do país. É considerada uma das ilhas mais densamente povoadas do mundo, já que são apenas 1,7 km de comprimento e 1 km de largura para abrigar uma população de cerca de 80 mil pessoas.

Não sobra espaço para nada, tanto que o lixo produzido na ilha é transportado para atóis vizinhos, dando origem a novas ilhas. O aeroporto internacional de Malé foi assim construído. Abriga a sede do governo e o maior centro de negócios do país, embora cerca de 90% da economia seja baseada no turismo. Para conhecer Malé, poucas horas são suficientes. Depois o mais recomendável é pegar o transporte para conhecer o paraíso nas outras centenas de ilhas da região.

Mexcaltitan – México 

Mexcaltitan, México - Cidades-ilha pelo mundo - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Uma pequena ilha em um lago formado pelo rio San Pedro, perto da costa mexicana com o Pacífico, vive repleta de mistérios. A começar por sua origem. Sabe-se que ela é obra da mente e mãos humanas, mas não se sabe quando a ilha foi criada nem quem é o responsável por isso.

A lenda conta, porém, que se trata da lendária Aztlán, de onde o povo asteca migrou em 1091 para fundar Tenochtitlan, no que hoje é a Cidade de México, dando origem ao império. A cidade também é conhecida como a Veneza da América Latina, já que é inundada durante as cheias dos rios e tem suas ruas transformadas em canais. 

Nesebar – Bulgária 

Nesebar, Bulgária - Cidades-ilha pelo mundo - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Chamada de "a pérola do Mar Negro", Nesebar é o principal destino de veraneio na costa búlgara, repleta de imponentes resorts. Mas nem sempre foi assim. Fundada no século 6 a.C., tem um passado de dominação pelos impérios Bizantino e Otomano, que deixaram marcas na pequena cidade.

Nesebar nem mais ilha é, já que uma conexão de terra feita pelo homem a transformou em uma península. Mas nada que tire seu encanto desta cidade considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1983.

Santa Cruz del Islote – Colômbia 

Santa Cruz del Islote, Colômbia - Cidades-ilha pelo mundo - Divulgação/puntafaro.com - Divulgação/puntafaro.com
Imagem: Divulgação/puntafaro.com

Dizem que em Santa Cruz del Islote, no Caribe colombiano, as pessoas dormem tão juntas que sonham o mesmo. Ela é conhecida por ter a maior densidade populacional do mundo, já que nela vivem 1.250 habitantes em uma área pouco maior que um campo de futebol.

Parte do Arquipélago de San Bernardo, na ilha fundada no século 19 por pescadores tudo é tão apertado que até a igreja, cemitério e campo de futebol são emprestados da ilha vizinha. São 90 casas na ilha, duas lojas, um restaurante e uma escola, tudo cercado pelo belo mar do Caribe.

Trogir – Croácia 

Trogir, Croácia - Cidades-ilha pelo mundo - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

No Mar Adriático, espremida pela parte continental da Croácia e a ilha de ?iovo, estão os mais bem preservados exemplos da arquitetura românica-gótica da Europa Central. A ilha de Trogir guarda em sua história mais de 2.300 anos de contínua ocupação urbana, sofrendo ao longo do tempo influência de gregos, romanos e venezianos.

Sua grande concentração de palácios, igrejas, torres e fortes em uma ilha tão pequena a alçou à Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1997. Destaque para a igreja de São Lourenço, cujo portal é a principal referência da arquitetura na Croácia.

Tromsøya – Noruega 

Tromsøya, Noruega - Cidades-ilha pelo mundo - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Por volta do ano de 890, o líder viking Ohthere afirmou ter chegado mais ao norte que qualquer norueguês. Ele estava em Tromsø, uma cidade localizada 350 km acima do Círculo Polar Ártico. A partir daí a região começou a ganhar cada vez mais habitantes, ocupando principalmente a ilha que hoje abriga o centro da cidade, Tromsøya.

Com pouco mais de 30 mil pessoas vivendo por lá, a ilha tem boa parte das casas construídas em madeira, sendo a mais antiga de 1789. Também é conhecida por sua efervescência cultural, com diversos festivais de música e cinema.