Topo

Da Rússia aos EUA em uma jornada pelas mais longas rotas de trem do mundo

Felipe Floresti

Do UOL, em São Paulo

08/03/2015 07h00

Oito países. 21 dias. 13 mil quilômetros. O maior trajeto de trem do mundo foi inaugurado no fim de 2014, ligando a cidade de Yiwu, no leste da China, à capital da Espanha, Madrid. Mas se aventurar nessa viagem não é para qualquer um, já que o caminho foi aberto exclusivamente para o transporte de carga. Para aqueles que sonham em se internar em um trem, vendo a paisagem (e a vida) passar ao longo de horas e mais horas por uma janelinha, separamos os percursos mais longos de trem do mundo - dessa vez abertos para passageiros.

De Moscou a Vladvostok, na Rússia 

Trem de Moscou a Vladvostok, na Rússia - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Pouco mais de uma semana: é o quanto leva para percorrer o roteiro de trem mais longo do mundo. O mais curioso é que os 9.259 km que atravessam dois continentes não chegam a sair de um mesmo país. É a famosa Transiberiana, que liga a capital russa, Moscou, a Vladivostok. São 178 horas de viagem, em uma interminável maratona que envolve longas 67 paradas. A sua construção durou desde 1891 até 1916 e apenas em 2002 a eletrificação foi finalizada. Cerca de 30% das exportações russas viajam por esta linha.

De Moscou, na Rússia, a Pequim, na China, passando pela Manchúria 

Transmanchuriana parte de Moscou e vai até a capital chinesa, Pequim - Creative Commons/Clay Gilliland - Creative Commons/Clay Gilliland
Imagem: Creative Commons/Clay Gilliland

Os russos são os reis das longas jornadas de trem. Mas dessa vez, pelo menos, a ferrovia deixa os limites do país para formar a segunda maior rota de trem do mundo. É a Transmanchuriana, que parte de Moscou e vai até a capital chinesa, Pequim. O nome é devido ao ponto de administração da linha, na cidade de Harbin (foto), na Manchúria. São 8.984 km de distância percorridos em 144 horas.

De Moscou, na Rússia, a Pequim, na China, passando por Ulan Bator, na Mongólia 

Ulan bator, capital e maior cidade da Mongólia - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

O terceiro percurso de trem mais longo do mundo envolve dois dos destinos já citados acima. O caminho, porém, é diferente. A transmongoliana também liga Moscou à Pequim, mas passa por Ulan bator (foto), capital e maior cidade da Mongólia. O caminho representa mais de mil quilômetros de economia, já que percorre "apenas" 7.826 km em 131 horas.

De Guangzhou, na China, a Lhasa, no Tibete 

Trem faz percurso de Guangzhou, na China, a Lhasa, no Tibete - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Da cidade de Guangzhou, perto de Hong Kong, na China, parte o trajeto de trem para passageiros mais longo do mundo fora da Rússia. Os trilhos seguem rumo ao norte do país, subindo as montanhas do Tibete, até chegar à sua capital administrativa, Lhasa, a 3.490 metros de altitude. A viagem é consideravelmente mais curta que os caminhos russos, levando pouco mais de 54 horas para percorrer os 4.980 km.

De Toronto a Vancouver, no Canadá 

Trem vai de Toronto a Vancouver, no Canadá - Divulgação/Viarail - Divulgação/Viarail
Imagem: Divulgação/Viarail

Do outro lado do mundo, a quinta rota de trem turístico mais longa do mundo cruza a América do Norte. No Canadá, os trilhos ligam as cidade de Toronto a Vancouver. A distância de 4.466 km é mais curta que o caminho entre Lhasa e Guangzhou, mas a duração é maior, levando três dias e meio. A demora, porém, não deve ser preocupação para quem percorre o caminho, conhecido por ser um dos mais bonitos do mundo, passando por belas paisagens do Canadá, como as Montanhas Rochosas. Isso sem falar no luxuoso trem e na comida de primeira qualidade servida à bordo.

De Xanghai, na China, a Lhasa, no Tibete 

Skyline de Xangai, na China - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A jornada para chegar por terra até Lhasa, na altitude do Tibete, tem outro roteiro. Cruzando a China, o percurso que parte de Xangai (foto) leva dois dias para atingir a região. São 49 horas de viagem, passando por 4.373 km.

De Sydney a Perth, na Austrália 

Trem viaja de Sydney a Perth, na Austrália  - Creative Commons/Simon Yeo - Creative Commons/Simon Yeo
Imagem: Creative Commons/Simon Yeo

A dimensão continental da Austrália também pode ser percorrida de trem, cruzando todo o sul do país, partindo de Perth, na Oeste, até Sydney, na costa leste. O trem não é dos mais rápidos, já que demora 65 horas para percorrer 4.352 km de distância, mas deve ser uma experiência inesquecível viajar do oceano Indico ao Pacífico pelos trilhos.

De Dibrugarh a Kanyakumari, na Índia 

Kanyakumari é um dos destinos que a maior rota de trem da Índia passa - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Inaugurada em 2011, a maior rota de trem da Índia vai do nordeste do país ao sul, em uma epopeia de 83 horas, ligando as cidade de Dibrugarh a Kanyakumari (foto). São 4.286 km percorridos, com 52 paradas entre eles.

De Xanghai a Urumqi, na China 

Urumqi é um dos destinos na rota do trem que sai de Xangai - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

De volta à China, o nono trem de passageiros mais longo do mundo leva passageiros de Xangai, no nordeste do país, até a cidade de Urumqi (foto), capital Xinjiang, região autônoma espremida entre Cazaquistão, Mongólia e Rússia. A viagem de 4.077 km parte diariamente, levando 45 horas e 15 minutos para atingir o destino final.

De Emeryville a Chicago, nos EUA 

Trem que vai de Emeryville a Chicago, nos EUA - Creative Commons/Loco Steve - Creative Commons/Loco Steve
Imagem: Creative Commons/Loco Steve

Listas superlativas dificilmente deixam os Estados Unidos de fora. No caso dos trens não é diferente. A jornada a bordo do California Zephyr parte da pequena cidade de Emeryville, em frente à baía de São Francisco, na Califórnia, cruzando as Montanhas Rochosas rumo ao leste do país, até chegar à cidade de Chicago, 52 horas depois, em um total de 3.924 km.