Topo

Pedras que "andam" intrigam turistas no Vale da Morte, nos Estados Unidos

Algumas rochas do Vale da Morte deixam rastros de 450 metros de comprimento - Getty Images
Algumas rochas do Vale da Morte deixam rastros de 450 metros de comprimento Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

04/03/2015 07h03

O cenário tem todos os ingredientes para ser assustador: o lugar se chama Vale da Morte e, dentro de sua paisagem de Velho Oeste, exibe dezenas de pedras que parecem ter o poder de deslizar sozinhas pelo solo. 

No local, as rochas surgem espalhadas por uma enorme planície desértica, com um longo rastro atrás de cada uma delas (há alguns com mais de 450 metros de comprimento, marcando perfeitamente o chão de terra). A impressão que se tem é que os objetos, que chegam a pesar 300 quilos, passam grande parte do tempo apostando corrida e, na primeira presença humana, resolvem parar. 

A atração Rackttrack Playa está localizada entre lindas montanhas da Califórnia - John Fowler/Creative Commons - John Fowler/Creative Commons
A atração Racetrack Playa está localizada entre lindas montanhas do oeste americano
Imagem: John Fowler/Creative Commons

Este canto do Vale da Morte, localizado no Estado da Califórnia, foi batizado de "Racetrack Playa" ("Praia da Pista de Corrida", misturando inglês com espanhol), e é uma das principais atrações turísticas da região. E não falta gente para afirmar que o fenômeno é obra de extreterrestres, campos magnéticos ou até fantasmas. 

O terreno onde estão as pedras é, na verdade, um leito de seco de um lago, situado entre as montanhas Cottonwood e Last Chance, e o mistério das pedras ambulantes, que intriga pesquisadores há décadas, já ganhou explicações plausíveis. 

De acordo com o National Park Service, órgão do governo dos Estados Unidos que administra o Parque Nacional do Vale da Morte, "a erosão costuma derrubar rochas das montanhas até a superfície da Racetrack. É uma rara combinação de ocorrências de chuva e vento que faz com que as pedras se movam. É necessário apenas um pouco de chuva para deixar o terreno escorregadio. Ventos a mais de 80 quilômetros por hora pode empurrar as enormes rochas atráves do solo". 

Turista finge apostar corrida com as pedras de Racetrack Playa - Getty Images - Getty Images
Turista finge apostar corrida com as pedras de Racetrack Playa, nos EUA
Imagem: Getty Images

Um recente estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia afirma que a água da chuva, ao se congelar durante a noite, pode formar, sob as pedras, uma capa de gelo de até seis milímetros de espessura, o que contribuiria para o deslocamento dos objetos.  

Os visitantes podem caminhar sobre o local e tirar fotos bem do lado das pedras. Alguns fingem que estão apostando corrida contra elas (mas é proibido tocar). 

Além disso, o Parque Nacional do Vale da Morte oferece diversos outros atrativos: com mais de 1 milhão de hectares, o lugar abriga ruínas de cidades-fantasmas da época da Corrida do Ouro (entre o final do século 19 e o começo do século 20), um castelo (o Castelo Scotty, erguido no século 20 pela família de um executivo de uma corretora de seguros), cânions e o salar Badwater, localizado 85 metros abaixo do nível do mar.  

O parque está a 460 km de Los Angeles e a 253 km de Las Vegas. 

Mais informações: www.nps.gov/deva/index.htm

Com até 300 kg, as pedras, deixam seu rastro em um leito seco do Vale da Morte - Getty Images - Getty Images
Algumas rochas do Vale da Morte deixam rastros de 350 metros de comprimento
Imagem: Getty Images