Topo

Com fim da alta temporada, viajar em março é sinônimo de economia

Felipe Floresti

Do UOL, em São Paulo

04/03/2015 15h24

Em março, com os últimos dias de verão do hemisfério sul batendo à porta, tem fim também a alta temporada do turismo. Isso significa praias menos lotadas e preços mais baixos para hospedagem e passagens aéreas por todo o Brasil e América do Sul.

Já no hemisfério Norte, a proximidade com a primavera timidamente começa a elevar as temperaturas, enchendo de cores as antes geladas atrações turísticas. Ainda tem festas tradicionais e festivais de música. O UOL Viagem separou o que tem de melhor para você neste mês.

Europa

Melhor do mês de março - 1 - Felipe Floresti/UOL - Felipe Floresti/UOL
Imagem: Felipe Floresti/UOL

Março marca o início da primavera no hemisfério Norte. A notícia é boa, mas não dá para se empolgar muito. O frio ainda não deixou completamente o continente e a melhor opção para  a maioria dos lugares é aproveitar ambientes fechados, protegido da chuva e frio ao lado de um aquecedor bem quentinho.

Mas nem tudo são más notícias. Os turistas que não conseguem ficar longe do sol vão encontrar um calorzinho no sul do continente, como na parte mais austral de Itália, França e nas ilhas do Mediterrâneo.

Melhor do mês de março - 2 - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

No dia 17 de março ainda tem a festa do Dia de São Patrício, o St. Patrick’s Day. A celebração, que já se espalhou por pubs de todo o mundo, tem origem na Irlanda. O santo padroeiro do país é homenageado com desfiles, música ao vivo, leprechaun (o famoso duende da sorte irlandês) e muita cerveja, é claro.

América do Norte

Melhor do mês de março - 3 - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

No Canadá, enquanto o sul vê o início do degelo após um gelado inverno, no norte as noites de 24 horas são a oportunidade perfeita para observar as luzes da aurora boreal. Enquanto isso, quem busca um pouco mais de aventura pode aproveitar a longa temporada de esqui das Montanhas Rochosas.

Melhor do mês de março - 4 - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Já nos EUA, enquanto a região norte - como Nova York e Chicago - ainda enfrenta o frio, é alta temporada na Flórida. Por lá o clima está quente e seco em março, ideal para curtir as belas praias da região.

É onde acontece também o “Calle Ocho Festival”, que fecha 24 quarteirões nos arredores da 8th Street, em Miami, para instalar 30 palcos para shows, além de muita dança, comidas e bebidas. O ápice da festa acontece no dia 15 de março.

Melhor do mês de março - 5 - Divulgaçao/ South by Southwest - Divulgaçao/ South by Southwest
Imagem: Divulgaçao/ South by Southwest

Outro local que une bom tempo com grandes atrações é Austin, no Texas. Lá acontecerá, do dia 13 a 22 de março, o festival South by Southwest, que junta música, cinema e tecnologia em conferências e muitas apresentações ao vivo.

Melhor do mês de março - 6 - Divulgação/Catamaco.info - Divulgação/Catamaco.info
Imagem: Divulgação/Catamaco.info

No México, a cidade de Catemaco guarda em suas tradições ancestrais o conhecimento indígena, que se misturou com a cultura espanhola e o vodu de raízes africanas. Na década de 70, um bruxo local teve a ideia de realizar uma convenção de bruxaria e nasceu assim a Noite das Bruxas.

Celebrada toda primeira sexta-feira de março, reúne xamãs, curandeiros, videntes e, claro, bruxas, em uma festa onde todos fazem uma limpeza geral para aliviar as energias negativas do ano que passou.

América Central

Melhor do mês de março - 7 - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A temporada seca está acabando. Quem quiser curtir as praias do Caribe com sol e céu azul tem que aproveitar o mês de março. Alguns lugares, como República Dominicana, Belize e Panamá, mantém tempo bom até abril, mas a maior parte da região começa a enfrentar chuvas após março.

América do Sul

Melhor do mês de março - 8 - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Viajar a América do Sul durante o mês de março é uma ótima pedida. Apesar do calor ainda predominar, a temporada alta praticamente acabou com o fim do Carnaval, tornando preços mais acessíveis e diminuindo as multidões em praias e atrações turísticas pelos países do continente, como na capital argentina, Buenos Aires.

Melhor do mês de março - 9 - Divulgação/Lollapalloza - Divulgação/Lollapalloza
Imagem: Divulgação/Lollapalloza

Quem estiver no Chile entre dos dias 14 e 15 de março pode aproveitar para conhecer a versão do país para o festival Lollapalooza. Realizado no Parque O'Higgins, na capital Santiago, receberá atrações como The Smashing Pumpkins, The Kings of Leon, Jack White, Molotov e Interpol.

África

Melhor do mês de março - 10 - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Quem vai à África para um safári deve rumar para o leste do continente no mês de março. Países como Quênia, Tanzânia e Uganda estão no final de sua temporada seca, com grande diversidade de animais concentrados perto de fontes de água.

Entretanto, quem está em Uganda para ver gorilas vai ter mais trabalho, já que eles vivem nas florestas tropicais do país e, nesta época, o aumento da umidade já deixa as trilhas consideravelmente mais complicadas.

Ásia

Melhor do mês de março - 11 - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

É praticamente impossível generalizar um continente da extensão do asiático, mas ao menos uma coisa é possível afirmar: as tão temidas monções não devem prejudicar ninguém durante o mês de março. É o fim da temporada seca em países como Tailândia, Vietnã e China, quando as temperaturas começam a subir.

Melhor do mês de março - 12 - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A chegada da primavera traz consigo um dos eventos mais esperados pelos japoneses: o florescimento das cerejeiras. Chamada de sakura, faz parte da cultura nipônica, como simbologia para a impermanência da vida.

O Monte Yoshino, na cidade de mesmo nome, é o lugar mais famoso para observar o fenômeno. Existem ali cerca de 30 mil cerejeiras plantadas há mais de 1.300 anos.

Melhor do mês de março - 13 - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Quem estiver na Índia no início do mês, prepare-se para dançar, comer e se sujar muito! É a celebração do Holi, também conhecido como Festival das Cores, que ficou famoso pela guerra de tinta em pó multicolorida.

É realizado na primeira lua cheia do mês de Phalguna do calendário hindú, que esse ano cai no dia 6 de março. É celebrado principalmente na Índia e Nepal, mas se espalhou por outros países hindus e também para outros não-hindus, que simplesmente acharam graça em jogar tinta um no outro.

Oceania

Melhor do mês de março - 14 - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Na transição entre verão e outono, a Oceania toda vai aos poucos esfriando, mas isso não quer dizer baixas temperaturas. Menos chuvas, calor moderado e menos turistas fazem de março um ótimo momento para explorar Austrália, Nova Zelândia e Polinésia.

Brasil

Melhor do mês de março - 15 - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Março é um dos melhores meses para viajar pelo Brasil. Com o fim do Carnaval, acaba também a temporada alta nos principais destinos turísticos. Com isso, preços de hospedagem e passagem de avião caem bastante. Apesar do fim do verão, o calor segue presente na maior parte do país. No Amazonas e Pantanal, porém, muita chuva e calor podem deixar o passeio desagradável.

Melhor do mês de março - 16 - Divulgação/ Paixão de Cristo de Nova Jerusalém - Divulgação/ Paixão de Cristo de Nova Jerusalém
Imagem: Divulgação/ Paixão de Cristo de Nova Jerusalém

Apesar da Páscoa ser somente no início de abril esse ano, no dia 28 de março já começam as apresentações da famosa encenação da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Organizada na cidade de Brejo da Madre de Deus (PE), a 200 km de Recife, conta esse ano com os atores Humberto Martins, Paloma Bernardi e Igor Rickli no elenco.