Topo

Tem medo de voar? Aplicativo calcula as chances de seu avião cair

A ferramenta foi batizada de "Am I Going Down?" (Eu Estou Caindo?) - Getty Images
A ferramenta foi batizada de "Am I Going Down?" (Eu Estou Caindo?) Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

09/02/2015 16h23

As recentes quedas de aviões na Ásia (entre elas a aeronave que, na última semana, foi filmada passando sobre um viaduto em Taiwan antes de cair em um rio) devem ter deixado muita gente com medo de voar. Mas uma solução interessante acaba de ser apresentada para este tipo de fobia: trata-se do aplicativo "Am I Going Down?" ("Eu Estou Caindo?"), que, antes de um determinado avião decolar, analisa as chances de ele vir a cair.

Para realizar essa análise, o aplicativo faz um cruzamento dos acidentes registrados com o modelo da aeronave que será utilizado no voo e o trajeto que o avião irá seguir. Tais dados são compilados a partir de relatórios de entidades internacionais de aviação como o United States National Transportation Safety Board e a International Civil Aviation Organization. 

O "Am I Going Down" cruza dados históricos de acidentes aéreos  - Divulgação - Divulgação
O "Am I Going Down" cruza dados históricos de acidentes aéreos
Imagem: Divulgação

Quase sempre, as chances de um acidente calculadas pelo "Am I Going Down" são remotíssimas, algo como uma em quatro milhões. Segundo afirmou o criador do aplicativo, Nic Johns, à CNN, a ferramenta tem como objetivo acalmar os passageiros que têm medo de voar. "Eu quis mostrar que a grande maioria dos voos apresenta baixíssimos riscos de acidente", conta ele.

O "Am I Going Down" custa US$ 0,99 e ainda só está disponível para produtos da Apple. 

Mais informações: https://itunes.apple.com/us/app/am-i-going-down/id950258805?mt=8