Topo

Fevereiro é mês de festa por todo mundo; saiba onde aproveitar

Felipe Floresti

Do UOL, em São Paulo

02/02/2015 18h17

Quanto riso, ó quanta alegria... o Carnaval anima cidades por todo o mundo em fevereiro. Se no Brasil o país todo para por (pelo menos) quatro dias para festejar, Canadá, Colômbia, Itália e Estados Unidos também têm suas versões para a festa, sempre com fantasias e muita música.

E as celebrações do mês não param por aí. Ainda tem o romântico dia de São Valentim e o Ano-Novo Chinês. Não faltam motivos para comemorar em fevereiro e o UOL Viagem separou os melhores destinos para você. 

Europa 

Melhor do mês - fevereiro - Cortina d'Ampezzo - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

O inverno só deixa o hemisfério norte em março e o frio ainda predomina na maior parte da Europa. Mas isso não é necessariamente uma má notícia. A temporada de esportes de inverno chega ao seu ápice em fevereiro, com diversão nas pistas durante o dia e no après-ski, como é chamado o entretenimento noturno. Alguns dos maiores resorts de esqui do mundo estão bombando, como os franceses Portes du Soleil e Les 3 Vallees, ou o italiano Cortina d'Ampezzo (foto).

Melhor do mês - fevereiro - Paris - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Para conseguir um pouquinho de sol no inverno é preciso ir para o máximo de sul possível, onde a primavera começa a dar seus primeiros sinais. É possível encontrar dias quentes nas ilhas Açores, em Portugal, Canárias, na Espanha, ou Sicília, na Itália. De resto, a dica é se armar com agasalho e capa de chuva e sair para explorar as maiores cidades europeias. Atrações turísticas de países como Londres e Paris (foto) estão menos lotadas do que o normal e é possível economizar um dinheirinho. E sempre tem um café ou bar para quando o frio apertar.

Melhor do mês - fevereiro - Carnaval de Veneza  - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

E ainda tem o Carnaval. Bem diferente da festa brasileira, é uma ótima oportunidade para imergir na cultura e costumes dos países europeus. Tradição desde a Idade Média, o Carnaval de Veneza (foto), na Itália, com suas mascaras, é o mais famoso. O de Lucerna, na Suíça, o na comuna de Viareggio, na Itália, e o de Colônia, na Alemanha, também merecem destaque por seus desfiles e fantasias.

América do Norte 

Melhor do mês - fevereiro - Mardi Gras - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A partir de 6 de fevereiro começam os desfiles do Carnaval da Louisiana, o mundialmente famoso Mardi Gras (foto). Celebrado desde 1699 por influência dos conquistadores franceses, é conhecido pelas máscaras, colares de contas e mulheres seminuas. Outra celebração famosa na América do Norte está no Canadá. Quem pensa na data como uma festa com calor e pouca roupa pode se surpreender no Carnaval de Quebec, um dos maiores festivais de inverno do mundo. Entre as atrações estão desfiles, um palácio de gelo, competições de esportes de inverno e o Bonhomme, o boneco embaixador da festa local.

Melhor do mês - fevereiro - carruagem Central Park NY - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

No dia 14 é comemorado o dia de São Valentim, o Dia dos Namorados americano. Entre os destinos mais procurados está Nova York. Nada é tão romântico quanto um passeio de carruagem pelas ruas do Central Park (foto). Outra opção é embarcar em um tour gourmet pela cidade de São Francisco, Califórnia, passando por degustações de chocolate e champanhe. Aliás, a Califórnia é um destino completo em fevereiro, já que também é um ótimo momento para conhecer os desertos da região, com suas temperaturas mais amenas, e a temporada de esportes de inverno continua a todo vapor nos resorts de esqui da região.

América Central 

Melhor do mês - fevereiro - caribe - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Por todo o canto, clima seco, calor e belas praias tornam quase impossível indicar somente um destino na América Central durante o mês de fevereiro. A boa notícia é que a massa de turistas que dominou a região durante os meses de dezembro e janeiro aos poucos vai voltando pra casa.

América do Sul 

Melhor do mês - fevereiro - Carnival De Barranquilla - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Fantasias, desfiles, batucada, dança, rei Momo e muita salsa no pé. É o Carnaval de Barranquilla (foto), na Colômbia, um dos mais tradicionais da América do Sul. Destaque para a terça-feira carnavalesca, quando é celebrado o enterro do Joselito, a figura mais representativa da festa local e uma espécie de despedida dos dias de festa e alegria. Já no Peru o tempo não é de tanta alegria, pelo menos para quem pretendia acessar Machu Picchu pelo caminho criado pelos Incas centenas de anos atrás. A rota encontra-se fechada para manutenção durante todo o mês de fevereiro.

Antártica 

Melhor do mês - fevereiro - Antártica - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Quem sonha em conhecer o continente gelado pode aproveitar o mês de fevereiro. É o melhor para observar a vida selvagem por lá, já que é temporada de baleias e os pinguins recém-nascidos estão dando seus primeiros passos. Os dias contam com quase 24 horas de sol.

África 

Melhor do mês - fevereiro - Marrocos - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

O clima em fevereiro é o ideal para visitar a região conhecida como Magrebe, no noroeste da África. Países como Marrocos (foto), Argélia e Tunísia têm temperaturas agradáveis. O mesmo serve para Senegal e Egito, onde o clima tende a esquentar muito nos próximos meses.

Melhor do mês - fevereiro - gnus - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Para quem quer fazer um safári na África, fevereiro é o melhor mês para visitar um dos parques no norte da Tanzânia, já que milhares de gnus estão nascendo. Os vizinhos Quênia e Uganda também vivem uma explosão de nascimentos nessa época do ano. Somente é bom pensar duas vezes antes de se dirigir ao sul da Tanzânia, já que o período conta com muito calor e umidade, o que pode ser bem desagradável.

Ásia 

Melhor do mês - fevereiro - dança do leão - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Enquanto o mundo se recupera dos festejos de Carnaval, no dia 19 de fevereiro começa a celebração do Ano-Novo Chinês. A festa marca o início do ano da cabra. As comemorações invadem o mês de março, terminando no 15° dia, com o Festival da Lanternas. Cada região do país - e demais locais com influência chinesa - celebra de forma diferente o período, mas a tradição geralmente inclui desfiles, fogos de artifício, decoração com desejos para o ano que se inicia e a dança do leão (foto).

Melhor do mês - fevereiro - montanhas do Nepal - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Fevereiro também é um ótimo momento para viajar por países como Myanmar, Filipinas, Sri Lanka, Laos e ao norte da Índia, onde o clima é predominantemente seco e quente. Outra dica é aproveitar a época para fazer caminhadas pelas montanhas do Nepal, onde a constante incidência de sol torna os dias mais agradáveis, embora as noites ainda sejam bem frias na altitude.

Oceania 

Melhor do mês - fevereiro - Nova Zelândia  - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A época é de calor intenso na região central da Austrália e de muita umidade no norte. Prefira o sul do país, com garantia de sol e praia. A Nova Zelândia apresenta boas condições em toda parte, com a vantagem de que as férias de verão já acabaram por lá, diminuindo as multidões no litoral. Por outro lado, a Polinésia está em sua época chuvosa, então é bom evitar.

Brasil 

Melhor do mês - fevereiro - Carnaval Rio de Janeiro - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

É Carnaval! Por todo lado, fevereiro gira em torno dos festejos mais animados do ano. O mundialmente famoso Carnaval do Rio de Janeiro, com os desfiles na Sapucaí e os diversos blocos de rua pela cidade, é o mais procurado, mas não faltam atrações no restante do país. Enquanto em Salvador milhares seguem os trios elétricos, em Pernambuco a graça é ver os famosos bonecos de Olinda. Em Manaus a festa se une com a tradição do boi-bumbá de Parintins, criando o Carnaboi. Sem contar os diversos blocos de rua que animam as cidades de todo o Brasil, com destaque para Outro Preto e Diamantina, em Minas Gerais, e São Luís do Paraitinga, em São Paulo.

Melhor do mês - fevereiro - pós Carnaval - Felipe Floresti/UOL - Felipe Floresti/UOL
Imagem: Felipe Floresti/UOL

Mas para quem não está nem aí para tudo isso, o ideal é esperar a folia acabar para tirar suas férias. A temporada alta na maior parte do Brasil vai até o Carnaval. Após a data, todos os preços caem vertiginosamente. É hora de aproveitar o fim do verão gastando menos.