Topo

De bota a barril de vinho, conheça casas estranhas para alugar pelo mundo

Felipe Floresti

Do UOL, em São Paulo

04/01/2015 08h00

Quer viver como um hobbit? Dá para ter a experiência de morar em suas casinhas com porta redonda e telhado de grama. Ou que tal experimentar dormir no alto de uma torre? E dentro de uma bota? Prefere um barril de vinho ou uma caverna? Quem busca alugar uma casa para passar as férias quase sempre busca o aconchego de um lar, mas há quem queira adentrar outro mundo e viver experiências que saiam da zona de conforto.

Há opções mais que suficientes para isso. A variedade e bizarrice vão até onde a imaginação pode ir. O UOL Viagem separou algumas delas, confira abaixo.

Casa dos doces - EUA 

Casa dos doces - EUA - top 10 casas estranhas para alugar - Reprodução/sweetescapehouse.com - Reprodução/sweetescapehouse.com
Imagem: Reprodução/sweetescapehouse.com

Você gosta de açúcar? Mas muito açúcar mesmo? Então seu paraíso fica em Orlando, na Flórida, em uma mansão com capacidade para até 52 pessoas, totalmente decorada com tudo que um dia sua mãe ficou regulando o consumo - com a certeza de que te faria mal.

Tem quarto dedicado à Coca-Cola, à Pepsi, aos chocolates M&M's e uma piscina com formato de casquinha de sorvete. Além de uma infinidade de divertidas atrações, campo de mini-golfe, pista de dança, games, karaokê, quadra de vôlei... é certeza de diversão para crianças de todas as idades (e de uns bons quilos a mais). Saiba mais: http://www.sweetescapehouse.com

Casa dos Hobbits - EUA 

Casa dos Hobbits - EUA - top 10 casas estranhas para alugar - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Para conhecer o Condado onde viviam os hobbits na saga da Senhor dos Anéis, é preciso primeiro descobrir onde é a Terra Média. Quem não estiver disposto a tanto empenho, pode se contentar com o estado americano de Montana. No sopé das montanhas Cabinet foi construída uma réplica do lugar criado pelo escritor J.R.R. Tolkien.

Lá é possível passar as férias dormindo em casinhas que mais parecem um buraco na terra, com pequenas portas redondas que dão acesso à habitação. Na parte de dentro tudo se adapta ao tamanho normal dos hóspedes, contra o cerca de um metro dos hobbits. Segundo os criadores, o lugar foi criado para estimular a imaginação dos visitantes e liberar a criança interior. Até porque, para garantir a paz do local, crianças são proibidas. Saiba mais: http://hobbithouseofmontana.com

A bota – Nova Zelândia 

A bota – Nova Zelândia- top 10 casas estranhas para alugar - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Dá para entender quem escolhe a ilha da Tasmânia, com suas belas praias, vinhedos e parques nacionais, para passar as férias. A razão começa a ser deixada de lado quando no lugar de ficar em um dos hotéis da região, o lugar escolhido para dormir é uma bota gigante.

Inspirado na obra de Dr. Seuss, a hospedagem visa oferecer um cenário de conto de fadas para quem fica por lá. E, sem dúvida, poucos dos seus amigos terão fotos de viagem tão curiosas quanto as suas. Saiba mais: http://www.theboot.co.nz/

Casa da Coleção – EUA 

Casa da Coleção – EUA - top 10 casas estranhas para alugar - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Se você á daqueles que adora acumular tranqueiras vai se sentir em casa no bairro de Williamsburg, em Nova York. A Casa das Coleções tem 140 m² de curiosidades e quinquilharias de antigas fazendas, jardins e fábricas da região, pendurados em suas paredes e armários.

São ferramentas, artesanato, móveis antigos, objetos de arte, coleções das mais diversas, e até animais empalhados. É sem dúvida um jeito bem inusitado de se hospedar em Nova York. Saiba mais: https://houseofcollection.wordpress.com

O barril de vinho - EUA 

O barril de vinho - EUA - top 10 casas estranhas para alugar - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A cidade de Walla Wall, em Washington, a tem se destacado nos últimos dez anos pela produção de vinhos. São cerca de cem vinícolas. É um deleite para os admiradores e enófilos viajar por entre videiras e degustar a produção local. Mas quem ainda não estiver contente pode dormir dentro de um barril utilizado para o envelhecimento das bebidas.

O Celeiro Bryant é uma antiga fazenda reformada para receber hóspedes, sendo que um dos quartos é um antigo tonel de vinho modificado. Não sobra espaço para mais que uma cama dentro do barril, mas dá a chance para quem quer de fato mergulhar no universo de Baco. Saiba mais: https://www.facebook.com/BryantBarn

Disco-voador retrô - EUA 

Disco-voador retrô - EUA - top 10 casas estranhas para alugar - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O arquiteto finlandês Matti Suuronen estava animado com a conquista do espaço e o avanço da tecnologia nos anos 60 e quis fazer sua parte. Desenhou casas pré-fabricadas em formato de disco-voador que poderiam ser instaladas em qualquer lugar. Era o "Futuro" (como batizou o projeto). Não é preciso contar que a ideia não foi muito para frente. Com o tempo foram abandonadas e restaram pouco mais de 100 espalhadas pelo mundo, a maioria delas adquiridas por colecionadores.

Quem quiser viver a experiência única de dormir em um disco voador que não voa pode ir para a cidade de Arbor Vitae, em Wisconsin. É o único disponível para ser alugado e conta em seu interior com equipamentos de "última geração", como vídeo cassete e uma torradeira. A parte boa é que está situada em uma floresta, perto de lagos e muita natureza. Saiba mais: http://www.podupnorth.com

Estacionamento de trailers vintage – França 

Estacionamento de trailers vintage – França - top 10 casas estranhas para alugar - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Uma viagem à França, no sopé dos Pirineus, cercado de cidades medievais, é uma excelente oportunidade para uma imersão na cultura americana. Não, não há nenhum erro na frase acima. Um acampamento de trailers antigos, tradicionalmente americanos, foi criado na região.

Datando das décadas de 40 a 70 (o mais antigo é de 1947), os trailers criam uma atmosfera retrô, com direito a carros antigos e mobiliário que remetem à época a que pertenceu.  Só cuidado para não se perder no tempo ao chegar à cidade mais próxima, Mirepoix, uma das mais antigas da França, que conserva seu estilo medieval. Saiba mais: http://www.airstreameurope.com

O avião – Holanda 

O avião – Holanda - top 10 casas estranhas para alugar - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Conseguir dormir no avião é um tormento? Sofre para achar uma posição minimamente confortável nas apertadas poltronas? Seus problemas acabaram! Isso se você estiver em Teuge, na Holanda. Um avião inteiro, construído em 1960, e que pertenceu à Alemanha Oriental, foi transformado em casa.

Além de uma superequipada suíte, conta com sauna e jacuzzi. A cabine do piloto foi conservada para permitir que os hóspedes brinquem à vontade. Só tem um inconveniente: o avião não sai do lugar.

Saiba mais: http://www.hotelsuites.nl/suites.php?view=detail&hotel=1894

Torre na floresta – EUA 

Torre na floresta – EUA  - top 10 casas estranhas para alugar - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Situada em local privilegiado na Floresta Nacional Medicine Bow, uma torre com 17 metros de altura para a observação de focos de incêndio foi desativada em 1977 e transformada em habitação. Disponível para aluguel, é possível observar da torre toda a floresta e alguns picos nevados da região.

Tudo parece lindo, até que te dá vontade de ir ao banheiro no meio da noite e percebe que o mais próximo fica lá embaixo.

A torre não tem eletricidade nem água corrente. Então, se quer entrar na aventura, é bom estar preparado.

Saiba mais: http://www.recreation.gov/camping/spruce-mtn-fire-lookout-tower/r/campgroundDetails.do?contractCode=NRSO&parkId=73946

Caverna da sobrevivência – Espanha 

Caverna da sobrevivência – Espanha- top 10 casas estranhas para alugar - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Tem gente que, nas férias, só quer um espaço de tranquilidade para passar seus dias junto à natureza. Até aí, tudo bem. Mas na Espanha levaram este conceito ao extremo, a começar pela localização. Fica a 7 km de uma cidadezinha chamada Belinchón, com 376 habitantes. Então, não espere por vizinhos!

Antigamente a caverna era utilizada por agricultores que queriam dormir perto do trabalho durante os períodos de plantio ou colheita. Remodelado por jovens arquitetos, ganhou em estilo - o que, nem de longe, quer dizer conforto. São dois quartos com duas camas, cozinha e... só. Não tem energia elétrica ou água corrente. Nem banheiro tem.

A vantagem é o entorno com um belo jardim, muitas árvores e um pequeno riacho. Aqui reina a simplicidade, mas, como os proprietários afirmam, para conseguir se hospedar por lá você tem que ser um verdadeiro sobrevivente. Saiba mais: https://www.airbnb.com.br/rooms/1102005