Topo

Fim de ano em aeroportos pode ser caótico; veja dicas de sobrevivência

Algumas medidas diminuem o sofrimento de quem embarca em aeroportos lotados - Getty images
Algumas medidas diminuem o sofrimento de quem embarca em aeroportos lotados Imagem: Getty images

Marina Oliveira e Suzel Tunes

Do UOL, em São Paulo

13/12/2014 08h30

Uma das poucas certezas que o turista tem ao viajar no final do ano é a de que ele vai encontrar os aeroportos bastante movimentados. Sabendo disso de antemão, é possível se prevenir para minimizar o estresse do momento e impedir que as férias iniciem da pior maneira. A seguir, você confere algumas dicas.

Mantenha todos os documentos juntos e em lugar de fácil acesso 
Separe uma pasta ou porta-documentos para guardar todos os papeis necessários ao embarque. Além de passaporte e passagens aéreas, inclua, também, certificado de vacinação, número do clube de fidelidade da companhia aérea, certidão de nascimento e apólice de seguro-viagem. Reunir tudo em um lugar só evita que você esqueça onde colocou cada coisa, o que pode causar um estresse significativo, além de atrasar o seu atendimento. Endereço completo de hospedagem, telefones de contatos de emergência, além de contato da agência de viagens também podem ser úteis. 
passaporte, viagem, aeroporto, documentos - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
 
Chegue mais cedo ao aeroporto
Geralmente os voos domésticos pedem que os passageiros cheguem, no mínimo, uma hora antes da saída do voo. Já os internacionais exigem antecedência mínima de duas horas. Mas na alta temporada a recomendação é estar no aeroporto ainda mais cedo, para fugir das longas filas.  “E, sempre que for possível, faça o check-in online, pelo site da companhia aérea ou aplicativos, ou nos totens de autoatendimento do aeroporto. Algumas empresas disponibilizam balcões exclusivos para o despacho da bagagem dos passageiros que recorrem a esses recursos”, diz a professora Nathália Körössy, do Departamento de Hotelaria e Turismo da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).
 
Leve um kit de emergência na mala de mão
Ainda que muitos não queiram pensar nessa possibilidade, a verdade é que, com maior fluxo de passageiros a probabilidade de extravio de bagagem aumenta. Por isso, nessa época - ainda mais do que nas outras - vale equipar a bagagem de mão com uma troca de roupas, produtos de higiene pessoal e medicamentos de uso frequente. Assim, se a mala não aparecer na esteira de bagagem, você terá as primeiras necessidades supridas ao chegar ao destino. 
Problemas de saúde podem estragar sua viagem; saiba como prevenir os mais comuns - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
 
Seja cauteloso com a sua segurança
Em qualquer lugar, grandes aglomerações de pessoas são oportunidades de ação para criminosos; por isso, todo cuidado com malas e outros objetos pessoais é pouco. Não largar malas fora do campo de visão, evitar sacar dinheiro nos caixas do aeroporto ou manusear grandes quantias à vista de desconhecidos são cuidados importantes. O uso de doleiras (pochetes usadas para guardar dinheiro sob a roupa) pode ser uma boa estratégia de segurança. Vale ficar atento, também, a objetos de valor como máquinas fotográficas, notebooks, tablets e smartphones.
 
Não carregue mais do que um volume de mão
Após despachar as malas no guichê da companhia aérea, concentre todos os seus pertences na bagagem de mão. Resista à tentação de segurar diversos volumes, porque isso pode levar a esquecê-los em diferentes locais por onde passar durante a permanência no aeroporto, como o carrinho de bagagem, a pia do banheiro ou balcão de uma loja de alimentação.  
bagagem, aeroporto, malas - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
 
Tenha lanches e comidinhas consigo
As praças de alimentação do aeroporto nessa época do ano ficam lotadas. Assim, muito estresse pode ser poupado se você estiver abastecido com alimentos práticos, como frutas, sanduíches, biscoitos e barras de cereal. “Em muitos países, a água da torneira é própria para o consumo. Uma estratégia nesse caso é carregar uma pequena garrafa plástica vazia, que você possa encher de água após entrar na sala de embarque”, diz a professora Nathália. 
 
Informe-se sobre os seus direitos
Voos podem ser atrasados e cancelados nessa época e, para lidar com esses imprevistos, é fundamental que o turista esteja informado sobre os seus direitos. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) determina que se o tempo de atraso do voo for superior a uma hora, a companhia aérea tem que garantir ao passageiro acesso à internet e à telefonemas. A partir de duas horas, é acrescido também o direito à alimentação.
 
Se o atraso superar quatro horas, a empresa também deve providenciar hospedagem e transporte até o local. “Nesse caso, o passageiro também tem o direito de remarcar o voo ou desistir e pedir o reembolso integral da passagem área”, explica Andyara Viana Barbosa, coordenadora do curso de bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Pelotas. 
Turista tem problemas no aeroporto; viagem; passaporte; bagagem; dicas de viagem - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto
 
Garanta a sua distração...
Tenha com você itens que possam entretê-lo durante a espera no aeroporto, como livros, revistas, aparelho eletrônico para ouvir música, e até mesmo, para assistir a séries de TV e filmes. Nesse último caso, será preciso sentar-se próximo a tomadas, para evitar que o aparelho descarregue. E não se esqueça de levar, também, um multiplicador de tomadas (também conhecidos como “T” ou benjamim), se precisar dividir o ponto. Roupas confortáveis também ajudam a tornar o momento mais agradável.
 
...E também a das crianças
Se estiver viajando com os pequenos, aproveite as horas que antecedem o voo para passear e gastar um pouco a energia deles, já que serão obrigados a ficar um longo período sentados na poltrona do avião e com os cintos afivelados. Mas, se a espera for de muitas horas, você vai querer ter consigo itens que possam distrair as crianças. “Canetinhas, massinha, papel e brinquedos são ótimas opções, assim como um DVD portátil com um filminho de que eles gostem”, diz Patrícia Papp, autora do livro “Como viajar com seus filhos sem enlouquecer” (Pulp Edições).