Topo

Férias no fim de ano? Saiba escolher o destino ideal para dezembro

Felipe Floresti

Do UOL, em São Paulo

01/12/2014 07h00

Fim de ano para muitos é sinônimo de férias. E nada melhor que viajar para aproveitar os tão sonhados dias de folga, nem que seja na semana entre Natal e Ano-Novo.

Enquanto no Brasil é tempo de sol e praia, no hemisfério norte o inverno chega com força, lotando estações de esqui e agradando quem sempre quis passar o Natal como se vê nos filmes americanos. Mas é bom preparar o bolso, pois o grande número de turistas é acompanhado pelos preços altos.

O UOL Viagem listou o que vale a pena curtir em dezembro pelos quatro cantos do mundo - e os perrengues que esses destinos guardam nesta época. Veja abaixo  os destaques e faça a escolha do que mais combina com você.

Europa

O frio já dominou a Europa. O inverno só começa no dia 21, mas a temperatura já impossibilita a maioria das atividades ao ar livre. É hora de aproveitar a neve e esquiar. Os Pirineus, entre Espanha, Andorra e França, e os Alpes suíços, italianos ou austríacos são os destinos mais comuns.

Com a proximidade das festas de fim de ano, também é época dos mercados natalinos. A tradição nascida na Alemanha durante a Idade Media segue forte no país, sendo comemorada em quase todas as cidades, assim como na Áustria, partes da França, Suíça e outras cidades que resolveram adotar o costume. Em Munique, capital da Baviera, foi onde tudo começou e mantém o costume, com muita decoração natalina e tudo que envolve a data.

América do Norte e Central 

A temporada de esqui já começou nos EUA. A estação de Killington (foto), no estado de Vermont, é considerada a melhor do leste do país e uma das maiores dos EUA - Getty Images - Getty Images
A estação de Killington é considerada a melhor do leste dos EUA
Imagem: Getty Images

Para quem curte as baixas temperaturas, nos EUA é hora de correr para um dos diversos resorts de esqui espalhados por todas as partes frias do país. Colorado, com a tradicional Aspen, é o mais visado, mas é bom dar uma olhada nas opções do norte da California, e nos estados de Idaho e Vermont. Assim é possível achar melhores preços e pistas menos lotadas.

Se o seu negócio não for descer montanhas geladas a toda velocidade, não faltam atrações de fim de ano pelas principais cidades do país. Destaque para a famosa árvore de Natal do Rockefeller Center, em Nova York, com direito a pista de patinação no gelo do lado. Outra famosa árvore de natal está na capital americana, Washington, D.C.

Para crianças de todas as idades, a chegada do Natal também enfeita os parques da Disney, na Flórida. Por lá a temperatura segue agradável e o castelo da Cinderela está mais lindo do que nunca, repleto de luzes de Natal.

Quem busca calor de verdade, porém, opta por México e Caribe. O clima é estável e muito agradável para curtir as praias paradisíacas da região. Só não se assuste, pois, assim como você, muitos outros decidem aproveitar a região na época. Não é tempo para quem busca praias vazias e preços baixos.

América do Sul

É verão na América do Sul. Os países mais ao norte do continente, como Colômbia e Venezuela, estão em sua temporada seca. Pouca chuva e muitos dias de sol o esperam, principalmente nas belas praias da região. No Chile a situação não é muito diferente. O clima é ideal para visitar desde os Andes até a Patagônia. O mesmo vale para a Argentina, quando os dias são quentes e ensolarados. 

Dezembro é temporada seca no norte da América do Sul. Uma boa opção é aproveitar as belas praias do Caribe venezuelano e colombiano. Apesar da lotação típica da alta temporada e preços mais elevados que em outras épocas do ano, ainda é mais barato que em algum resort da América Central. Na foto a praia Cabo de San Juan, no Parque Tayrona, Colômbia  - Getty Images - Getty Images
Uma boa opção em dezembro é aproveitar as belas praias do Caribe
Imagem: Getty Images

Já no Peru é temporada de chuva na região de Cusco. Não esqueça a capa de chuva se pretende visitar Machu Picchu. Mas, independentemente da sua escolha, uma coisa é certeza: estará tudo lotado. Europeus e americanos chegam fugindo do frio, enquanto por aqui é hora de aproveitar as férias. Se aglomerações não são problema para você, aproveite para conhecer a festeira Montañita, no litoral equatoriano.

África

Se o seu plano é passar as festas de fim de ano espreitando animais em algum parque nacional da África, é melhor rumar para a parte oriental do continente. Em países como Quênia, Tanzânia e Uganda o clima está seco, proporcionando boas oportunidades de observação de animais selvagens.

Já nos países mais ao sul do continente a temporada úmida de verão proporciona paisagens verdes. É ideal para observação de aves. Alguns animais também aproveitam a época para dar a luz, sendo uma boa experiência observá-los, assim como aos predadores que aparecem para uma refeição fácil. 

Ásia

Dezembro é uma ótima época para conhecer a Ásia. Os principais destinos turísticos estão em períodos de seca, com certeza de muitos dias de sol. É o melhor período para conhecer Laos, Hong Kong, Cambodja e Vietnã.

Em dezembro o clima está quente e ensolarado nas Maldivas, até por isso a procura pelos incríveis resorts da região é alta, com os preços acompanhando a subida  - Getty Images - Getty Images
Em dezembro o clima está quente e ensolarado nas Maldivas
Imagem: Getty Images

Nas Maldivas, apesar do clima favorável, os preços elevados podem assustar alguns turistas. Outra boa opção é a Tailândia, onde as chuvas estão cada vez mais raras, as temperaturas estão subindo, e os principais pontos turísticos estão relativamente calmos, principalmente longe dos grandes resorts.

Oceania                                  

O sul da Austrália é a região mais recomendada do país no mês de dezembro. Apesar da chegada do verão deixar o clima quente por todo o canto, no norte o calor traz chuva, muita chuva. Nos últimos anos cidades como Queensland ficaram sob a água no período.

Já no sul, o clima está ideal para fazer tudo que se espera na Austrália: nadar, surfar e conhecer a excêntrica fauna local. Dezembro também é quente na Nova Zelândia. Juntando as altas temperaturas com férias escolares e fim de ano, é também o período mais concorrido do ano.

Brasil

Dezembro marca o início da temporada alta em boa parte do país. O calor em todo o canto e as férias tornam convidativo passar alguns dias na praia. Tudo fica ainda mais concorrido depois do Natal, quando todos estão viajando para curtir a festa de Ano-Novo.

Destaque para o Réveillon de Copacabana, no Rio de Janeiro, que é o maior e mais famoso do mundo. Seguindo a regra do resto do mundo, temporada alta é sinônimo de preços altos, portanto esteja preparado. No Pantanal e na Amazônia o calor traz com ele a umidade, com um dos meses mais chuvosos nesses dois destinos.